Dia 8: 1 de setembro de 2010 - Cusco, Peru

Acordamos super cedo. Umas 3h40. Não consegui dormir bem, com medo de perder a hora.

Como meus novos colegas de viagem ainda estavam se arrumando, eu me apressei em me encontrar com o resto do grupo do Alan, o organizador da viagem. Disseram que era só uma hora de subida por trilhas fáceis de acompanhar. 

Chegando lá, o grupo maior esperou um pouco e seguiram caminhando. 

Já havia ônibus esperando por passageiros para ir até Machu Pichu. Para ir de ônibus, pagava-se uns 7 dólares.

Lycia, Mariana e Farley chegaram. Então fomos os quatro tentando acompanhar o grupo que ia à frente.

De fato, a trilha era escura e fácil de seguir para quem tinha uma lanterna, apesar do breu absoluto. Mas uma horinha??? Só se você estivesse bem em forma! Levei umas 2h00!

                        

          Águas Calientes às 4h30                                      Nós descansando na trilha a Machu Pichu

No caminho, um consolo (os israelenses) e um vexame (os franceses). 

O vexame foi porque aquela família francesa passou direto pela gente. Cansados, mas foram em frente. 7 meninos e a mãe deles, entre uns 7 e 16 anos! E passaram direto pela gente

O consolo foi que ao longo do caminho encontramos uns jovens que eram soldados recém saídos das forças israelenses. Lá, eles servem por 3 anos e depois têm 6 meses de férias. Apesar de serem militares, não estavam dando nem para o gasto... 

Havia belas paisagens, mas eu era o mais fora de forma do grupo. Ficamos revezando a mochila com nossas coisas. Havia belas paisagens como estas aqui:

  

Uma vista ao longo do caminho.            Aqui eu desisti de ir pela trilha e optei por ir pela  

                                                                                                         estrada, que é mais longa.

Acabou que chegamos!!! Até que inteiro eu estava... Sujo e cansado... Mas inteiro!

                        

Em Machu Pichu!

O lugar é mesmo muito bonito. O maior "tchan" de Machu Pichu é que e um dos lugares mais bem preservados do império inca. Os espanhóis nunca a acharam, daí estar inteira!  

Foi-nos explicado que Machu Pichu não era o lugar o mais importante. Era importante, mas não o mais. A questão é que o centro do império ficava em Cusco, e os espanhóis destruíram quase tudo lá.

                                  

Imagens de Machu Pichu. O lugar é lindo mesmo!

O guia explicou coisas muito curiosas. Entre elas que quando um edifício era importante, as pedras eram maiores. Mas os encaixes, sempre perfeitos.

Outra coisa que ele explicou é que Machu Pichu ficou inacabada. Há provas que vários templos ainda estavam em construção.

Eles faziam modelos pequenos e depois talhavam as pedras e as traziam. Para quebrar as grandes rochas, eles abriam buracos, enfiavam madeira seca e molhavam a madeira. Quando a madeira "inchava", quebrava a pedra!

  

Ah se eu soubesse!

Este morro atrás de nós é o huayna picchu. Todos recomandaram que subíssimos ele. Fica ao lado de Machu Pichu. Realmente a vista

é bonita... mas... Mas cansa demais... Para você ter uma idéia, temos que descer uns 200m e depois subir

mais uns 400m (olhe de novo para o foto de nós três)!

Recordando que:

i) estou fora de forma;

ii) morro de medo de cair (e era cheio de degrau miúdo. os incas deviam ser anões);

iii) não tinha tomado lanche;

iv) Noite mal dormida;

v) tinha acabado de subir a trilha entre Águas Calientes e Machu Pichu...

                

Sente o nível da trilha! Só um trechinho dos fáceis!                        Rose, a gringa legal!

Eu, Ceará, a estrada que pegamos, Machu Pichu!

Subir este morro foi legal. Mas fiquei exausto na volta. Exausto e imundo... e sem roupa para trocar!!! Lembre-se que errei a data da lavanderia! E esta subidinha e descidinha me tomou umas 2 horas! Vale a pena ir, mas quando voltei já estava tudo nublado em Machu Pichu e caindo uma chuva... aí quase não curti Machu Pichu mesmo... Menos do que gostaria.

                         

                         Mais Machu Pichu                                                                               Lhama!

E tem algo importante que não posso deixar de contar a respeito das lhamas. Elas são metidas a besta. Dão de ombros a todos e não olham para a gente nunca! É um sufoco tirar fotos delas! 

Na volta, separei-me de Mariana e Farney. Eles eram mais rápidos. Eu estava descendo o começo das escadas no esquema "bunda-degrau". Cada degrau, uma sentada com medo de cair. Houve um ligeiro desencontro mas voltamos juntos para Águas Calientes. Desta vez, de ônibus!

Chegando lá, estavam todos de nosso grupo. Sujos, molhados, cansados, com hora para voltar (eles iam voltar de van, às 14h, e eu de trem, às 19h). Mas todos felizes.

Olha a tropa francesa de novo

Falei com a dona da pousada e ela me cobrou 8 soles por um banho quente. Pense em dinheiro bem gasto!!! Refrescante! De quebra ainda tive uma daquelas idéias MacGyver! Como fazer com meu pé? Eu tinha meias secas mas meus tênis estavam ensopados! E você não pode ficar com pé molhado muito tempo, ainda mais no frio! Aí lembrei do que trouxera e...

 

Isolando o pé da umidade.                                       MacGyver ficaria orgulhoso!

Não ficou bonito, mas me protegeu do tênis molhado! Era só por o tênis e cobrir com a calça!

Eu ficara de me encontrar com a brasileirada no outro dia, em Cusco. Assim, fui cuidar de fazer algo em Águas Calientes. Mais uma vez tentei sacar grana mas lá só sacava Visa... Mas tinha algum no bolso. Aí fui a um restaurante. Muito gostoso e barato.

                                  

               Restaurante bacana.                                                                  Vista de Águas Calientes.

    

                                                              Mais Águas Calientes

Comprei umas lhaminhas de souvenir e conheci um coreano muito figura. O cara era fotógrafo e estava de mudança para Espanha. Recém casado, a mulher estava em Buenos Aires e ele no Peru! O figura subiu e desceu aquela trilha que fiz, a pé, carregando 20kg, na mão, só de material fotográfico! Papeamos um bocado e pude aprender mais sobre a Coréia. Ah! Ele conhecia meia Europa e Ásia com os trabalhos dele!

Aliás, nesta viagem ao Peru e Bolívia, os turistas são mais do tipo aventureiro, mais descolado, jovem ou de espírito jovial. 

  

            A estação de trem de Águas Calientes.                                           Ieu.

Muito legal este trem. É para 250 passageiros. Neste salão, havia pelo menos uns 20 países representados. Muito legal mesmo. O serviço de bordo é bacana. E se a viagem de vinda foi de umas 8h, a de volta foi só umas 3h. O trem ia até Olitambo, e de lá uma van nos pega e leva a Cusco.

O coreano gente boa!

Cheguei em casa e mais um "dever" feliz cumprido!

Ah! O humor melhorou muito por agora voltar a estar com um "grupo". Já viajei só antes, mas desta vez estava precisando de companhia!

Pena que, como contarei amanhã, aconteceram umas coisas chatas com os amigos brasileiros e franceses...

Gastos do dia:

Banho quente 8 Sl 

Almoço 30 Sl 

Souvenirs 20 Sl 

Ônibus de machu pichu a águas calientes 20 Sl