As diretrizes de produção dos materiais didáticos atendem diretamente ao modelo pedagógico de Educação a Distância do curso, cujas ofertas são implementadas por meio do trabalho de diversos atores:
Coordenador de Curso: responsável pela gestão acadêmica e pedagógica do curso;
Professor especialista: responsável pelo planejamento e elaboração do material didático digital;
Professor tutor: responsável pelo acompanhamento sistemático e mediação da aprendizagem dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; e
Coordenador de tutoria: responsável pelo monitoramento da atuação dos tutores no ambiente virtual de aprendizagem;
Suporte técnico: responsável pelo suporte aos estudantes, para questões relacionadas ao ambiente virtual de aprendizagem.
O professor especialista, responsável pela elaboração do material didático, assume protagonismo no processo de produção, validação e atualização desse material, acompanhado por diferentes equipes multidisciplinares (Equipe Multidisciplinar de Apoio Técnico-Pedagógico - EMA; Equipe Multidisciplinar de Produção - EMP; e Equipe Multidisciplinar de Validação - EMV). O material didático é produzido e validado antes da publicação da aprovação da oferta da disciplina. O material didático é organizado em diferentes suportes de mídia, favorecendo a formação e o desenvolvimento pleno dos estudantes e assegurando a acessibilidade metodológica e instrumental. Tais materiais didáticos são constituídos de: livros do acervo digital da UFMS, e-books com licenças abertas, tutoriais, guias, vídeos, videoaulas, documentários, podcasts, revistas, periódicos científicos, jogos, simuladores, programas de computador, apps para celular, apresentações, infográficos, filmes, entre outros. As leituras obrigatórias e complementares são cuidadosamente selecionadas para garantir o acesso dos estudantes.
Ao ser convocado para elaboração de material didático de uma disciplina, o professor especialista recebe a formação, um cronograma de entregas, o contato da pessoa responsável pela sua disciplina na Equipe Multidisciplinar de Apoio Técnico-Pedagógico (EMA) e o acesso à uma pasta de trabalho no drive, com todos templates necessários à elaboração do material didático. Todo o trabalho de elaboração da documentação de base do material didático é realizada online, para que fique registrado o histórico e a comunicação entre os atores durante todo o período de desenvolvimento do trabalho.
O fluxo de produção é monitorado sistematicamente numa planilha dinâmica, que é gerenciada pelos membros das equipes multidisciplinares, de acordo com suas atribuições. Nessa planilha é possível visualizar todo o processo de elaboração do material didático que compreende várias etapas, desde a elaboração dos documentos até a publicação do material no ambiente virtual de oferta da disciplina para os estudantes. Ao finalizar a entrega de todos os produtos, o professor especialista assina um Termo de Autorização de Licenciamento e Publicação dos componentes do material didático.
O material didático então, com a garantia dos direitos autorais, é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0 e publicado no catálogo da Agência de Educação Digital e a Distância no Repositório Institucional da UFMS.
Seguindo as diretrizes e políticas institucionais para a produção de material didático do curso, o processo de produção do material didático é estruturado e minucioso, com o objetivo de garantir que os conteúdos sejam acessíveis, didáticos e capazes de atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Os materiais elaborados pelo professor especialista compreendem os seguintes produtos:
1. Plano de Ensino: O plano de ensino é o ponto de partida na elaboração do material didático. Nele, o professor especialista define os objetivos gerais e específicos da disciplina, a partir da ementa presente no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O conteúdo programático é organizado em módulos e unidades, com cada módulo compreendendo duas unidades de conteúdo. O plano de ensino também prevê a inserção de bibliografias de apoio, caso seja necessário.
2. Cronograma da Trilha de Aprendizagem: O cronograma é um documento que organiza todas as atividades previstas para a disciplina, permitindo que o estudante visualize o que deve ser feito ao longo do curso. Ele é estruturado por semanas e módulos, contemplando leituras obrigatórias, complementares e videoaulas. Esse documento é fundamental para que os estudantes possam planejar seus estudos de maneira autônoma.
3. Fóruns de Discussão: Cada módulo da disciplina deve incluir pelo menos um fórum de discussão. Esses fóruns não têm caráter avaliativo, mas são essenciais para o engajamento dos estudantes com o conteúdo. O professor especialista elabora o enunciado e as orientações para a mediação do fórum, que será conduzida pela tutoria.
