RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
No dia 31 de março de 2025, o curso de Agronomia realizou a Aula Magna, um evento que marca o início do período letivo de 2025. Juntamente ao evento, realizou-se também o encontro acadêmico com os calouros e os veteranos do curso. O tema abordado foi "Recuperação De Pastagens Degradadas e Sua Contribuição Para Os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável". O evento contou com a participação da Dra. Bruna Souto, secretaria de Agricultura de Marilac e do Dr. Alexandre Faria Silva, Engenheiro Agrônomo da Fazenda Cantinho do Céu, em Marilac, MG.
Os palestrantes compartilharam experiências práticas e abordagens inovadoras que tem sido desenvolvida com relação à recuperação de áreas degradadas no município de Marilac e como essas ações tem contribuído para a melhoria da qualidade do solo, redução da erosão do solo e escorrimento superficial da água, medidas que tem favorecido à infiltração da água no solo. Discutiram também a relevância das estratégias de manejo para a recuperação de áreas degradadas, como planejamento de curvas de nível nas encostas e construção de caixas de contenção, descompactação do solo, terraceamento, plantio direto e recuperação de matas ciliares e reserva legal. Temas de extrema importância no processo de desenvolvimento rural, além de estarem relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável, educação ambiental e o empreendedorismo.
Entre os palestrantes estavam presentes: Dra. Bruna Souto, Engenheira Florestal e atual Secretaria de Agricultura de Marilac e Alexandre Faria Silva, Doutor em fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Engenheiro Agrônomo da Fazenda Cantinho do Céu, em Marilac.
Bruna abordou sobre sua experiência na fazenda da família, onde a mudança de manejo das pastagens e das áreas de cultivo trouxe uma nova perspectiva sobre o cuidado com o solo e os benefícios econômicos, ambientais e ecológicos desta prática.
A palestra foi enriquecedora para os estudantes, pois promove uma reflexão crítica sobre a degradação dos solos, porém, trouxe as oportunidades de reverter esta situação, com medidas de manejo para cada situação. O encontro foi motivador e engrandecedor para todos os participantes, reforçando a importância da responsabilidade ambiental e o cuidado com o planeta, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos.
Saiba mais acessando a reportagem no site da Univale pelo link:
No dia 17 de setembro de 2024, o curso de Agronomia realizou uma Aula Magna em formato de mesa redonda, abordando o tema "Assistência Técnica e Extensão Rural - Abordagem e Técnicas de Comunicação". O evento contou com a participação de profissionais da Emater, do Sistema Faemg/Senar e do mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale, cada um trazendo uma perspectiva sobre a importância da comunicação eficaz no campo da extensão rural.
Os participantes compartilharam experiências práticas e abordagens inovadoras que destacam como a assistência técnica pode ser aprimorada por meio de métodos de comunicação adaptados às necessidades dos produtores rurais. Discutiram também a relevância do diálogo entre técnicos e agricultores, enfatizando a construção de uma relação de confiança que favorece o compartilhamento de conhecimentos e a adoção de práticas sustentáveis. Temas de extrema importância no processo de desenvolvimento rural, além de estarem relacionados com o direito humano à uma alimentação adequada.
Entre os palestrantes estavam presentes: Roberto de Oliveira filho, engenheiro agrônomo; Rafael Franco, médico veterinário; Ricardo Lignani Filho, zootecnista e Marília Martins que é extensionista agropecuária da EMATER-MG e mestranda do programa de pós-graduação em Gestão integrada do Território (GIT) da Univale. Marília abordou sobre sua experiência na extensão rural fazendo uma interlocução com o GIT, já que em sua pesquisa atual trabalha focada com o público de agricultoras.
A mesa redonda não apenas enriqueceu o conhecimento dos estudantes, mas também promoveu uma reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades na assistência técnica no contexto rural. O encontro foi inspirador para todos os participantes, reforçando a importância da comunicação na promoção de uma agricultura mais eficiente e sustentável.
Saiba mais acessando a reportagem no site da Univale pelo link: https://univale.br/aula-magna-agronomia-direitos-humanos/