Membros: Arthur Oliveira, Calebe Castro, Floro Martins Neto, Gabriel Assis, Gabriel Oka Duarte, Geovanna Campos, Gustavo Cortez, Joaquim Caetano, João de Lima, João Lucas Gonçalves, João Lucas Rezende, Karla Gabrielli, Lana Carolina Ramos, Maria da Conceição Alves Sousa, Matheus Miranda, Michel Oliveira da Silva, Lucas Thiago Lucena, Lucas Fávero, Luiz Eduardo Rezende, Pedro Henrique Gomide, Vitor Manuel Lima, Tatielly Cristine Leal e Walisson Gonçalves Souza.
Local: Shopping Passeio das Águas - Goiânia-GO
Quando: 24 e 25/11/2024 das 9h00 às 21h00
Público alvo: Participantes da Campus Party Goiás 4 - Mais de 140 mil participantes.
Antes de falar sobre o evento, é preciso falar sobre a pessoa, ou seja, apresentamos o jovem Marco Antônio, que devido à paralisia cerebral é surdo e tem distonia (movimentos involuntários que comprometem a coordenação motora). Ele reside em Catalão - GO e faz extensão universitária conosco, em Jataí, por meio do projeto Escola de Games, da UFJ. Nós o orientamos de forma on-line e fomos sensibilizados pelo pedido de realizar o sonho dele: "- Criar o próprio jogo e mostrar que o surdo também é capaz".
Motivados de "fazer acontecer", de julho a novembro de 2024, ele participou das orientações e trabalhou com muito afinco e dedicação para finalizar um jogo, cujo tema é ensinar Libras para crianças. Uma versão bem simples, mas dada as adversidades, trata-se de um game espetacular.
Conseguimos levá-lo para expor na Campus Future, dentro da Campus Party Goiás 4. Foi um dos momentos mais impactantes da nossa vida acadêmica... Vê-lo protagonista da apresentação e principalmente, provando que uma pessoa surda é capaz de desenvolver tecnologias (e não apenas utilizar) foi singular. Mas, diríamos que transcendente foi ver a família (pais, tia e avó) viajando para Goiânia, apenas para assistir a apresentação dele. Muita lágrimas, sorrisos e abraços marcaram esse momento.
A educação e extensão universitária transformam vidas!
Local: Instituto Federal de Goiás/Jataí - Campus Flamboyant
Quando: 26/11/2024 das 8h00 às 16h00
Público alvo: Estudantes do 6º E.F. ao 3º do E.M, de Escolas da Rede Pública de Ensino.
No dia 26 de novembro, foi realizada a 2ª Mostra de Games de Jataí, no Instituto Federal de Goiás/Jataí, Campus Flamboyant. Durante todo o dia, os estudantes do CEPI João Roberto e do CEPI Serafim de Carvalho expuseram os jogos produzidos ao longo das oficinas realizadas. Na abertura, contamos com a presenças da seguintes autoridades: Vice-Prefeito, Geneilton Assis; Secretária de Desenvolvimento Econômico: Natália Martins Ferreira; Presidente da Câmara: Abimael Silva; Vereador: Carlos Canzi; Coordenadora Regional de Educação: Profa. Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues; Diretor do IFG/Jataí: Ruberley Rodrigues de Souza; Reitor da UFJ: prof. Christiano Peres Coelho, que falaram sobre a importância de desenvolver tecnologia.
Recebemos a participação de dez unidades escolares do município. Além de experimentar os jogos produzidos, eles puderam participar das seguintes oficinas:
Reescrevendo Narrativas de Games: Meninas em STEM;
Desenhando Mundos: Criando o Primeiro "Game Design Document" (GDD);
Oficina de criação de um jogo de corrida em Scratch;
Pixel e Paletas: Explorando a Estética e a Arte nos Jogos Digitais;
Explorando Universos: Entendendo MOBA, RPG, Jogos Casuais e suas Mecânicas.
Cobertura da Mídia:
Jornal Anhanguera: https://globoplay.globo.com/v/13131329/
Cidade Urgente: https://www.youtube.com/live/5y5KgvG1Pg0?si=8-wVW-UAy0FIOZcA&t=4811
Local: Fazendinha do Parque de Exposições de Jataí
Quando: 22/10/2024 das 8h00 às 16h00
Público alvo: Estudantes do 6º ao 9º do E.F, do CEPI Serafim de Carvalho
No dia 22 de outubro, foi realizada a primeira Oficina de Games no Parque de Exposições de Jataí aos alunos do CEPI Serafim de Carvalho. Com o dia repleto de atividades, iniciamos com uma calorosa recepção da equipe do Sindicato Rural, que nos entregou camisetas e garrafinhas de água personalizadas.
