Extensão

Projetos em andamento

Conhecendo o resíduo orgânico gerado em diferentes estabelecimentos do município de Campos dos Goytacazes/RJ.

Coordenação: Daniel Gonçalves

Nos acompanhe no Instagram

Instagram

projeto.residuoscampos

O que o projeto aborda??

CARD 2022_v2.pptx

É de preocupação global os crescentes efeitos das mudanças climáticas e a urgente necessidade de ações preventivas ou implantação de medidas que diminuam danos ao meio ambiente. Diversos estudos têm demonstrado que resíduos vegetais e animais gerados em diferentes estabelecimentos podem ser reaproveitados ou destinados para fins menos prejudiciais ao meio ambiente. Dentre estes os resíduos, materiais de origem vegetal merecem destaque pelo seu potencial reaproveitamento tanto na geração de outros produtos, quanto na capacidade de fornecer nutrientes ao solo. Mais especificamente, materiais que não podem ser aproveitados para alimentação humana ou animal podem ser destinados à compostagem ao invés do descarte comum. Para isso, é necessário que se estabeleça o perfil do resíduo gerado, para que, assim, sejam adotados procedimentos de separação e manejo adequados. Com base no exposto, este Projeto de Extensão se insere tanto na etapa inicial de caracterização do resíduo sólido gerado em diversos estabelecimentos do município de Campos dos Goytacazes/RJ, quanto no levantamento de possíveis medidas de diminuição, aproveitamento, ou destinação do resíduo orgânico, com ênfase nos de origem vegetal. A partir dos dados será possível, também, estabelecer parâmetros necessários para o projeto de implantação de sistema de compostagem, podendo ser central (na Universidade) e/ou individual (nos estabelecimentos), dependendo do interesse do(a) proprietário e/ou responsável.

Projetos Finalizados

Rastreamento e capacitação para produção sustentável de produtos de frutas locais em comunidades rurais. (2018-2019)

Coordenação: Nádia Rosa Pereira

De acordo com a metodologia de ação do projeto, inicialmente, na primeira etapa do projeto, foi feito o levantamento do número de produtores, com auxílio de técnicos e profissionais da Emater Rio, Pesagro-Rio e Comércio de produtos a base de frutas da região. Em seguida, o questionário foi elaborado e aplicado. Nesse questionário constava os dados cadastrais, produção agrícola, disponibilidade em participar do projeto, quais produtos já são elaborados pelo produtor, e o interesse em participar, posteriormente, dos cursos de capacitação dos processamentos de frutas e hortaliças.

A segunda etapa foi a realização de estudos de formas de processamento das frutas e hortaliças encontradas na região avaliada no projeto. A escolha dos produtos foi baseada nas respostas dos produtores com a aplicação do questionário realizada na primeira etapa do projeto.

A terceira etapa foi a elaboração das cartilhas com noções de Boas Práticas de Fabricação, métodos de conservação e os fluxogramas de produção dos processamentos das frutas e hortaliças para elaboração dos produtos (minimamente processados, frutas em caldas, geléias, produtos secos e molho de tomate). As cartilhas foram entregues nos dias de treinamento/capacitação dos produtores rurais interessados em participar desta etapa. Os temas dos cursos foram: “Conservação de alimentos e boas práticas de fabricação”; ”Processamento mínimo de frutas e hortaliças”; “Processamento de frutas: geleia e frutas em calda”; “Fabricação de alimentos desidratados” e “Elaboração do molho de tomate”. Ao todo, foram três dias de cursos de capacitação, teóricos e práticos, sendo 5 temas desenvolvidos e realizados nos dias 17, 21 e 29 de maio de 2019.

Produtos: Cartilhas de processamento e relatórios