4. Atividades de Checkout de Presença: Essas atividades são projetadas para registrar a frequência dos estudantes e promover o engajamento com o conteúdo. Elas devem ser bem estruturadas, com orientações claras, de forma que os estudantes possam desenvolvê-las com o mínimo de dúvidas, mesmo fora dos horários de atendimento da tutoria.
5. Vídeo de Apresentação da Disciplina: O vídeo de apresentação é uma animação produzida no Powtoon, onde são apresentadas as informações básicas da disciplina, como o nome, carga horária e objetivos. Além disso, o professor especialista realiza uma breve introdução pessoal e destaca a importância da disciplina para a formação do estudante.
6. Slides das Videoaulas: Os slides das videoaulas seguem um padrão estabelecido pela Agead e são elaborados com base no conteúdo programático definido no plano de ensino. Após a sua elaboração, os slides passam por uma revisão antes de serem utilizados na gravação das videoaulas.
7. Videoaulas: As videoaulas são gravadas pelo professor especialista e têm uma duração estimada entre 30 e 40 minutos. Elas devem abranger todo o conteúdo de cada unidade e são publicadas no canal da Agead no YouTube, sob a licença Creative Commons CC BY.
8. Banco de Questões: Para as avaliações, o professor especialista deve elaborar um banco de 20 questões por módulo, seguindo as orientações disponíveis. Essas questões são usadas para as atividades de Avaliação da Aprendizagem.
9. Episódio de Podcast: O professor especialista também é responsável por gravar um episódio de podcast, que tem como objetivo complementar o conteúdo da disciplina de forma dinâmica. O podcast pode ser uma entrevista, bate-papo ou apresentação de pesquisa.
10. Curadoria de Recursos Digitais: A curadoria consiste na seleção de recursos digitais adicionais que complementam os materiais obrigatórios. Esses recursos são organizados em um mural no Padlet, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprofundar seus estudos.
No canal da Agead, foi criada uma playlist especial para professores especialistas que contém tutoriais detalhados sobre como elaborar materiais didáticos. Cada vídeo da playlist é dedicado a um tipo específico de material didático, oferecendo orientações práticas e passo a passo para facilitar o desenvolvimento de recursos de ensino.
Os referidos documentos destacam o uso de estratégias que garantem a acessibilidade comunicacional, a disponibilização por diferentes mídias, suportes e linguagens. Além disso, os materiais são atualizados sempre que necessário. Adicionalmente, de acordo com a necessidade da oferta e particularidade da disciplina, o material pode agregar outros elementos como: texto interativo, enunciados e rubricas das ações de extensão, templates de planejamento e relatório das ações de extensão, tutoriais de execução das atividades, guias orientativos para produção de vídeos para relatório, dentre outros.
O sistema de produção e distribuição de material didático da UFMS considera o atendimento da demanda existente e conta com equipe técnica multidisciplinar responsável. No âmbito dos Cursos de Graduação da UFMS, a RESOLUÇÃO Nº 580-COGRAD/UFMS, DE 4 DE MAIO DE 2022, aprova o Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar de Validação - EMV de materiais didáticos. Ainda, referente ao material didático, ao referido plano de ação e à Instrução Normativa CONJUNTA 1/2022, a Agead disponibiliza os cursos de formação, os templates necessários, dá suporte às gravações de videoaulas e programação visual em diversas mídias, além de promover processos de validação por meio da EMV em Editais específicos. Listamos a seguir os editais de publicação e resultado dos processos de validação de materiais didáticos:
Destaca-se ainda que a UFMS procura sempre estar alinhada com as políticas de Recursos Educacionais Abertos (REA), em especial em plataformas como a eduCapes e como o Repositório Institucional UFMS - RI, garantindo que todos materiais didáticos produzidos pela UFMS tenham seus direitos de autoria preservados e sejam disponibilizados sob licença aberta em repositório institucional (PDI/PPI, p. 38). Neste sentido, a UFMS ainda apoia a produção de material autoral pelos professores especialistas e professores tutores e técnicos-administrativos por meio de editais (Edital de Submissão Editora), além de, no Repositório Institucional UFMS - RI, promover a publicação das teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, artigos, livros, manuais, pareceres técnicos, recursos educacionais, entre outros.