Período de Inscrição: 01 a 08 de Maio de 2020
Período de Realização: Quartas-Feiras, de 13/05/ 2020 a 02 /06/2021
Custos: GRATUITO
Prof. Dr. Gilvano Dalagna
(INET-md, Universidade de Aveiro, Portufgal)
Programa de Tutoria Artística - Aula 2 - em 27.05.2020
Programa de Tutoria Artística - Aula 3 - em 10.06.2020
Premissas básicas e objetivos
O PTA é um abordagem pedagógica colaborativa, baseada em sessões tutoriais, que auxilia o desenvolvimento de self-authorship; a capacidade necessária para e a identificação e a promoção dos resultados artísticos desejados de músicos em estágios iniciais de carreira. Essa iniciativa defende que, ao contrário do discurso musicológico que se proliferou no século XIX, o aperfeiçoamento artístico não deve nem ser única e exclusivamente voltado ao domínio técnico de um instrumento, nem dissociado do planejamento de carreira. No PTA os músicos não precisam nem ser necessariamente licenciados, bacharéis ou mestres e nem se ater a um determinado tipo de música específico. Os músicos são reconhecidos como indivíduos em busca da materialização de um resultado artístico desejado através da sua prática musical.
Em linhas gerais o PTA propõem complementar o atual ensino artístico nos seguintes aspectos, tendo em conta o atual paradigma do ensino instrumental nas instituições de ensino superior (Gaunt et al. 2012; Creech et al. 2008; J. Sloboda 2013; Jorgensen 2009; Jorgensen 2014; Welch 2012; Papageorgi and Welch 2014):
§ O participante pode focalizar e explorar mais de um instrumento;
§ O foco são os resultados artísticos desejados, ao invés do domínio técnico de um instrumento ou tipo vocal;
§ As atividades são baseadas em sessões coletivas e individuais;
§ O desenvolvimento da autonomia tem um papel central nas atividades do programa;
§ O aperfeiçoamento artístico é pensado tendo em consideração a história de cada estudante e as possibilidades do mesmo integrar-se profissionalmente.