GRUPO 6/5 MATUTINO E 6/5 B VESPERTINO

Queridas famílias! 💌

Compartilhamos os Relatórios das Ações Comunicativas do grupo VI/V Matutino e VI/V B Vespertino deste ano 2020. "Fisicamente, habitamos um espaço, mas sentimentalmente, somos habitados por uma memória"

(José Saramago)

Livro para Jana 2020.pptx
RELATORIO SINTESE G65 MAT.Última versão.pdf



RELATORIO SINTESE G65 VESP. Última Versão.pdf





Olá, Famílias! Nesta semana, compartilhamos com vocês a finalização das nossas caminhadas de apresentação das escolas do ensino fundamental. Convidamos a tod@s para conhecerem um pouco de nossos amados animais de estimação🐾🐾 Segundo o pesquisador Daniel Mills, " Ter um animal de estimação em sua casa pode aliviar parte do estresse psicológico associado ao isolamento"🐾🐾💕






Queridas famílias 💌 Desde a semana passada, estamos apresentando escolas do ensino fundamental para as crianças conhecerem. "Do ponto de vista das crianças, não há fragmentação entre a educação infantil e ensino fundamental. Os dois são instâncias de formação cultural, ver as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais" Sônia Kramer

Compartilhamos a história "Coach", do autor Rodrigo Folgueira e ilustração de Poly Bernatene, contada pela professora Micheli. Seguimos com a brincadeira de detetive e, convidamos aos "detetives mirins", retirarem sua carteira na próxima semana na troca de livros✍🏼






Olá, famílias! 💕 Prosseguimos compartilhando narrativas que possibilitem o conhecimento e a valorização de contribuições histórico- culturais de outros povos. Nesta semana, a professora Olga conta uma lenda africana em podcast da galinha de Angola. "Só sei que nada sei" Sócrates

Olá, famílias! Nesta semana, compartilhamos a brincadeira de detetive👀 "A habilidade para focalizar a própria atenção é um determinante essencial do sucesso ou não de qualquer operação prática, pois a criança deve prestar atenção para poder ver. A atenção auxiliada pela fala, (...) cria condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro". Vygotsky

Queridas famílias! 💌

Desde o período de inserção, em março, pontuamos em nosso planejamento acesso a narrativas que possibilitem o conhecimento e a valorização de contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América. Convidamos para ouvir a história "Sou indígena e sou criança" do autor César Obeid, ilustrações Tainá Borges, editora Moderna, contada pela professora Janaina. "Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso" Aristóteles

Queridas famílias 💌

" Quanto mais a criança veja, olhe e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, mais considerável e produtiva será, nas outras circunstâncias, a atividade de sua imaginação" Vygotsky 🌬️ Respirem fundo e embarquem na aventura da história: " Quem soltou o Pum?" , dos autores Blandina Franco e José Carlos Lollo, contada pela professora Micheli e a parte 2 da Yoga, (aprendendo novas posições), com a professora Denilze!

Olá, Famílias!💕

"Sabemos que as mídias não só asseguram formas de socialização e transmissão simbólica, mas também participam como elementos importantes da nossa prática sociocultural na construção de significados da nossa inteligibilidade do mundo. E apesar das mediações culturais ocorrerem de qualquer maneira, as mediações pedagógicas visam capacitar crianças e professores para uma recepção ativa e a uma produção responsável que auxilie na construção de uma atitude mais crítica em relação ao que assistem, acessam, interagem, produzem e compartilham, visto que a precariedade da reflexão sobre linguagens, conteúdos, meios e interesses econômicos impede uma compreensão mais rica."

(FANTIN, 2011.p.28) Compartilhamos brincadeiras e percepções sobre a natureza da qual todos fazemos parte!🌱

Queridas famílias! Nesta semana, a sugestão de proposta é uma aula de yoga, que de forma divertida e simples, irá contribuir para o desenvolvimento das crianças, pois além dos benefícios físicos, acalma, ampliando a paciência, auto estima e a confiança delas. Embarquem nesta proposta com a professora de educação física, Denilze! Confiram também a história em nosso Podcast: "Quero um bicho de estimação", da autora Lauren Child. Ouvir histórias aguça o imaginário infantil, além de despertar o habito pela leitura.

Olá, famílias 💕 Semana passada entramos no mundo da imaginação, brincando com os elementos à nossa volta (vassoura e papelão). Nesta semana, prosseguimos a entrada no faz de conta, sugerindo a história de um cachorro de estimação chamado "Não " contada pela professora Michele💕


" O papel do pensamento, da imaginação, do afeto, da memória no funcionamento psíquico será distinto em cada pessoa e guardará as marcas de suas pertenças histórico- culturais" Vigotsky


Olá, famílias! 💕 Nesta semana, a sugestão de proposta foi elaborada em PodCast e em vídeo! Confiram a história do "Bichinho da maçã "do autor Ziraldo💕. Contar histórias para crianças fortalece vínculos afetivos, desenvolve a linguagem oral e escrita, além de desenvolver o habito pela leitura na crianças.

PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS

Olá, famílias!💕Nesta semana, recebemos a visita da Assistente social Rosângela Costa, que compartilha uma conversa sobre a segurança das crianças com a gente, que neste momento de isolamento social, as crianças estão mais vulneráveis, pois estão ficando com outras pessoas para que sua família possa ir trabalhar.

AMARRANDO OS CADARÇOS

A sugestão de proposta para esta semana, é a de ensinar as crianças a amarrar o cadarço, sendo este um processo gradual, onde cada criança tem seu próprio ritmo, que vem de acordo com a sua autonomia e habilidade. O ato de amarrar o cadarço irá possibilitar a ampliação da sua coordenação motora fina e sua atenção, além de auxiliar no desenvolvimentos da sua concentração e paciência.

Olá, famílias 💕! Nesta semana, a sugestão de proposta é a de convidarmos a tod@s para uma reflexão sobre nosso tempo.

"Seiscentos e sessenta e seis

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas

Quando se vê, já é sexta-feira

Quando se vê, passaram sessenta anos

Agora, é tarde demais para ser reprovado

E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguia sempre, sempre em frente.

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas "

"Mário Quintana"

Nossas propostas englobam a poesia do tempo no sentido de compartilhar ideias e vivências significativas para famílias e crianças que acessarem nosso Portal Educacional.

Olá, famílias! Nesta semana, as sugestões de propostas são a de mexer o corpo. A professora Aurélia convida a todos para se esquentar, dançando e exercitando a coordenação motora ampla. Já a professora Denilze, ensinará um alongamento que pode ser realizado dentro de casa. Por fim, a professora Michele mostra uma proposta de dobradura com pintura.

💕Todas as sugestões de propostas irão ampliar a consciência corporal das crianças.

Queridas Famílias 💕, nesta semana, iremos relembrar a proposta da compostagem, onde as crianças conheceram as composteiras da professora Janaína, que está no primeiro vídeo. O objetivo é compartilhar e recordar o processo da compostagem na prática, para então aprender a construir uma mini composteira com a professora Olga, que está no segundo vídeo.

Ainda, como sugestões de propostas, o terceiro vídeo, " como fazer um fantoche" com meia, a professora Micheli ensina como confeccionar um fantoche por meio da reutilização daquela meia que não é mais usada, além de possibilitar, por meio da proposta, a criatividade e a imaginação das crianças💕. O quarto vídeo, "o que você vê da sua janela", é a nossa ultima sugestão de proposta, que tem por objetivo estabelecer e fortalecer a sensibilidade das crianças através da observação do mundo a sua volta, compartilhando percepções da vista da janela da sua casa. 💕

Olá, famílias! Nesta semana, iremos apresentar quatro sugestões de propostas bem legais para as crianças.

A primeira sugestão é a brincadeira de acertar a bolinha no pote, que irá contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla, a concentração e atenção e a linguagem matemática, além de estarmos incentivando o uso dos espaços da nossa casa para construir brincadeiras.

Você sabia?

A música também é uma forma de nos comunicarmos, de transmitirmos e percebermos as emoções.

A segunda sugestão de proposta irá possibilitar o desenvolvimento da comunicação oral, ampliando o vocabulário das crianças.

A terceira sugestão é a criação com recorte e colagem, que irá contribuir para o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora fina, da concentração, atenção, da linguagem visual e matemática.


A quarta sugestão é a de mostrarmos para as crianças a importância de estarmos cuidados dos seus animais de estimação e da natureza em si.


Olá famílias! Nesta semana, a sugestão de proposta é a de estarmos estimulando as crianças a escovarem os dentes sozinha, buscando desenvolver sua autonomia. A saúde bucal na primeira infância é um dos pontos mais importantes para que as crianças cresçam, de fato, saudáveis. Tudo que é construído nessa fase tem grandes chances de construir um crescimento sadio e um desenvolvimento de acordo com o esperado. Sem dúvidas, os familiares são os personagens principais para que este ciclo seja desempenhado com sucesso.

Por meio do lúdico, iremos desenvolver as sugestões de propostas para que as crianças aprendam a importância de se ter uma alimentação saudável, pois desde muito cedo, elas precisam ser incentivadas a fazerem escolhas conscientes sobre a sua alimentação.

As sugestões de propostas tem por objetivo:

  • Estimular as crianças a preparar e saborear salada de frutas;

  • Conhecer o artista Giuseppe Arcimboldo e algumas de suas obras;

  • Estimular a atenção e raciocínio lógico;

  • Desafiar as crianças a criarem suas próprias composições artísticas.

MASSINHA DE MODELAR CASEIRA.

A massinha é uma das brincadeiras prediletas da crianças. Ela proporciona um momento em que elas passam horas sem divertindo enquanto ampliam a sua criatividade e imaginação, onde elas criam e recriam histórias e personagens, ao mesmo tempo em que desenvolvem a coordenação motora fina.

PROFESSORA OLGA NOS ENSINA A FAZER BONECOS COM BALÃO.

A proposta irá auxiliar no desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora fina e da concentração.

Vamos conferir?