Destacamos as falas do presidente do Sindicato Rural de Jataí, o Sr. Evandro Barros, seguido pela fala do gestor do Parque Tecnológico Jataí, o Sr. Carlos Alberto Costa sobre a importância dos jovens em aprender sobre tecnologia. As atividades foram divididas em três grandes momentos: Criação do roteiro, codificação dos primeiros games e apresentação aos pares.
Como o dia foi repleto de atividades, a equipe do sindicato ainda nos recebeu com café da manhã, serviu um delicioso almoço e encerramos com um saboroso lanche da tarde. Foi um dia muito especial e que certamente levaremos eternamente em nossos corações. Agradecimentos ao apoio dos patrocinadores: @sindicatoruraldejatai e @compassos.agro e da participação da @jataitech.
Cobertura da Mídia:
Sucesso no Campo - https://youtu.be/YhPtb_onor4?si=Zenly6UrS_vjldZA
Band Cidade Interior - https://www.youtube.com/watch?v=fDF4I7VN8hU&t=681s
Local: Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Manaus - AM
Quando: 30/09/2024 a 03/10/2024, das 8h00 às 18h00
Público-alvo: Líderes, vice-líderes e membros (pesquisadores e estudantes) de qualquer GP que envolva temáticas relacionadas a Jogos e Entretenimento Digital.
O WGP-Jogos, uma atividade do SBGames 2024, de caráter nacional, objetiva que participantes selecionados, representando Grupos de Pesquisa (GP), registrados ou não no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, discutam o papel dos GP do País no fomento à área de Jogos e Entretenimento Digital.
Entende-se um GP como sendo a base para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica de forma eficiente, eficaz e relevante.
Objetivo Geral: Discutir a composição, funcionamento, gerenciamento e pesquisas feitas pelos GP na área. Os Objetivos Específicos do WGP-Jogos incluem: a) Identificar, reconhecer, divulgar e valorizar os GP e suas competências; b) Identificar as áreas de pesquisa sendo exploradas em relação aos Grandes Desafios de Pesquisa na Área, resultado do GranDGamesBR 2020-2023 (DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-27639-2). c) Fomentar e facilitar a colaboração entre pesquisadores dos GP com interesses semelhantes e/ou complementares; d)Estimular projetos multidisciplinares, criativos e ambiciosos; e) Otimizar recursos físicos e humanos.
Local: Remoto, pois o aluno atendido reside em Catalão - GO.
Quando: 01/08/2024 a 31/12/2024, semanalmente, das 18h00 às 19h30
Público alvo: Pessoas com Deficiência
Trata-se de uma atividade pioneira que vimos desenvolvendo nos últimos meses e que vai além da simples inclusão de pessoas com deficiência no uso de jogos digitais. Afinal, criamos um conjunto de atividades que visam capacitar esses indivíduos para desenvolverem habilidades criativas e técnicas, oferecendo a oportunidade para que eles criem seus próprios jogos digitais e se tornem protagonistas nesse processo.
Em linhas gerais, a comunidade acadêmica (extensionistas) promove capacitações personalizadas, levando em consideração as necessidades individuais do participante, permitindo-lhes explorar o universo da criação de jogos, envolvendo aspectos como a narrativa, estética, gameplay e a programação. Naturalmente, contamos com a colaboração da intérprete que é essencial para a comunicação com um dos participantes, que é Surdo não oralizado (não faz leitura labial) e adota, exclusivamente, a língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação.
O dia 26 de setembro foi agitado por aqui. Afinal, os estudantes do CEPI João Roberto estiveram no estande do curso de Ciências da Computação, da UFJ, para apresentarem os seus jogos. Inúmeros estudantes de Jataí e região estiveram presentes e puderam jogar os games produzidos pelos jovens estudantes.
Local: UFJ/Campus Jatobá
Quando: 26/09/2024, das 7h30 às 17h00
Público-alvo: Comunidade escolar de Jataí e região
Lei Paulo Gustavo
A manhã do dia 12 de junho de 2024 foi inesquecível para os estudantes do CEPI João Roberto e os condôminos do Vila Vida para trocarem experiências e cujas histórias servem como tema para os jogos.
Local: CEPI João Roberto de Moreira.
Quando: 12/06/2024, das 8h00 às 9h30
Público-alvo: Comunidade acadêmica do CEPI João Roberto Moreira, condôminos do Vila Vida e acadêmicos da UFJ e IF/Jataí.
