PESQUISADORES

AMABILE TERESA NEVES MODENEZ

Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - Ufscar (2018). Especialista em Contação de Histórias, com abordagem artística, pedagógica, cultural e terapêutica, pelo Programa de Pós-Graduação da Facibra - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2014). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, diversidade cultural e contextos socioculturais; direitos humanos e cidadania; terapia ocupacional em gerontologia e geriatria; Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental; formação em terapia ocupacional. Foi docente substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo por dois anos (2014 e 2015), e nesse mesmo período pertenceu ao programa de extensão METUIA-UFES. Atualmente é Terapeuta Ocupacional da Casa Amigos de São Francisco: Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas adultas em situação de rua / abrigo masculino - Proteção Social Especial de Alta Complexidade - da Caritas Arquidiocesana de Campinas.


BEATRIZ AKEMI TAKEITI

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, em 2000. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, em 2003 e Doutora pelo mesmo Programa (2014). Foi docente do Centro Universitário São Camilo (2011-2012). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) e docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, UFRJ. Foi membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA (2009-2010). Também atuou como docente (em caráter temporário) na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2006) e na Universidade de São Paulo, USP-RP, campus Ribeirão Preto (2004). Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional no campo social, atuando principalmente nos seguintes eixos: juventudes urbanas periféricas, ações territoriais e comunitárias, educação, violências, cultura juvenil, arte-cultura.

CARLA REGINA SILVA

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutora em Educação, Pós-graduação em Gestão Cultural e Saúde Mental Infantojuvenil. Pós doutorado em Universidad Central de Cataluña Vic – España, con estancias na Universidad Castilla de La-Mancha (Talavera de la Reina – España) Universidad de Coimbra (Portugal) e Universidad de Santiago de Chile (Santiago – Chile). Atualmente docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos – Brasil). Coordenadora da Coordenadoria de Cultura (ProEx UFSCar). Coordenadora de grupo de pesquisa, ensino, extensão e cultura Atividades Humanas e Terapia Ocupacional, trabalha com cultura, direitos, cidadania e perspectiva crítica decolonial para terapia ocupacional.

CLAUDIA REINOSO ARAÚJO DE CARVALHO

Terapeuta Ocupacional. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/FIOCRUZ. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Saúde Pública e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial também pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/FIOCRUZ. Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Líder do grupo de pesquisa Envelhecimento humano: saúde, cultura e sociedade. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como ênfase o processo de envelhecimento humano e suas interfaces com a Terapia Ocupacional, Cultura e Ciências Sociais. Mantém interesse de pesquisa em temáticas referentes à formação profissional, metodologia de ensino e pesquisa e extensão universitária.


Mulher, pele branca, rosto oval, cabelo liso e castanho escuro na altura do busto, está com sorriso aberto e olhos abertos direcionados para câmera.

DESIRÉE NOBRE SALASAR

Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2020). Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Membro fundadora da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional (LIATO-UFPEL). Desenvolveu os roteiros de audiodescrição e mediação acessível do Memorial do Anglo e Museu do Doce (UFPel) e o Programa de Acessibilidade do Museu do Doce (2016). Realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha/Portugal (2015) e Residência Profissional no Museu de Leiria/Portugal (2018). Professora Substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. Colaboradora da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e da Rede de Museus da UFPel. Pesquisadora em Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência em Museus.

ISADORA CARDINALLI

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2011). Cursou a Especialização em Terapia Ocupacional: campos de intervenção e perspectivas de inovações da prática, com foco em Artes, Saúde e Cultura, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP (2014), estando inserida no Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional - PACTO. É mestra e doutoranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Membro também do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional - AHTO, atuando no Laboratório AHTO da UFSCar desde 2013. Seus principais temas de atuação são: terapia ocupacional, atividades humanas, produção de vida, arte e cultura e contextos sociais.

Fotografia colorida de Isadora Machado. Vista do busto para cima. Ela é uma mulher jovem e negra, usa cabelo Black solto, na altura do ombro. As raízes do cabelo são escuras e castanho claro nas pontas. Usa camisa verde, óculos de grau com armação quadrada e preta.  batom rosado e colar com pequenos discos em tons de marrom e creme. Sorri serenamente e olha para frente. Ao fundo uma parede cinza.

ISADORA MACHADO CABRAL

Isadora Machado é produtora de Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar -parceria da Funarte com a Escola de Música da UFRJ. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas e formação em Desenvolvimento Front-end. Atua também como consultora, palestrante na área de Acessibilidade, Inclusão, Diversidade e Tecnologia. É integrante do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde - UFRJ.

