Palestrantes


Luiz Fernandes Dourado (UFG)

Professor Titular Emérito da UFG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da ANPAE e membro do FNPE.


Link para Currículo Lattes

Kátia Morosov Alonso (UFMT)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Link para Currículo Lattes

Marina Campos Nori Rodrigues (IF Goiano )

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus Marília (2005). É mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atua profissionalmente como pedagoga na Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano - Reitoria. É integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). É membro do projeto de pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão", aprovado pelo Edital de Ciências Humanas CNPq (2016), e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Legislação Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, políticas educacionais da educação superior, políticas educacionais de educação profissional, políticas educacionais da educação a distância, metodologias e tecnologias educacionais.

Link para Currículo Lattes

Gisele Gomes Avelar Bernardes (UEG)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás(UFG), Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias - UEG(2015). Especialista em Psicanálise e Educação pela UEG, e pós graduação em Gestão Escolar pela UFG. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e graduada em Docência na Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental -Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2008). É docente no ensino superior (UEG) desde 2003, Coordenadora pedagógica na UEG- Câmpus Goianésia em 2014 . Coordenadora do curso de História da UEG - Câmpus Goianésia de 2015-2018 e professora de Didática e Metodologia do Ensino de História e estágio supervisionado na UEG- Câmpus Goianésia.Também professora na educação básica na rede municipal de Goianésia. Pesquisadora em EaD e Políticas Públicas de educação. Membro do GEaD- Grupo de Estudos em Educação a Distância. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Superior/UFG.

Link para Currículo Lattes

Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010) e graduação em Língua Portuguesa pela mesma instituição (2007). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Uni-Evangélica), Metodologia e Pesquisa do Ensino Fundamental e Mídias na Educação, ambas pela Universidade Federal de Goiás/ UAB. Coordenou o Grupo de Pesquisas em, Novas Tecnologias Educacionais (GENTE - Anápolis) no período de 2013/2015. Participou do grupo de Estudos em Alfabetização (ALFA) Anápolis. Formadora de Professores nas linhas de Informáticas, Mídias na Educação, Alfabetização e Letramento e Coordenação Pedagógica. Foi formadora local do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa em 2013 a 2015 e pelo mesmo programa, formadora da Regional de Goiás nos anos de 2016, 2017 e 2018. Atualmente é efetivo da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, lotada como coordenadora pedagógica. Integrante desde 2015 do GEaD Grupo de Estudo da Educação a Distância da UFG ação validada pela PROEC/UFG como ação de extensão nº FE-186. Também pesquisadora participante da pesquisa “Institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federias da Região Centro-Oeste: processos, organização e práticas”, cadastrada sob o número 42.932, na Universidade Federal de Goiás (UFG) e contemplada pela chamada CNPq/MCTI nº25/2015, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, sob nº de processo 443725/2015-2. A pesquisa está sendo desenvolvida entre 2015 e 2021, tem como coordenação geral a professora Doutora Daniela da Costa Britto Pereira Lima.

Link para Currículo Lattes

Joseany Rodrigues Cruz (IF Goiano)

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em Letras e graduação em Jornalismo pela mesma universidade. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do IFGoiano, professora efetiva de Linguagens do Instituto Federal Goiano, membro do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e membro do Grupo de Trabalho de Institucionalização da EAD (FNDE/Conif). Já atuou na PUC Minas como coordenadora de produção de vídeos educacionais para Educação a Distância, além de produtora, repórter, apresentadora, editora, chefe de redação e editora-chefe na TV universitária. Na Universidade, foi também coordenadora de estágio de alunos dos cursos de jornalismo e letras, coordenadora de projetos de extensão para jovens carentes premiados pelo Festival de Cinema de Gramado, de vídeos institucionais e de coberturas ao vivo de eleições municipais e nacionais. Foi também responsável por reportagens produzidas por estudantes para o Canal Futura da Rede Globo. Foi professora de Língua Portuguesa, Redação e Cultura e Linguagem do Instituto Lato Sensu em Goiânia. Foi diretora de jornalismo da TV Record de Itumbiara-GO e editora de texto da TV Record Goiânia. Foi professora de letras (Língua Portuguesa e Produção Textual Oficial) no curso Superior da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, reconhecido como curso superior pelo MEC. Foi também editora-chefe, editora de textos e apresentadora da TV Câmara de Belo Horizonte. Foi professora de Língua Portuguesa e Redação no Curso preparatório e Pré-vestibular Somatorium e no Colégio Tito Novais.