Cobertura da Mídia:
https://www.youtube.com/live/8syvyN3g1iA?si=_TLYDUsYgb7fk4g6&t=4987
Local: CEPI João Roberto Moreira.
Quando: 17/04/2024 a 21/11/2024, das 8h00 às 9h30
Público alvo: Estudantes do 9º E.F ao 3º E.M.
O ano de 2024 foi especial para os estudantes do CEPI João Roberto Moreira e da UFJ. Afinal de contas, durante dois semestres, as atividades de extensão se concentraram na unidade escola.
No primeiro semestre, nos concentramos na criação do roteiro e do Mini Game Design Document. Já no segundo semestre, nos voltamos para o desenvolvimento do game propriamente.
Ontem, no dia 22 de outubro, foi realizada a primeira Oficina de Games na Pecuária, onde diversas palestras sobre jogos, desde sua criação até o seu desenvolvimento, englobando todo o seu processo criativo, foram ministradas. O evento foi uma parceria da Escola de Games com o @sindicatoruraldejatai e com apoio do @compassos.agro e da @jataitech e foi prestigiado pelos alunos do @cepi_serafim_jti!
Local: Auditório do Campus Riachuelo, IF/Jataí.
Quando: 09 /02/2024, das 8h00 às 9h30
Público alvo: Professores e TAE do IF/Jataí
Cobertura na Mídia
Manhã Notícias: https://www.youtube.com/live/8syvyN3g1iA?si=_TLYDUsYgb7fk4g6&t=4987
A manhã do dia 09 de fevereiro foi extremamente produtiva. Afinal, das 8h às 9h30, a professora Ana Paula esteve no IF/Jataí para proferir palestra sobre a inserção da Computação no Ensino Médio. Foi uma experiência encantadora, com muita troca de experiências e contatos para novas parcerias.
Local: Estádio Mané Garrincha - Brasília/DF
Quando: 14/04/2024 e 15/04/2024
Público alvo: Participantes da Campus Party Brasília
A manhã do dia 09 de fevereiro foi extremamente produtiva. Afinal, das 8h às 9h30, a professora Ana Paula esteve no IF/Jataí para proferir palestra sobre a inserção da Computação no Ensino Médio. Foi uma experiência encantadora, com muita troca de experiências e contatos para novas parcerias.
Local: Auditório do Campus Riachuelo, IF/Jataí.
Quando: 09 /02/2024, das 8h00 às 9h30
Público alvo: Professores e TAE do IF/Jataí
A manhã do dia 17 e 18 de janeiro foram intensos por aqui. Afinal, a professora Ana Paula esteve no CPMG Nestório Ribeiro para realizar uma oficina aos professoras da estimada instituição. Na oportunidade, pudemos falar um pouco sobre inovação e sobre a inserção da computação no ensino básico. Foram duas manhãs de muito aprendizado, compartilhamento e diversão!
Local: CPMG Nestório Ribeiro.
Quando: 17 e 18/01/2024, das 8h00 às 9h30
Público alvo: Professores do CPMG Nestório Ribeiro
Local: On-line, https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94449900595?pwd=UjQwMnEzejlta01rSTZQbHo5OG5CZz09 .
Quando: 30/01/2024, das 14h30 às 15h30 (Brasil) e 17h30 às 18h30 (Portugal)
Público alvo: Membros do IPB e da UFJ.
O dia 30 de janeiro ficará marcado em nossos corações. Afinal, a convite do professor Dr. Vitor Gonçalves, do Instituto Politécnico de Bragança, participamos de uma aula aberta destinada aos alunos do programa de mestrado daquela instituição, mais especificamente, aos matriculados na disciplina de Desenvolvimento de Produtos Multimídia do Mestrado TIC na Educação e Formação. Na oportunidade, o discente Calebe Miranda e a profa. Ana Paula abordaram o tema: "Criação de Aulas com Realidade Aumentada: Promovendo uma experiência envolvente e interativa". Partindo da provocação "Como a aplicação de RA pode promover um ambiente envolvente e interativo, em sala de aula?", falaram por mais de 1 hora sobre:
Definições e contexto histórico de RV, RA;
Elementos chave da experiência em RV;
Protocolo para uso de RA em sala de aula e exemplos de aplicações;
Apresentação de um roteiro para criação de jogo, usando o Scratch;
As reuniões com a equipe do EG 2024 acontecem semanalmente, com o propósito de atingir os objetivos específicos do projeto, que a saber são:
Capacitação para novos membros;
Escrita de artigos científicos e apresentações em eventos;
Identificar unidade escola a ser atendida;
Criar material de apoio para as capacitações;
Aplicar o curso aos alunos da unidade escolar;