Projetos

O uso dos recursos da cosmetologia natural na relação do autocuidado de mulheres Guarani e Tupiniquim

Descrição: O projeto se justifica pela atualidade da temática e relevância sociocultural tanto para as comunidades e povos tradicionais quanto para a população em geral. Objetiva compreender sobre a relação do autocuidado com saberes ancestrais e sustentabilidade. Diversos estudos apontam os impactos na saúde humana e no meio ambiente de produtos de higiene pessoal, cosméticos e limpeza provenientes de petrolatos, sulfatos, parabenos, metais pesados, corantes, dentre outros.

No projeto de extensão: "Terapia Ocupacional e os jovens Guarani do Espírito Santo: diálogos e oficinas culturais" já se auxilia os xeramoi e xejari da aldeia Guarani no aprimoramento da horta medicinal, com procura e compra de mudas que necessitam e que procura-se associar a demandas do cuidado. Também já se começou auxiliar algumas jovens na discussão entre plantas medicinais e relação com cuidado e autocuidado. Esses conteúdos propostos também se articulam as pesquisas já realizadas sobre interculturalidade, a relação de conhecimentos tradicionais com conhecimentos dominantes, bem como os saberes ancestrais na articulação com o desenvolvimento local e sustentabilidade.

Coordenadora: Maria Daniela Correa de Macedo

Relacionamentos interculturais e miscigenação: novos rearranjos, construções identitárias e formação de redes de cooperação na aldeia de Caieiras Velha

Descrição: Compreender os impactos da miscigenação étnico-racial na construção identitária e na formação de redes de cooperação proveniente de casamentos ou relacionamentos interculturais estáveis entre indivíduos Tupiniquim e indivíduos considerados não indígenas ou de outra etnia, residentes na aldeia Caieiras Velha, Aracruz/ES.

Coordenadora: Maria Daniela Correa de Macedo

Mapeamento de adolescentes Guarani residentes em aldeias de Aracruz/ ES que estão ou poderiam estar cursando o ensino médio da educação formal regular

Descrição: O estudo tem o objetivo de mapear e apresentar os atravessamentos que perpassam a cultura do adolescente Guarani frente à transição da educação escolar indígena para a educação formal regular na cidade. Para isso, esta pesquisa será realizada a partir de três eixos: 1º) quantificar o número de adolescentes Guarani residentes nas aldeias de Boa Esperança e Esperança Nova, 2º) apresentar as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes Guarani na educação formal regular, e 3º) quantificar o número de adolescentes que não frequentam a escola ou evadiram, e suas respectivas causas/motivos.

Coordenadora: Maria Daniela Correa de Macedo

Os impactos da relação intercultural do adolescente Guarani do Espírito Santo na transição da educação não-formal e da educação escolar indígena na comunidade para a educação formal regular na cidade

Descrição: Como objetivo propomos compreender como se dá o processo de relação intercultural que ocorre com o adolescente Guarani, residentes nas aldeias de Aracruz/ES, desde a educação não-formal e a educação escolar indígena na comunidade até a educação formal do município. Com isso, entendemos que o trabalho de campo seria o ideal para nos apropriarmos dessa temática exploratória no contexto da população Guarani do Espírito Santo. A metodologia da pesquisa se dará por meio de um estudo qualitativo visando aprofundar mais sobre esse contexto cultural e escolar, através da observação participante. Entendendo que o processo de relação intercultural e a adolescência podem apresentar desafios, buscaremos compreendê-los a fim de contribuir com as formulações de políticas públicas educacionais indígenas.

Coordenadora: Maria Daniela Correa de Macedo