Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Univale promoveu uma ação especial repleta de música, bate-papo e literatura, com o objetivo de fortalecer a presença da cultura e da história afro-latina dentro e fora da universidade.
O Dia Nacional da Consciência Negra é um momento de celebração e reflexão sobre a força, a resistência e o sofrimento enfrentados pela população negra no Brasil desde o período da colonização. A escolha do dia 20 de novembro não é aleatória: a data marca o falecimento de Zumbi dos Palmares, em 1695, maior líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos do povo negro.
Programação:
Cultura Afro: Apresentação de dança africana.
Exposição literária: Momento de conversa e apresentação de autores negros e historias do povo negro.
Espaço Cuidados: Momento voltado aos cuidados dos homens negros e mulheres negras, tranças, auriculoterapia e cuidados com a saúde.
As tranças afros tem origem na cultura africana e tem vários significados. Como, por exemplo, classe social, estado civil ou até mesmo características particulares de uma mulher. Portanto, podemos ver que as tranças representam símbolo da força da mulher negra em todo o mundo. Consequentemente, caracterizam lindamente essas mulheres, que são fortes e resistentes por natureza.