Tipologia: Minicurso
Ministrantes: Rita Terezinha de Oliveira Carneiro e Marcielle Silva dos Santos
Publico alvo: Alunos de ensino fundamental e médio, e graduandos da UEFS
Local: sala 3 do LABOFIS (Quadra da física, fundo do módulo 4)
Carga horária: 4
Período: 19 de outubro de 2018, das 8:00 horas às 12:00 horas
Vagas disponíveis: 30
A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo Mycobaterium tuberculosis, e considerada como um grave problema de saúde pública mundial, cuja ocorrência está diretamente associada às características sócio demográficas da população. Seus registros são encontrados ao longo de séculos em muitos países, tal como o Brasil que ocupa a 16ª posição no ranque mundial de casos absolutos da doença. Dentre os estados brasileiros, a Bahia configura-se como a 3ª capital em notificação da doença. Apesar da alta taxa de morbi-mortalidade relacionada à TB, a doença é passível de cura, que por sua vez é obtida através de tratamento medicamentoso. Todavia, o que se observa é o marcante fenômeno de adaptação e evolução do M. tubercolusis nos diversos grupos populacionais. Esses dados, portanto, justificam o debate acerca de um problema de saúde pública que resiste por séculos, além disso a discussão sobre os mecanismos que favorecem a adaptação do M. tuberculosis na espécie humana pode sensibilizar os participantes sobre a importância da adesão ao tratamento da doença para a sua erradicação.
Sensibilizar os participantes do minicurso sobre a importância da adesão ao tratamento anti-TB para o controle da tuberculose, através do debate sobre as estratégias utilizadas pelo M. tuberculosis para se adaptar ao ser humano e promover a evolução da doença.
Discussão do tema a partir da exposição dos resultados mais atuais de pesquisas científicas a respeito da fisiologia e metabolismo do M. tuberculosis que explicam sua adaptação e evolução na espécie humana ao longo de séculos.