JULIO CAETANO COSTA

Professor Adjunto no Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Terapia Ocupacional, é Doutor em Informática na Educação, membro de equipe de pesquisa do Núcleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte - NESTA na UFRGS, da gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia, da UFSM, do Centro de Pesquisa em Intermedialidade - CRIalt da Universidade de Montreal, e do Laboratório de Museologia e de Engenharia da Cultura - LAMIC, da Universidade LAVAL, em Quebec, ambas no Canadá. Especialista em Gestão e Desenvolvimento em Saúde, Mestre em Psicologia Social e Institucional. Desde 1998 tem atuado como programador de cinema e curador de mostras temáticas. com especial atenção ao cinema social, de migrações e processos de exclusões contemporâneos. Foi Técnico Social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 2002, trabalhando em programas da Fundação de Assistência Social e Comunitária, em 2005 passa a colaborar no grupo de formação e desenvolvimento na Escola de Gestão Pública, com ênfase nas políticas de saúde, assistência social e de qualidade de vida. Em 2016 assume a área de articulação da Atenção Básica em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e no mesmo ano ingressa na UFPel. É fundador da www.radiofascinacao.com, uma rádio com foco na cultura local e direitos humanos, que fomenta o debate, a visibilidade e o resgate da cultura material e imaterial de migrantes contemporâneos. Desde 2009 é produtor associado da Galeria Fortress to Solitude em Nova York.

LETICIA AMBROSIO

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO - UFSCar). Desenvolve pesquisa sobre corpo, corporeidades, relações étnico-raciais, sexualidades e gênero, atuando a partir de perspectivas Críticas, Decoloniais e Antirracistas na Terapia Ocupacional. No mestrado, desenvolveu a pesquisa: Raça, gênero e sexualidade: uma perspectiva da terapia ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos. Tem experiências com juventudes, cultura, arte e corpo, deficiências e direitos humanos.

MARIA DANIELA CORRÊA DE MACEDO

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP/SP (2010) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Programa de extensão, em Terapia Ocupacional Social, METUIA/UFES. Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (ABPRI) e dos grupos de pesquisa Territórios étnicos (UFES), Filosofia, história e educação. Resistência cultural e subjetividades não-hegemônicas (IFES/ES) e Laboratório de memórias, territórios e ocupações: rastros sensíveis (UFRJ). Interesse por temas relacionados a cultura, questões étnico-raciais e de gênero, povos indígenas e comunidades tradicionais, relacionamentos interculturais, cooperação, política de assistência social (SUAS) e grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

MONICA VILLAÇA GONÇALVES

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008), Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz na área de concentração "Violência e Saúde" (2013) e Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2020)

É especialista em Saúde Mental pelo Programa de Especialização Multiprofissional em Saúde Mental nos moldes de residência da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Instituto de Psiquiatria de Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e em Acessibilidade Cultural pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ (2015).

Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional Social, Juventudes, Cultura, Políticas públicas e ações territoriais. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Juventudes urbanas periféricas, formação em Terapia Ocupacional, políticas sociais e questões urbanas e suas relações com a Terapia Ocupacional.

Clique aqui para acessar o currículo Lattes

Mulher em pé, pele morena, rosto oval, cabelo ondulado na cor castanho escuro na altura do busto, sorriso aberto e olhos direcionados para câmera.

PATRICIA SILVA DORNELES

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995).Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na linha ambiente, ensino e território. É pós doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 à 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. Atualmente é Professora Adjunta III do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas Laboratório A, Laboratório B e Educação Popular e Saúde. Foi Coordenadora substituta de Extensão da Faculdade de Medicina - UFRJ, de outubro de 2010 à agosto de 2012. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. É Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura - CNPQ.

Clique aqui para acessar o currículo Lattes

Mulher, pela branca, rosto oval, cabelo ondulado e castanho escuro na altura do ombro, sorriso aberto e com os olhos entreabertos direcionados para câmera.

TATIANA DE CASTRO BARROS FONSECA

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018) que atua no setor de Orientação e Mobilidade da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos em Niterói. Especializando em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2020) e atualmente mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020 - atual). Pesquisadora no projeto de extensão "Um museu para todos: adaptação da exposição Memórias da Terra (Museu da Geodiversidade - IGEO/UFRJ) para inclusão da pessoa com deficiência" (2014 - atual). Onde os principais focos são os temas: Acessibilidade, Pessoa com deficiência, Terapia Ocupacional, Cultura, Museu de Ciência e Patrimônio geológico.

Clique aqui para acessar o currículo Lattes