Link para Currículo Lattes

Kelly Cristina da Silva Ruas (IFG)

Possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade Estadual de Goiás (2006), especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia do SENAC (2008) e mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2016). Professora em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal de Goiás, Unidade acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Atua no ensino, pesquisa e extensão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG - CNPq).

Link para Currículo Lattes

Marianne Pereira de Souza (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui mestrado em Educação pela UFGD, graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Dourados/MS e especialização em Educação Especial. Integrante do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior" (PAES). Atua no Núcleo de Acompanhamento e Avaliação da Graduação/Pró-Reitoria de Ensino, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Link para Currículo Lattes

João Ferreira de Oliveira (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010 e 2016). É Professor Titular da UFG. Foi presidente da ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017 e abril/2017-abril/2019). Integrante do Conselho Deliberativo da ANPAE na condição de Ex-presidente (2019-2021). Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais - DRI/CAPES (desde 2016). É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). É colaborador da Revista DYLE - Dirección y Liderazgo Educativo do Fórum Europeo de Administradores de la Educación. Integra o Comitê Externo do PIBIC/Universidade Federal de Jataí ciclo 2020/2021.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e gestão da educação superior; gestão escolar; formação e profissionalização docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.

Link para o Currículo Lattes

Rose Mary Almas de Carvalho (PUC - GO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), atuando na formação inicial e continuada de professores. Nos cursos de licenciatura, leciona a disciplina Educação e Comunicação e Mídia. Exerce, nesta Instituição, a função de coordenação de Educação a Distância, sendo responsável pela gestão do processo educacional na modalidade de EAD a fim de inovar as propostas e as formas de operacionalização do currículo com a utilização das tecnologias. Integra como vice-líder o grupo de pesquisa Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação, certificado pelo Instituto Federal de Goiás. Esse grupo tem por objetivo investigar questões epistemológicas que fundamentam as relações entre as tecnologias e a educação, tomando como referência as ações formativas e práticas docentes com uso de tecnologias, especialmente no âmbito da educação pública.

Link para Currículo Lattes

Juliane Aparecida Ribeiro Diniz (UFG)

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário UniSEB (2011). Especialista em Docência na Educação à Distância pela Faculdade Alfredo Nasser (2017). Participante do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Professora contratada pelo Centro Universitário Alfredo Nasser, atuando em cursos de graduação e de especialização, como também como coordenadora do Núcleo de Orientações dos Trabalhos Acadêmicos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas desde fevereiro de 2009. Já exerceu funções de Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA, no Centro Universitário Alfredo Nasser, de 2008 a 2009.

Link para Currículo Lattes

José António Marques Moreira (Universidade Aberta Portugal)

Possui doutorado em Ciências Sociais-Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2009). Atualmente é Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em atas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 24 livros publicados. Tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais.

Link para Currículo Lattes

Jhonny David Echalar (SEDUC - GO)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de Estado, Políticas e História da Educação. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Gama Filho. Licenciado em Ciências Biológicas pela UEG. Integrante do Grupo de Estudos em Educação a Distância (GEaD - UFG) e do KADJÓT - Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a Educação. Professor efetivo (P-IV) da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Possui experiência na área formação de professores, ensino de Ciências, educação e tecnologias, produção de material didático para a formação de professores.

