ambientes do Curso de Agronomia

Os laboratórios específicos do Curso de Bacharelado em Agronomia possibilitam a formação do estudante em práticas interdisciplinares e na inter-relação teoria/prática. Esses espaços são equipados e atendem às particularidades de cada disciplina ou grupo temático, contemplando profissionais habilitados para fornecer suporte técnico às atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão. Possui uma auxiliar de laboratório, colaboradora permanente que prepara os ambientes, atua na manutenção e supervisiona os laboratórios visando a melhor qualidade do ambiente para as aulas práticas e demais atividades.

Neste sentido, o curso de Agronomia da Univale possui um conjunto de disciplinas com atividades teóricas e práticas, sendo essas realizadas em laboratórios, são eles:


II Laboratório de Física e Fertilidade do Solo

O Laboratório de Física e Fertilidade do Solo destina-se à realização de atividades pedagógicas de ensino, extensão e pesquisa, por meio de recursos tecnológicos e insumos necessários ao desempenho dessas atividades. O Laboratório de Física e Fertilidade do Solo está apto para análises de solo de rotina. Atende atualmente as atividades de ensino dos alunos do Curso de Agronomia para realização de aulas práticas, pesquisa e extensão, atendendo também as necessidades de análise química e física do solo dos produtores rurais da região. O laboratório é equipado com estufa, agitador mecânico, medidor de pH, balança de precisão, capela de exaustão de gases, destilador de água, espectrofotômetro, peneiras granulométricas e outros equipamentos utilizados nas análises químicas e físicas do solo. Possui uma técnica formada em química industrial, funcionária permanente e um professor com horas disponíveis para dar suporte e apoio técnico.

I Laboratório de Entomologia

O Laboratório de Entomologia possui lupas e microscópios em quantidade suficiente para atender as aulas práticas das disciplinas de Entomologia e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa na área. A área total do laboratório é de 49 m2 incluindo uma sala particular do professor responsável. O Laboratório de Entomologia atua no apoio ao ensino e às pesquisas relacionadas à área entomológica, visando ampliar o conhecimento e capacitação de estudantes e profissionais e, ainda, em transferência de tecnologia.

III Laboratório de Botânica e Fisiologia Vegetal

O Laboratório de Botânica do Solo e Fisiologia Vegetal está equipado com microscópios, lupas, sistemas integrados de imagem em vídeo e televisão para as aulas práticas. Possibilita o desenvolvimento das atividades práticas das disciplinas do Curso de Agronomia da Univale, conforme Projeto Pedagógico e Plano de Ensino que compõem a matriz curricular do curso. Viabiliza a demonstração prática dos conteúdos abordados teoricamente em sala de aula, podendo também desenvolver pesquisas e projetos de extensão, monitoria e iniciação científica na área de Agronomia.

IV Laboratório de Fitopatologia

O laboratório de Fitopatologia da Univale contribui para a consolidação das competências profissionais definidas no Perfil do Egresso do Curso de Graduação de Agronomia, oferecendo meios para a associação das teorias com as práticas. Viabiliza a demonstração prática dos conteúdos abordados teoricamente em sala de aula, desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão, monitoria e iniciação científica na área de Agronomia. Oferta os meios necessários às atividades desenvolvidas por grupos de pesquisa e iniciação científica e pelas equipes multiprofissionais da área das Ciências e Tecnologia, servindo de campo para o desenvolvimento dos diálogos interdisciplinares, para a integração entre as diversas áreas do saber e para reflexões críticas relacionadas com a busca de solução aos problemas locorregionais. Assim como nos demais laboratórios, possui professor responsável pela gestão do ambiente. 

V Fazenda experimental e Casa de vegetação

A Fazenda experimental, considerado um laboratório a céu aberto, destina-se à realização de atividades dos alunos do curso de Agronomia e Medicina Veterinária da Univale para realização de aulas práticas, pesquisa e extensão. É uma área com 10 hectares irrigados por aspersão convencional (sistema de tubulação enterrada). Nesta área são conduzidas as aulas práticas dos alunos de graduação englobando as seguintes culturas: café, soja, algodão, milho, feijão, cana-de-açúcar, arroz, mandioca, cultivo de hortaliças entre outras. Nela estão implantados os pomares de citrus, bananal e produção de coco. 

    Possui também um espaço destinado aos trabalhos de pesquisa e estrutura para realização de dias de campo, demonstrações de técnicas agrícolas e atendimento ao público externo da Universidade. A Casa de vegetação também é utilizada para o cultivo de plantas, porém em ambiente fechado, estando localizado atrás do Bloco A4. A área de Mecanização Agrícola, presente na Fazenda experimental, é responsável por atender à demanda acadêmica do curso de Agronomia, dar apoio à implantação e condução de experimentos e dar suporte à produção agropecuária do Núcleo das Ciências e Tecnologia da Univale. A área é equipada com trator, grade, semeadora, roçadeira e bomba de pulverização costal. A Universidade Vale do Rio Doce mantém também na Fazenda experimental um Horto Botânico que é utilizado para projetos de pesquisa e extensão, assim como para aulas práticas.


Fazenda experimental

capril

A Fazenda Experimental conta ainda com um capril com 140 m² de área interna, ponto de apoio para o desenvolvimento da caprinocultura leiteira para Governador Valadares e região. Tendo como foco principal ensino, pesquisa e extensão. O rebanho inicial é de 15 cabras, porém essa quantidade será aumentada no decorrer do tempo. Este espaço contempla a criação de cabras leiteiras para a produção de leite de cabra. O capril é um espaço constituído por baias para a criação dos animais.

Fazenda experimental

aviário

No aviário, são realizados ciclos de produção de aves de corte e postura visando atender as aulas práticas de Avicultura. Possui também um espaço destinado aos trabalhos de pesquisa e estrutura para realização de dias de campo, demonstrações de técnicas agrícolas e atendimento ao público externo da Universidade.