Seminários

Outra forma de desenvolvimento pessoal e profissional dos seu membros, é por meio de seminários ministrado e desenvolvido pelos próprios integrantes do núcleo. Propiciando uma evolução na apresentação e postura diante do público.

Seminário: Efeito Estufa - Conceitos e Cálculos

Esse tema foi ministrado para o Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais (NESAMB) , de forma online via google meets, pelas membros ativas do NEP UAI, Jaqueline Pereira e Larissa Barros, e pelos ex-membros do NEP UAI, Adriele Crispim e Gustavo Perrucini.

O seminário abordou conceitos sobre o efeito estufa, que é um processo natural e fundamental para a ocorrência da vida na Terra, mas que tem sido intensificado em consequência do aumento das concentrações dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que acarretam em uma alteração no balanço de energia do sistema Terra-Atmosfera. Também foram abordados conceitos envolvendo especificamente tanto o dióxido de carbono, que é um dos principais GEE, sendo adotado como padrão de conversão para outros gases (CO2 equivalente), quanto o ciclo do carbono. Além disso, foram apresentadas duas importantes ferramentas para o cálculo da pegada de carbono (Carbon Footprint e GHG Protocol), as quais possuem o objetivo de estimar a emissão de dióxido de carbono equivalente.

De forma geral, esse seminário abordou desde os conceitos de balanço de energia até às ferramentas de pegada de carbono, tendo como base o manuscrito "Estimativa de CO2 equivalente a partir da ferramenta GHG Protocol: aplicação na Universidade Federal de Lavras" , publicado em 2020 como capítulo do livro Universidades e Sustentabilidade: prática e indicadores.





Seminário: Bioaerossois e suas Influências em Processos Atmosféricos

Essa pesquisa foi apresentada ao núcleo pela atual membro Larissa Barros, e seu companheiro de pesquisa Wisley Rodrigues. Um dos professores responsáveis pela pesquisa foi o orientador do núcleo Marcelo Vieira da Silva Filho e sua colega de departamento Luciene Alves Siniscalchi.

O trabalho teve como objetivo identificar os principais microrganismos presentes na atmosfera e qual o papel desempenham na natureza, através da água da chuva coletada no campus. Tais microrganismos (fungos, vírus e bactérias) quando em suspensão na atmosfera são classificados como bioaerossóies, ou seja, partículas de origem biológicas suspensas no ar. Algumas bactérias presentes no ar podem funcionar como núcleos de condensação de nuvens, que iniciam o processo de formação de nuvens e outras participam ativamente do ciclo hidrológico.

Dos microrganismos separados em cultivados em laboratório, dois deles são conhecidos, como explica Larissa, foi identificado bactérias dos gêneros Staphhylococcus e Micrococcus, que também foram encontradas em uma pesquisa realizada pela Nasa na alta troposfera. Com isso foi possível identificar também que ocorre uma sazonalidade de bactérias e sua presença na atmosfera é influenciada principalmente por fatores meteorológicos, como temperatura e umidade relativa do ar.

Seminário: Tendências Meteorológicas e Anomalias de Evapotranspiração de Referência no Período de 2011-2017 para o Estado de Minas Gerais

Esta apresentação foi ministrada pelo discente de Engenharia Ambiental e Sanitária e atual membro do núcleo, Lucas Almeida. A apresentação teve o intuito de explicar o artigo “Tendências meteorológicas e anomalias de evapotranspiração de referência no período de 2011-2017 para o estado de Minas Gerais”.

Os objetivos do trabalho foram analisar as anomalias de evapotranspiração do período de 2011 a 2017 relacionando os resultados obtidos com a normal climatológica de 1981 a 2010 e verificar se houveram tendências válidas de acréscimo ou decréscimo para as variáveis insolação, velocidade do vento, umidade relativa e temperaturas máxima, média e mínimas para Minas.

Dessa forma, os dados meteorológicos do período de 2011 a 2017 começam a registrar tendências significativas de aumento de temperatura e diminuição de umidade relativa nas mesorregiões Norte e Nordeste de Minas em comparação a normal climatológica. Por fim, o monitoramento de anomalias meteorológicas torna-se uma ferramenta valiosa para auxiliar na mitigação de mudanças climáticas, estresse hídrico e manejo de água no solo.

Seminário: Efeito Estufa- Mecanismos e Principais Gases

Apresentação realizada pela Jaqueline e pelo Gustavo, membros do núcleo, acerca do mecanismo e dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.

O efeito estufa é um processo natural e fundamental para a ocorrência da vida na Terra, sendo responsável por manter a temperatura média do planeta ideal para o equilíbrio dos ecossistemas e sobrevivência das espécies.

No entanto, esse processo tem sido intensificado em consequência do aumento das concentrações dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Esse aumento constitui um dos principais componentes da alteração no balanço de energia no sistema Terra-Atmosfera, e consequentemente uma das causas do aquecimento global e das mudanças climáticas.

O seminário foi apresentado a fim de aprimorar as atividades realizadas pelo núcleo, tornando possível a aplicação deste conhecimento em projetos futuros.


Seminário: Estudo realizado pela OMS sobre as diretrizes da qualidade do ar.

A apresentação realizada pela Sabrina, integrante da nossa equipe, demonstrou as diretrizes da qualidade do ar para o Dióxido de Nitrogênio, Dióxido de Enxofre, Ozônio, Material Particulado e a função da legislação para proteção e redução de impactos da poluição atmosférica da saúde pública.