Projeto Integrador "Diagnóstico de Propriedade e o Tripé do Desenvolvimento Social, Ambiental e Econômico.
Professora responsável: Luana Batista de Barros
Data de apresentação: 01/12/2022
Local: Universidade Vale do Rio Doce - campus 2
Descrição da atividade: Estudantes do sétimo período do curso de Agronomia da UNIVALE prestaram assistência técnica, supervisionados por profissionais graduados da Univale, à propriedades rurais da região de Governador Valadares.
Objetivos da ação ou atividade:
Promover aos estudantes a oportunidade de atuar prestando assistência técnica supervisionada à agricultores da região de Governador Valadares.
Oportunizar a aproximação entre os acadêmicos e produtores rurais.
Alcance quantitativo: Os trabalhos de diagnóstico foram apresentados para uma banca composta por quatro professores do curso de Agronomia e estudantes do 2°, 4°, 6° e 7°períodos do curso de Agronomia (35 estudantes).
Alcance qualitativo: A atividade foi desenvolvida durante o semestre 2022.2 e os estudantes do 7° período, separados em equipes, realizaram duas visitas documentadas a propriedades rurais da região previamente selecionadas. Foi feito um diagnóstico das atividades desenvolvidas na propriedade e a indicação de diferentes formas de otimizar ou diversificar o que já era realizado. Ao final, os estudantes elaboraram um trabalho escrito e realizaram uma apresentação dos resultados obtidos em um seminário para a comunidade acadêmica e produtores rurais convidados. As apresentações demonstraram uma maturidade acadêmica dos estudantes que se mostraram cautelosos em trocar experiência com produtores rurais e não comente levar conhecimento e identificar possíveis erros. Os grupos utilizaram diferentes metodologias com objetivo de caracterizar as propriedades rurais com objetivo de no futuro propor soluções que irão garantir sustentabilidade econômica, ambiental e social. A apresentação deste trabalho desenvolvido por estudantes do 7° período para estudantes dos período inicias promoveu um rico momento de integração e troca de saberes.
06 dezembro, 2022
A 2ª edição do “Dia de Campo” aconteceu na fazenda experimental da Univale com temas da caprinocultura leiteira, e contou com a presença de agricultores e produtores das regiões do Vale do Aço e do Rio Doce.
Organizada pelos alunos do curso de Agronomia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, o Conselho Regional de Engenharias e Agronomia de Minas Gerais, além de empresas como Nutrival e Terra Viva. O evento reuniu produtores rurais do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, que aprenderam sobre caprinocultura leiteira. O treinamento foi dividido em três etapas, nas quais os participantes puderam aprender sobre manejo sanitário, manejo de ordenha higiênica, entre outros temas relacionados.
Na pratica, a capacitação possibilitou melhores condições de trabalho, mais qualidade, eficiência e rentabilidade da produção, independententemente do porte. O dia de qualificação teve como base três temáticas: critérios na aquisição de matrizes e reprodutores, manejo nutricional de cabras leiteiras e cuidados sanitários para manter saúde animal e obtenção de leite de qualidade.
Os produtores puderam visitar o capril que fica na Fazenda Experimental da Univale, onde receberam orientações sobre os cuidados sanitários para manter em boas condições a saúde do animal além de aprender sobre a obtenção de leite de qualidade. As cabras ficam sobre cuidados da professora Mariana Farias e dos alunos do curso de Agronomia.
Acesse: https://www.univale.br/agornomia-realiza-segundo-dia-de-campo/
25 de junho, 2022
Produtores rurais, especialistas, alunos dos cursos de graduação da Univale e estudantes da educação básica se reuniram para o primeiro Dia de Campo, organizado pelo curso de Agronomia em parceria com o sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). O evento ofereceu diversas palestras com temas atuais, trabalhando especialmente com temáticas ligadas à alimentação animal e recuperação de pastagens.
Rafael Moreira Rocha, analista de assistência técnica e gerencial da Faemg, destacou que o principal objetivo do evento foi a extensão rural, um processo cooperativo baseado em princípios educacionais, que visa levar ensinamentos sobre agricultura, pecuária e economia doméstica aos jovens e adultos do meio rural.
“Nosso objetivo é levar ao nosso público, que são estudantes e produtores rurais, o que é desenvolvido na universidade e o que é trabalhado dentro da metodologia do Senar Minas. O fato de estarmos dentro de uma área urbana é fundamental para que a gente tenha esse contato com a cidade. Muitas vezes o sistema Faemg está mais no campo, e nem sempre chega, principalmente às novas gerações, o que é o trabalho no campo de verdade”, destacou Rafael. Ele ainda ressaltou que o evento foi um primeiro passo para a abertura do curso técnico gratuito em Zootecnia, uma parceria entre o Senar e a Univale, que será lançado em breve.
Realizada nos dias 08, 09 e 10 de junho, foi uma grande oportunidade de construir e compartilhar conhecimento com a comunidade. Uma atividade de extensão, organizada pelo 5° período do curso de Agronomia da Univale, que constituiu-se uma forma importante de aproximar ainda mais a universidade da comunidade e tentar, por meio de oficinas e palestras, oferecer a estudantes e produtores rurais qualificação em diferentes áreas do conhecimento.
Além de muito conhecimento, apresentações de artistas regionais e uma feira com artesanatos e diversos produtos de algumas associações de produtores da região, enriqueceram ainda mais as noites. Tudo isso com o intuito de promover a valorização da cultura e o desenvolvimento regional!
Agradecimentos a todos os parceiros e apoiadores! Já estamos ansiosos pela próxima!!!
12 dezembro, 2022
Finalizamos as atividades do Caige desse semestre. O curso de Agronomia têm muito orgulho de fazer parte desse belo projeto conduzido pela professora Geane Dutra. As 4 participantes com maior frequência nas oficinas ganharam um prêmio do curso de Agronomia. Agradecemos também aos estudantes extensionistas Alfredo, Helen e Maricely pela participação.
20 de Abril de 2022.
Os estudantes conheceram, através de demonstrações, várias áreas da Agronomia mediadas pelas professoras Janaína Gomes e Rachel Soares, foi um sucesso.
Semana do Meio Ambiente
A Univale preparou a Semana do Meio Ambiente e teve suas atividades iniciadas na manhã de quarta-feira (01/06). Idealizada pelos cursos que compõem o Núcleo das Ciências e Tecnologia (Elo) e pelos cursos que compõem o programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva, o objetivo da programação é proporcionar espaços de reflexão sobre os problemas ambientais e a posição da sociedade frente a eles.
15 agosto, 2022