Projetos de Pesquisa

A política de pesquisa da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE tem o compromisso com a universalidade do conhecimento humano resultado da pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento, com respeito à liberdade, à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem limitação, censura e discriminação de qualquer natureza. Nesse sentido, a UNIVALE fomenta a universalidade do conhecimento e interdisciplinaridade, mas reconhecendo a existência e legitimidade de outros saberes em diferentes domínios cognitivos e diversos domínios de experiências. Ao reconhecer a existência de múltiplos saberes presentes nas sociedades humanas, a UNIVALE se compromete com o diálogo de saberes, pois o conhecimento proveniente da ciência e tecnologia não possui todas as respostas aos dilemas humanos e ambientais do presente, que são complexos e cobrem múltiplas dimensões interligadas.

Sendo assim, a Iniciação Científica - IC constitui mecanismo privilegiado para inserir o discente de graduação no campo da pesquisa científica e estando ancoradas no princípio de que aprender a fazer ciência é uma atividade metodologicamente orientada, que se desenvolve no trabalho de todas as disciplinas. É uma oportunidade que gera mudanças de mentalidade tanto em discentes quanto em docentes, potencializando e ampliando a construção do conhecimento acadêmico.

A pesquisa é parte integrante tanto do ensino de graduação quanto de pós-graduação, como prática pedagógica articulada também à extensão. Se destina a promover a ampliação do conhecimento humano e/ou resolver problemas sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, ambientais e de saúde, além de promover o conhecimento, valorização e desenvolvimento regional, considerando os interesses das comunidades locais, ecossistemas, particularmente nas áreas definidas como prioritárias.

Portanto, o programa de pesquisa e iniciação científica deve estimular os docentes a envolverem de forma constante os estudantes da graduação no processo acadêmico, otimizando o potencial de orientação à pesquisa na universidade.