PELA REPRESENTAÇÃO; AS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE SÉCULOS

Tipologia: Oficina

Ministrantes: Gemicrê do Nascimento Silva

Publico alvo: Alunos, Educadores, Profissionais interessados em Arte e a Comunidade.

Local: Casa do Sertão

Carga horária: 4

Período: dias 15, 17 e 18 de outubro, das 8 as 12

Vagas disponíveis: 4 por turno

Resumo

Quando iniciamos nossos estudos ainda na alfabetização, uma transformação acontece em nossas cabeças. Na academia, dividimos a arte, o que não é de todo mau, no entanto dá impressão que em determinado tempo os movimentos anteriores se encerraram e iniciou um novo movimento, onde o passado é esquecido. Não é assim. Os movimentos artísticos não morrem de repente, apenas surgem outros que às vezes permanecem harmonicamente, convivendo e criando seus seguidores. A ruptura é mais no campo ideológico que real. Hoje, temos grandes pintores do barroco, renascentista, etc. Os Desenhos, as pinturas não são de hoje, existe desde os tempos mais remotos, no entanto ganhou novos espaços.

A obtenção de pigmentos minerais a partir dos elementos naturais é uma técnica utilizada desde a pré-história na construção dos desenhos rupestres. A oficina PELA REPRESENTAÇÃO; AS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE SÉCULOS terão sua base a partir dos elementos naturais e a Terra, onde propomos resgatar essas técnicas apresentando uma maneira simples e criativa formas de se obter variadas matizes e como essas podem ser aplicadas na pintura de paredes, telas e objetos de arte.

Objetivos

Socializar as experiências desenvolvidas no projeto “ARTE COM PIGMENTOS NATURAIS”, que vem sendo realizado através do apoio da PROEX e do Departamento de Letras e Artes, divulgando conhecimentos das tradições dos nossos ancestrais em se obter pigmentos a partir do uso da terra.

Programação

  1. Apresentação da gênese e formação do solo e suas características físico-químicas
  2. Preparação dos pigmentos
  3. Aplicação