Link para Currículo Lattes

Cristiano Maciel (UFMT)

Cristiano Maciel é Doutor em Ciência da Computação; professor do Instituto de Computação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; pesquisador do LAVI e do LêTECE da Universidade Federal do Mato Grosso. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq; membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Computação e um dos coordenadores do Programa Meninas Digitais.

Link para Currículo Lattes

Simone de Paula Rodrigues Moura (SEMED/ UniEvangélica )

Graduada em PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS DA ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA (1999) e MESTRE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS (2013). Atualmente é professora PV da Prefeitura Municipal de Anápolis e professora do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. Na UniEVANGÉLICA atua no curso de Pedagogia ministrando as disciplinas: Fundamentos e Métodos do Ensino de Alfabetização I e II e Estágio CurricularI I, II, III e IV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PEDAGOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Educação Infantil, Alfabetização, Educação Ambiental, Tecnologia e EaD. Professora pesquisadora do grupo de pesquisa- GEaD - Grupo de pesquisa em tecnologias e educação a distância/CNPq, Integrante do grupo de pesquisa Politicas de Expansão da Educaçãoa Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão

Link para Currículo Lattes

Tatiane Custódio da Silva Batista (SME - Anápolis)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Especialização em Psicomotricidade Aplicada a Educação, ambas pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Possui também Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO. Atualmente participa de grupos de estudo sobre Educação e Tecnologia e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e sobre Alfabetização e Letramento (UEG-Anápolis). Está vinculada a Rede Municipal de Educação de Anápolis como professora da Educação Infantil.

Link para Currículo Lattes

Giselle Cristina Martins Real (UFGD)

Possui formação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1989); mestrado em Educação pela UFMS (2000); e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto à USP (2011) e à UFMS (2017/2018), ambas com bolsa CAPES. É Professora associada III da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na pós-graduação, orientando mestrado e doutorado. Foi Pró-Reitora de Ensino na UFGD, no período de 2011 a 2015 e Pró-Reitora de Pesquisa no Centro Universitário da Grande Dourados no período 2002 a 2005. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD desde 2009. É líder do Grupo de Pesquisa PAES (Política e Avaliação da Educação Superior) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas e avaliação da educação superior, tendo coordenado pesquisa sobre a temática financiada pelo CNPq, e participado de outras 5 pesquisas sobre a temática, com financiamento externo. Participou de 2 pesquisas com redes internacionais, sendo uma coordenada pela Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman e outra vinculada à Rede Latinoamericana de Investigación en Evaluación (RELIEVA). Coordenou o Programa PROCAD/CAPES (UFGD/USP).

Link para Currículo Lattes

Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005)/Bolsa PAPED-MEC, doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)/Bolsa Fapeg-Goiás e Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019)/Bolsa Capes/Fapeg. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG. Editora Chefe da Revista UFG, membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Foi consultora e elaboradora de dois Produtos Técnicos para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e UNESCO sobre as Políticas Públicas de Educação Superior a Distância no Brasil, entre 2002 e 2012, seu processo de expansão, regulamentação, regulação e avaliação, incluindo análises da modalidade na Formação de Professores a distância e a respeito de possíveis indicadores de qualidade para seu desenvolvimento no país (2014). Hoje possui Projeto de Pesquisa Aprovado pelo Edital Universal CNPq (2018). Foi coordenadora pedagógica da FASAM/Goiás, Coordenadora pedagógica e diretora de Planejamento da FacLions, Coordenadora pedagógica de educação a Distância da FacLions, participando desde seu processo de implementação; e trabalhou no processo de implementação da UAB na UFG, como bolsista UAB no CIAR, nas seguintes frentes de trabalho: elaboração de material didático; designer pedagógico e instrucional; elaboração de cursos e materiais; tutoria, orientação acadêmica, coordenação de disciplina; e coordenadora do curso de Formação de Autores para EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação a distância, tecnologias e formação de professores para a educação infantil e para a educação superior.

Link para Currículo Lattes