Atualmente a UFMS conta com um conjunto diverso de formas de ingresso, são eles: o Vestibular UFMS, o Sistema de Seleção Unificado (SISU), o Programa de Avaliação Seriada Seletivo (PASSE), o Processo Seletivo de Movimentação Interna e o Processo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma.
Na UFMS, as formas de acesso ou ingresso aos cursos de graduação foram estabelecidas na Resolução COGRAD 430/2021. No ano de 2021, foi criado o processo seletivo “Quero ser UFMS” que utiliza as vagas remanescentes dos processos seletivos regulares para possibilitar o preenchimento das vagas ofertadas pela universidade.
Além disso, foi criada uma comissão (RESOLUÇÃO No 302-COGRAD/UFMS/2021) para reavaliar a fórmula do cálculo das vagas ociosas, visando uma melhor identificação das vagas ociosas. O estudo resultou na publicação da RESOLUÇÃO Nº 356-COGRAD/UFMS, DE 13 DE AGOSTO DE 2021, que estabelece as regras para o cálculo e o preenchimento das vagas ociosas. O quadro a seguir apresenta o número de ingressantes e matrículas ativas. O curso ainda não possui concluintes.
*Os dados de 2024 serão processados pela Prograd no final do período letivo de 2024.2.
Formas de ingresso
O Processo Seletivo Vestibular da UFMS (PSV-UFMS) destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluí-lo até o período previsto para ocorrerem as matrículas. Ocorre uma vez ao ano, possui taxa de inscrição, provas objetivas e de redação no formato PRESENCIAL ou DIGITAL, a depender do curso escolhido de acordo com Edital de Inscrição.
Os candidatos serão classificados pela somatória da nota da Prova Objetiva e de Redação por ordem decrescente da Nota Final de acordo com a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas) definida na inscrição. Os aprovados, dentro do limite de vagas definidos no Edital de Inscrição, serão convocados para matrícula.
O Vestibular UFMS Digital é um processo seletivo digital organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para ingresso em cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Esse vestibular é destinado a candidatos que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio. Candidatos do 1º ou 2º ano do ensino médio podem participar como treineiros, apenas para avaliar seus conhecimentos, sem concorrer às vagas.
O programa oferece vagas em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), sendo que essas vagas estão organizadas de acordo com o curso e modalidade, além das modalidades de reserva de vagas previstas por lei.
A prova do Vestibular UFMS Digital é composta por duas partes:
Prova objetiva: com 50 questões de múltipla escolha que abrangem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Redação: que tem caráter eliminatório e classificatório, abordando temas específicos que serão propostos.
Sistema de Seleção Unificado (SISU)
O Processo seletivo SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode participar do SiSU qualquer pessoa com ensino de nível médio completo que tenha prestado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos serão classificados na ordem decrescente da Nota Final (NF), de acordo com a modalidade de concorrência(ampla concorrência ou cotas) selecionada na inscrição.Os aprovados, dentro do limite de vagas, serão convocados para matrícula.
Mais informações acesse: http://sisu.mec.gov.br/.
Programa de Avaliação Seriada Seletivo (PASSE)
O Processo Seletivo PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS é uma forma de ingresso na UFMS, que ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. Desta forma, o candidato deve realizar 3 provas, cada uma em uma etapa do PASSE.
Processo Seletivo de Movimentação Interna
O processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso visa preencher vagas ociosas nos cursos de graduação da UFMS. O preenchimento das vagas acontece duas vezes no ano, respeitando a ordem de preferência abaixo:
1º – Reingresso – Destinado a acadêmicos INATIVOS que foram excluídos por desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno;
2º – Movimentação Interna – Classe I – Movimentação entre cursos de mesmo nome (homônimos), que são oferecidos em unidades ou turnos diferentes;
3º – Movimentação Interna – Classe II – Movimentação para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidade diferente (bacharelado ou licenciatura);
4º – Movimentação Interna – Classe III – Movimentação de um curso para outro dentro da UFMS, desde que o curso de origem esteja com ingresso suspenso e seja da mesma área de conhecimento (tabela de áreas de conhecimento); e,
5º – Movimentação Interna – Classe IV – Movimentação de um curso para outro na UFMS, desde que os cursos sejam da mesma grande área de conhecimento (tabela de áreas de conhecimento).
Este processo seletivo não possui taxa de inscrição e não possui provas. De acordo com a categoria de inscrição, o candidato será classificado por critérios específicos, conforme especificado nos editais.
Processo de Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma.
O processo seletivo denominado Transferência Externa, Refugiados e Portador de Diploma visa preencher as vagas ociosas nos cursos de graduação da UFMS. O preenchimento das vagas acontece respeitando a ordem de preferência abaixo:
1º – Transferência Externa – Classe I (Transferência para curso homônimo ao de origem)
2º – Transferência Externa – Classe II (Transferência para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura)
3º – Transferência Externa – Classe III (Transferência para curso de nome distinto ao de origem, porém da mesma área de conhecimento)
4º – Estrangeiros Portadores de Visto de Refugiado, Humanitário ou Reunião Familiar
5º – Portador de diploma
Este processo seletivo não possui taxa de inscrição e não possui provas. De acordo com o tipo de inscrição, o candidato será classificado por critérios específicos, conforme especificado nos editais.