06/09/2024
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO CURRICULAR DO 4º PERÍODO
LEVANTAMENTO E MODELAGEM DE DADOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS PROBLEMAS DE PESQUISA CIENTÍFICA
10/09/2024
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO CURRICULAR DO 6º PERÍODO
PROPOSTA DE UM MODELO CONTÁBIL APLICÁVEL À GESTÃO INDIVIDUAL DE NEGÓCIOS
Partindo do pressuposto de que a contabilidade não é obrigatória para uma MEI, mas o conhecimento contábil
é primordial para a gestão de qualquer tipo de empresa.
18/09/2024
No terceiro dia da Semana Acadêmica de Contabilidade, foi feita uma oficina com os alunos do 6º período, buscando o entendendimento do formulário de coleta de dados para diagnose do perfil empreendedor dos MEI participantes do projeto de extensão curricular MEI AVANTE!
A partir desta oficina, os alunos iniciaram o trabalho de identificação das características empreendedoras menos desenvolvidas nos microempreendedores individuais participantes.
Na sequência do projeto, o trabalho será o de identificar como a Ciência Contábil Aplicada pode contibruir para a melhoria das características menos desenvolvidas, com base no pressuposto de que quanto maior for o perfil empreendedor, mais participativo o microempreendimento será no contexto econômico locorregional.
O objetivo maior deste projeto é promover um estudo científico que resulte em um modelo contábil básico que possa ser adotado nas MEI, compensando a falta da Ciência Contábil Aplicada à Gestão dos Negócios Individuais, haja vista que este porte de empresa não é obrigado a ter contabilidade.
Contudo, qualquer empreendimento, seja de qual porte for, necessita do conhecimento contábil para ser um agente socioeconômico sustentável e que contribui efetivamente para o desenvolvimento e crescimento da economia.
28/10/2024
4º período de Ciências Contábeis 2024-2
Com o professor Luan Sodré, orientador do projeto de extensão, e a professora Letícia Bechara, preparando os alunos para o resumo expandido, que será o documento de entrega dos trabalhos.
O projeto de extensão propõe um estudo para definição de dados que precisam ser coletados durante os atendimentos do NAF, de modo que sirvam de base para pesquisas de mapeamento do comportamento econômico dos MEI que procuram o núcleo de apoio.
Espera-se fornecer para o GIT - Gestão Integrada do Território, Escola de Pós-Graduação - dados importantes para estudos de tendências e perspectivas de conformação mercadológica, visando o processo de desenvolvimento e crescimento socioeconômico a ser realizado locorregionalmente por meio de investimentos proporcionados pela SUDENE, via Banco do Nordeste.
A UNIVALE, enquanto uma entidade superior de organização econômica, com a função de produzir capital humano para este processo, trabalha nas pesquisas com o objetivo de identificar as vocações territoriais e, por isso, preparar indivíduos capacitados profissionalmente para contribuir com um sistema econômico de produção em ascensão.