Linhas de Pesquisa

1 - CULTURA, TERRITORIALIDADE E TERAPIA OCUPACIONAL

Objetivo: Pesquisar, mapear, investigar os usos dos conceitos cultura e suas dimensões e a relação com diferentes territorialidades e grupos sociais na atuação profissional e na produção científica da Terapia Ocupacional no Brasil. Aprofundar os diálogos conceituais entre terapia ocupacional e ação cultural a partir da investigação de ações práticas e teóricas da área. Investigar produções estético-culturais individuais e coletivas que mobilizem ações de participação social como produtoras de identidades inventivas e de coletivos, como os juvenis, étnico-raciais, mulheres, LGBTQI+. Pesquisar os usos dos conceitos e práticas relacionadas a Interculturalidade e grupos sociais e seus contextos na produção de modos de vida, em diálogo com os modos tradicionais e de construção sustentáveis.

Palavras Chaves: Cultura; ação cultural; identidades; territorialidades; meio ambiente e sustentabilidade.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. Atividades de associações de defesa de direitos culturais, artísticos e ambientais, Atividades de apoio à educação, Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental, Atividades artísticas, criativas e de espetáculos


Terapeutas ocupacionais que atuam nesta linha:

  • AMABILE TERESA NEVES MODENEZ

  • BEATRIZ AKEMI TAKEITI

  • LETICIA AMBROSIO

  • MARIA DANIELA CORREA DE MACEDO

  • MONICA VILLAÇA GONÇALVES

2 - TERAPIA OCUPACIONAL E CULTURA CONTEMPORÂNEA

Objetivo: Pesquisar, mapear, investigar os conceitos cultura contemporânea e novas mídias, intermedialidades, mídias sociais virtuais, redes de comunicação, arte ativismo, arte contemporânea, cinema e museu virtual na atuação profissional e na produção científica da Terapia Ocupacional no Brasil. Aprofundar os diálogos conceituais entre terapia ocupacional e expressões artístico-culturais contemporâneas a partir da investigação de ações práticas e teóricas da área. Compreender os processos de existência-resistência por meio de práticas ético-estético-políticas.

Palavras Chaves: Cultura Contemporânea; mídias; artes; rede virtual; cidadania cultural.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. Atividades de apoio à educação. Atividades artísticas, de comunicação e estético-políticas.


Terapeutas ocupacionais que atuam nesta linha:

  • CARLA REGINA SILVA

  • ISADORA CARDINALLI

  • JULIO COSTA

3 - Politicas Culturais, ACESSIBILIDADE E direitos humanos

Objetivo: Pesquisar, mapear, investigar as iniciativas de ações, programas e projetos culturais fomentados pelas políticas culturais que atuem na perspectiva da promoção da cidadania cultural; bem como de tecnologias, ações e programas culturais que promovam e instituem políticas de acessibilidade cultural para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtorno mental e ou sofrimento psíquico e pessoas em vulnerabilidade social, em diferentes ambientes culturais. Investigar a contribuição da terapia ocupacional na promoção da cidadania, da acessibilidade e da diversidade cultural.

Palavras Chaves: Política pública; cidadania; direitos humanos; acessibilidade; ambientes culturais.

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. Atividades de associações de defesa de direitos sociais. Atividades de apoio à educação. Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental. Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.


Terapeutas ocupacionais que atuam nesta linha:

  • CLAUDIA REINOSO ARAÚJO DE CARVALHO

  • DESIRÉE NOBRE SALASAR

  • ISADORA MACHADO CABRAL

  • PATRICIA SILVA DORNELES

  • TATIANA DE CASTRO BARROS FONSECA