O Simpósio de Iniciação Científica, realizado anualmente, sem interrupções desde 2003, oferece a estudantes, professores, pesquisadores da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e de outras instituições de ensino e pesquisa, um espaço para que sejam apresentados resultados parciais ou finais de pesquisa vinculados aos programas institucionais, às agências de fomento estaduais, nacionais ou internacionais, aos cursos de Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu), à Iniciação Científica ou mesmo, aos Trabalhos de Conclusão de Curso; à produção acadêmica em geral, cuja proposta caracterize-se como pesquisa científica.
Efetivamente, o Simpósio configura-se como um local de aprendizagem suplementar para o estudante. A Assessoria de Pesquisa preocupa-se em oferecer ao estudante que se inscreve no Simpósio, suporte para que ele possa adequar o trabalho submetido, permitindo que esse estudante possa evoluir no processo de divulgação de sua produção acadêmica e científica. Para isso, a Comissão Científica do evento é orientada a analisar os trabalhos, identificar inconsistências e apontar aos inscritos possibilidades de adequação do trabalho para uma participação mais enriquecedora.
O curso de Agronomia, além de ter o corpo docente integrando a Comissão Científica do evento, participa anualmente do Simpósio com a proposição da sessão temática “Cadeias produtivas do agronegócio” que objetiva discutir as tecnologias empregadas pelo setor agrícola, a sustentabilidade do agronegócio, as perspectivas de avanço e a troca de experiências entre o campo e a academia. Essa é uma das diferentes sessões temáticas que oportuniza aos estudantes da área das Ciências Agrárias o compartilhamento de experiências. Durante todo o período letivo, os estudantes são incentivados a participar do evento por meio de oficinas de produção científica e oralidade, além do estímulo à produção de textos científicos em atividades relacionadas a diferentes disciplinas dentro do curso.
Transmitido ao vivo em 21 de out. de 2020
Festival learn in drops
Transmitido ao vivo em 16 de jul. de 2020