Anualmente, é divulgado um ranking internacional – UI GreenMetric World University Ranking – que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo. No ranking 2016, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está na 38ª posição geral e na primeira do País, colocando a bandeira do Brasil no seleto grupo das universidades mais sustentáveis.

A pontuação é dada segundo seis critérios principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

Outros quesitos avaliados foram: número de cursos relacionados ao tema meio ambiente e sustentabilidade; número total de cursos oferecidos; recursos totais de pesquisa dedicados ao ambiente e sustentabilidade; recursos totais de pesquisa; número de publicações acadêmicas sobre meio ambiente e sustentabilidade; número de eventos acadêmicos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, número de organizações estudantis relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade e, por fim, existência de um site sobre a gestão da sustentabilidade na universidade.

Pensando em melhorar os aspectos relacionados a qualidade do ar, a UFLA iniciou um programa de monitoramento da qualidade do ar e estimativa de emissões de dióxido de carbono no campus universitário. Sendo assim, realizamos uma estimativa utilizando a calculadora de carbono (https://www.carbonfootprint.com/calculator.aspx) e encontramos um total de 26 408 822 toneladas de CO2 equivalente emitidos por ano. Para realizar o cálculo foram levados em conta o valor total de energia gasta pela UFLA, o perfil da frota veicular, as refeições servidas no restaurante universitário e a comunidade acadêmica (alunos, técnicos e professores).