Bolsista: Pedro Henrique Medeiros
Membros: João Pedro Lopes Teixeira, Maria Antônia Baraldi Névoa, Maria da Conceição Alves Sousa. Renato Marques Cunha e Vitor Ferreira da Silva.
(2022/1) Gustavo Borges Guimarães, Lígia Gouveia Silva, Verônica Mendes Silva, Vitor Costa Martins
Na tarde do dia 06 de dezembro, alguns membros da equipe Escola de Games prestigiou o evento de culminância dos projetos desenvolvidos no CEPI José Feliciano Ferreira. Na oportunidade, os alunos da unidade escolar apresentaram os jogos desenvolvidos para a comunidade escolar. Foi um momento festivo em que os estudantes concluintes das aulas do projeto receberam o certificado de participação, a caneca da Escola de Games e uma carta convite para que os discentes apresentem os próprios jogos no estande do curso de Ciências da Computação, da UFJ, na Feira das Profissões 2023.
O SEREX aconteceu entre os dias 16 e 17 de novembro, na capital federal, a Universidade de Brasília (UnB). A equipe Escola de Games teve a honra de apresentar o trabalho na modalidade oral. Depois da pandemia, esta foi a primeira oportunidade para que os discentes e docentes pudessem falar aos pares, ouvindo sugestões e estabelecendo novas parcerias.
Na tarde do dia 20 de outubro, membros do projeto de extensão participaram de uma roda de conversa no 1º Seminário de Extensão Universitária do Sudoeste Goiano. Na oportunidade, os participantes relataram a experiência vivenciada na cerimônia de encerramento, em ambiente virtual imersivo, ocorrida em dezembro de 2021.
Fala, comunidade acadêmica! Iremos realizar uma capacitação para interessados em ingressar no projeto Escola de Games. A capacitação será presencial e ocorrerá em quatro encontros.
Data: 14/10, 21/10, 28/10 e 04/11;
Horário: 15h30 às 17h;
Local: LEC3 (Piso superior do bloco das exatas);
Pré-requisito: Nenhum;
Inscrição: https://forms.gle/wJFsY2pSD3tkAupR7
Depois da capacitação, haverá uma entrevista para selecionar 5 novos membros para atuarem no projeto. Por isso, reiteramos que é imprescindível fazer a capacitação caso queira fazer parte da equipe.
No dia 18 de agosto, parte da equipe do projeto esteve presente no CEPI José Feliciano Ferreira, em parceria do professor Henrique, para apresentar o projeto. Foi um momento ímpar, pois tivemos a oportunidade de entrar em cada uma das salas da escola e conversar com os alunos, apresentando o potencial da área de computação para o futuro profissional deles. Ao final, os alunos foram convidados a preencher um formulário de intenção de participação no projeto. Para a nossa felicidade em poucos minutos, a lista foi preenchida, tendo muitos ficado na lista de espera.
No dia 12 de agosto, parte da equipe do projeto foi calorosamente recebida pela comunidade escolar do Colégio Estadual Vital de Oliveira, do município de Santa Helena de Goiás - GO. Na oportunidade, foram apresentados os potenciais de cada equipe e traçado um conjunto de metas, com o objetivo de aproximar os jovens estudantes da programação.
O Selo de Inovação é um concurso que promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e conta com o apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups. O evento tem por objetivo selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas.
Entre 25 projetos nacionais, a Escola de Games foi selecionado entre os finalistas e ficou entre os cinco melhores trabalhos, sendo apresentado durante o COMPUTEC, evento base do CSBC.
#SomosTop5 #Inovação #COMPUTEC #42ºCSBC
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.
Trata-se de um programa nacional de apoio à empreendimentos de base tecnológica em estágios iniciais, de ideação e de prototipação, que envolvem elevado risco tecnológico e mercadológico. São responsáveis/apoiam este programa o MCTI, Finep, CNPq, CONFAP, Certi e a FAPEG (estado de Goiás).
No edital lançado em 2021, o Centelha/GO contou com 1.276 empreendedores cadastrados, 313 ideias inovadoras iniciadas, 451 ideias inovadoras submetidas, sendo selecionadas apenas 200 projetos na primeira fase, 100 projetos na segunda fase e 50 projetos na terceira fase (para obtenção de fomento).
Mesmo navegando pela primeira vez por novos mares (startup e empreendedorismo), a equipe Escola de Games fez bonito. Afinal, conseguiu passar pelas três fases e ficou aprovada como suplente para obtenção de fomento.
No dia 08 e 09 de junho, parte da equipe da Escola de Games esteve participando de reuniões presenciais no CEPI José Ferreira e CEPI João Roberto Moreira, respectivamente, para tratar as ações de 2022/2.
Ainda neste sentido, em 22 de junho, recebemos a visita dos professores do Colégio Estadual Vital de Oliveira, de Santa Helena do Estado de Goiás, para também atuarmos em parceria para 2022/2
Entre 15 a 19 de junho aconteceu em Goiânia-GO a Campus Party Goiás 2.
Em 02 de junho parte da equipe Escola de Games participou da CompartilhAÇÃO, uma rodas de conversa promovida pela Proece, com o objetivo de fortalecer e integrar as ações de extensão na universidade. Na oportunidade, compartilhamos com os demais colegas extensionistas, os objetivos, estratégias metodológicas, população alvo e resultados almejados da Escola de Games.
Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu a Feria das Profissões da UFJ. Segundo a Pro-reitoria de Graduação (Prograd/UFJ), em dois dias a UFJ abriu os portões para receber:
Visitantes previamente cadastrados: Mais de 1800.
Caravanas de 11 cidades (contando com Jataí): ALTO GARÇAS – MT, CAÇU, INACIOLÂNDIA, IPORÁ, JATAÍ, MINEIROS, PALESTINA DE GOIÁS, QUIRINÓPOLIS, RIO VERDE, SANTA HELENA DE GOIÁS, SERRANÓPOLIS )
Unidades escolares de Jataí: 17 (CEPI José Feliciano Ferreira, Colégio Estadual Frei Domingos, Centro de Ensino em Período Integral João Roberto Moreira, CEPI Serafim De Carvalho, CEPMG Nestório Ribeiro, Colégio Estadual José Manoel Vilela, Escola Estadual Washington Barros França, Colégio Estadual Alcântara de Carvalho, Colégio Estadual Marcondes De Godoy, Colégio Anglo Jataí, Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, Colégio Dinâmico, Colégio Talento Objetivo, IPSG, Colégio Êxito e Fundação Raízen (crianças)
Em 09 de abril acontece a capacitação para novos membros da equipe Escola de Games. Todos os discentes da UFJ foram convidados para participar da formação, que valerá como horas atividades.
Formato: Remoto
Horário: 14h
Link: https://meet.google.com/yxz-yeri-euq
Em 07 de fevereiro aconteceu de forma remota reunião entre os professores Renan Vinícius (IF Goiano - Iporá), Pedro Henrique (UFJF) e Ana Paula (UFJ). Na oportunidade, trataram de possíveis parcerias entre as instituições para darem andamento à missão de ensinar o pensamento computacional através da construção de jogos digitais. Foi um momento nostálgico, descontraído e com fortes perspectivas futuras.
As reuniões com a equipe do EG 2022 acontecem mensalmente, com o propósito de atingir os objetivos específicos do projeto, que a saber são:
Capacitação para novos membros;
Escrita de artigos científicos e apresentações em eventos;
Identificar unidade escola a ser atendida;
Criar material de apoio para as capacitações;
Aplicar o curso aos alunos da unidade escolar;