Resistência microbiana:

Uma análise dos casos de tuberculose

Tipologia: Minicurso

Ministrantes: Rita Terezinha de Oliveira Carneiro, Taís de Sousa Sá Teles, Camille de Oliveira e Raiza Cazumba de Jesus Carvalho

Publico alvo: Alunos de ensino fundamental e médio, e graduando

Local: sala 3 do LABOFIS (Quadra da física, fundo do módulo 4)

Carga horária: 4

Período: 18 de outubro de 2018, das 14:00 horas às 18:00 horas

Vagas disponíveis: 30

Resumo

O fenômeno de resistência microbiana aos fármacos destinados ao seu combate é real e preocupa, especialmente quando tal fenômeno é registrado no curso de doenças infectocontagiosas como a tuberculose, que apresenta alta taxa de morbi-mortalidade em todo o mundo. Portanto, a discussão sobre esse tema é de grande importância, haja vista que se trata de um assunto de interesse para saúde coletiva.

Objetivos

Elucidar os mecanismos de aquisição de resistência aos fármacos utilizados pelos agentes etiológicos da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) cuja taxa de mortalidade é alta em todo o mundo, mas especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, além de promover a discussão sobre a vias de minimizar o impacto da resistência microbiana na saúde pública.

Programação

Discussão do tema a partir da exposição dos resultados mais atuais de pesquisas científicas a respeito da fisiologia e metabolismo do M. tuberculosis que explicam sua adaptação e evolução na espécie humana ao longo de séculos.