Bolsista: Luciano Ferreira de Carvalho Neto
Membros: Gustavo Borges Guimarães, Hugo Francisco Medeiros Barreto, Lígia Gouveia Silva, Luciano Ferreira de Carvalho Neto, Pedro Henrique Medeiros, Verônica Mendes da Silva e Vitor Martins Costa
O dia 16/12 foi especial para os membros da Escola de Games, afinal, aconteceu aconteceu a cerimônia de encerramento do ciclo de capacitações de 2021. Durante o evento, totalmente virutal, contamos com a participação especial do prof. Robson Gonçalves Fechine Feitosa, do Instituto Federal do Ceará, Campus Crato. Na oportunidade, os alunos atendidos pelo projeto puderam compartilhar a percepção da participação da ação. Os alunos que criaram os jogos receberam uma carta convite para participarem da Feira das Profissões de 2022, no estande do curso de Ciências da Computação da UFJ.
No dia 02/12 aconteceu um bate-papo com a equipe do projeto de extensão Sinfonia na cidade. Uma parceria interinstitucional e interdisciplinar (Arquitetura UFFS/Campus Erechin-RS e Ciências da Computação/UFJ), resultando no Sinfonia em Games
Bate-papo com a equipe da PROEC/UFG sobre o artigo que publicamos na Revista da UFG, em 2020, intitulado "Escola de Games: relato de experiência da aplicação de um curso piloto."
Acesse o link: https://youtu.be/Sgy01o6eb1Q a partir do tempo 23 min
O tão aguardado período das capacitações 2021 se aproxima!
Quem pode se inscrever? Jovens entre 13 e 15 anos.
Onde realizar as inscrições? Preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/ipJug4pv3dP3hiLL6
Qual o período de inscrições? 14 a 22 de outubro de 2021.
Quando serão as aulas? Entre os dias 25 de outubro a 09 de novembro, das 18h30 às 20h.
Como serão as aulas? Em formato on-line, via Google Meet
Haverá certificado? Sim, para os participantes que tiverem um percentual maior ou igual a 75 % de presença.
Membros da Escola de Games participaram do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão (CONEPE) da UFJ, cujas gravações para a banca avaliadora aconteceu entre os dias 11 a 15 de outubro, de forma remota.
Na oportunidade, o discente Pedro Henrique Medeiros apresentou o projeto de pesquisa, fruto de uma Iniciação Científica e intitulado: PESQUISA-AÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Já como trabalhos da modalidade PROBEC/PROVEC, os discentes: Vitor Martins Costa apresentou o trabalho: EXTENSÃO E EMPREENDEDORISMO: PARTICIPAÇÃO NA CAMPUS PARTY BRASIL 2021 e o bolsista Luciano Ferreira de Carvalho Neto, o trabalho: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM APRESENTAR TRABALHO CIENTÍFICO NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (CBEU)
Membros da Escola de Games participaram do primeiro evento internacional, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro de forma remota. Trata-se do IX Congresso Nacional da Extensão e VIII Jornada de Extensão do Mercosul, contando com representantes de 18 países da América Latina e Caribe.
Na oportunidade, o discente Pedro Henrique Medeiros e a egressa Tamara Cristina Ferreira apresentaram, respectivamente, os artigos intitulados: Escola de games: relato de experiência da participação extensionista no Espaço das Profissões, no eixo temático G-2: Comunicación, difusión y visibilización de la extensión. Mesa A e Formação de integrantes da Escola de games durante a pandemia: um relato de experiência sob a perspectiva do instrutor G-5: Propuestas de formación en extensión.
Link das apresentações:
Discentes do curso de Ciências da Computação, membros da Escola de Games, participaram da Campus Party Brasil. O evento aconteceu em formato remoto, entre os dias 22 e 24 de julho. Na oportunidade, a equipe se inscreveu na maratona de negócios disruptivos e propuseram o GirlS2team, uma solução que visa atrair meninas para cursos das áreas de STEM, o acrônimo inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O diferencial da proposta foi aliar os temas abordados nas oficinas da Escola de Games enfatizando o desenvolvimento das habilidades da "soft skill".
Discentes do Escola de Games publicaram o trabalho intitulado: "Escola de Games em tempos de pandemia: como promover a equidade de acesso aos participantes?" e participaram das discussões no Laboratório de Ideias do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp). Trata-se de um evento promovido pela Sociedade Brasileira em Computação (SBC), sendo realizado virtualmente.
A equipe do projeto de Extensão Escola de Games apresentou trabalhos no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, um evento de referência para a extensão brasileira.
O evento aconteceu de forma remota nos dias 24 e 26 de fevereiro das 18h30 até às 19h30. Os participantes receberam emissão de certificado com horas atividades. Houve uma seleção para os interessados em ingressar no projeto no ano de 2021.
As reuniões com a equipe do EG 2021 acontecem mensalmente, com o propósito de atingir os objetivos específicos do projeto, que a saber são:
Capacitação para novos membros;
Escrita de artigos científicos e apresentações em eventos;
Identificar unidade escola a ser atendida;
Criar material de apoio para as capacitações;
Aplicar o curso aos alunos da unidade escolar;