Palestrantes

Patricia Dorneles: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na linha ambiente, ensino e território. Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 à 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. Atualmente é Professora Adjunta I do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas Laboratório A, Laboratório B e Educação Popular e Saúde. Foi Coordenadora substituta de Extensão da Faculdade de Medicina - UFRJ, de outubro de 2010 a agosto de 2012. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. É Assessora técnica de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Curriculo Lattes

Heliana Castro Alves: Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), UFRJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (NEPVIAS) e estudante do Laboratório de Imagens: gênero, corpo, espaço, participação e desenvolvimento, UFRJ. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar trabalhando narrativas orais com crianças vítimas de violência. Aperfeiçoamento em Arte-Terapia pelo instituto Sedes Sapientae. Possui experiência na Área Social e Promoção de Saúde a partir de ações territoriais, com ênfase em Arte, Cultura, Arte-Educação e Diversidade Cultural, Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, vulnerabilidade social; tradição oral, narrativas orais e comunidades tradicionais quilombolas.

Curriculo Lattes

Samira Lima Costa: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1995), especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi Professora do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Educação em Saúde da UNIFESP-BS de 2008 a 2013. Atualmente é professora Adjunto III do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Tem atuado, lecionado, pesquisado e orientado nas áreas de Terapia Ocupacional Social; Políticas Públicas Sociais; Ocupações Tradicionais. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Comunidades, Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFRJ"; desde 2005, com pesquisas voltadas para atenção comunitária, valorização da memória local e impactos do desenvolvimento. É também membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde - LEPETS" da UNIFESP Baixada Santista desde sua criação (2009), com pesquisas referentes à formação interprofissional e à produção do cuidado em redes territoriais. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq e Programa de Extensão homônimo "Núcleo de Políticas Públicas Sociais - UNIFESP", de 2009 a 2013, quando passou a colaboradora devido à mudança de instituição.

Curriculo Lattes

Marcus Vinicius Machado de Almeida: Terapeuta Ocupacional. Professor Adjunto do Curso de Dança e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ (1997), Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Especialista em Acessibilidade Cultural pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ (2014). Especialista em Sistema laban/bartenieff. - Faculdade Angel Vianna, FAV-RJ (2012). Especialista em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário, CBM/CEU, RJ (1999). Especialista em Arteterapia na Educação - Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE (1991).

Curriculo Lattes

Marcia Cabral da Costa: possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Castelo Branco (1997) e em Fisioterapia pela mesma Universidade (1995), especialização em Clínica Transdisciplinar e Instituição Pública pela Universidade Federal Fluminense (2002) e mestrado em Psicologia (Estudos da Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Doutoranda em Psicologia em Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense. Coordenou as graduações de Terapia Ocupacional da UFRJ de 2011 à 2013 e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ de 2006 à 2011. Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, lecionando disciplinas de Terapia Ocupacional Geral, Antropologia e Sociologia em Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Terapia Ocupacional Social. Atua como preceptora da residência multiprofissional em saúde mental IPUB-UFRJ, tutora do PET-Saúde Mental: Formando tecituras do Cuidado na Saúde da Família e coordenadora do Projeto de extensão Formando Tecituras do Cuidado em Saúde Mental.Tem experiência na educação e na clínica nas áreas de saúde mental, em reabilitação comunitária e em projetos sociais e culturais com jovens e adultos. É líder do Grupo de Pesquisa Inclusão, Corpo, Arte e Transdisciplinaridade (InCArT) - Diretório CNPq - 2010, membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq - 2013).

Curriculo Lattes

Renata Caruso Mecca: Terapeuta Ocupacional. Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo-USP. Doutoranda em Memória Social pela UNIRIO

Curriculo Lattes

Carla Regina Silva: possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001), aprimoramento profissional em saúde mental infanto-juvenil pela UNESP - Botucatu (2003), Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e Doutorado em Educação (2011) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo Em Terapia Ocupacional na Área Social com enfoque às políticas públicas, juventude e educação. É professora adjunta II do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar no campo das atividades e recursos da Terapia Ocupacional (2007). É membro do Coletivo de Estudos em Terapia Ocupacional como Produção de Vida (2003). É líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (Diretório CNPq - 2013). Tem coordenado projetos de extensão e pesquisa com a interface entre arte e cultura produzindo deslocamentos sensíveis no campo social.

Curriculo Lattes

Giovanna Bardi: possui graduação em Terapia Ocupacional (2010) pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos, tendo pertencido à linha 2, Redes Sociais e Vulnerabilidade. Em seu projeto estudou as redes sociais (formais e informais) destinadas à jovens que fazem uso de drogas ilícitas no município de São Carlos, SP. Participa, atualmente, do Grupo de Estudos "Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional" do laboratório METUIA - Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de São Carlos, SP. Compõe o corpo docente da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, terapia ocupacional social, contextos sociais, juventude e uso de drogas.

Curriculo Lattes

Maria Daniela Corrêa de Macedo: docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo, desde o ano de 2010. Atua na área de Terapia Ocupacional Social - Políticas e Práticas (grupos sociais e étnicos em situação de vulnerabilidade), Educação e Saúde Indígena e Relacionamento Interpessoal e Intercultural. Organizou eventos como o I Seminário de Políticas Sociais e II Seminário de Políticas Sociais e I Encontro de Terapia Ocupacional Social e Diversidade Cultural. Apresentou trabalhos acadêmicos e palestrante em diversos eventos debatendo temas sobre questão indígena, jovens indígenas, relações interculturais, diversidade e terapia ocupacional. Atua com comunidades indígenas do ES, de etnia Guarani e Tupiniquim, através de projeto de extensão universitária. Coordenadora do Programa de Extensão METUIA-ES e da Câmara Técnica em Contextos Sociais do CREFITO-2. Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (www.abpri.org) e do Centro Internacional de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, desde o ano 2012 com tema sobre Povo Guarani da América Latina nas redes sociais e relações interculturais de cooperação. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP/SP (2010) com dissertação sobre jovens Guarani entre culturas. Atuou como colaboradora da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) nos anos de 2006-2010;

Curriculo Lattes

Luciana Assis: graduação em terapia ocupacional - mestrado em ciências sociais e doutorado em sociologia. Professora adjunto II da Escola de Educação fisica, fisioterapia e terapia ocupacional da UFMG - curso terapia ocupacional. Atua na área de políticas públicas, saúde pública e campo social da TO.

Curriculo Lattes

Valdir Pierote Silva: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009) e é especializando em Terapia Ocupacional Social pela mesma instituição. Trabalhador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Fó/Brasilândia (São Paulo-SP), membro da Casa das Áfricas e integrante da Ecoclínica (Centro de Filosofia/ Instituto Sedes Sapientiae -SP). Desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre histórias de vida e memória na comunidade quilombola de Riacho das Pedras, Rio de Contas (Bahia), com a qual recebeu o Prêmio da Fundação Cultural Palmares de Monografia (2010). Atualmente desenvolve estudo na área dos direitos humanos sobre a contemporânea migração africana para São Paulo. Profissionalmente, atua na interface entre redução de danos, diversidade, juventudes, cultura e cidadania. Tem também experiência na organização de exposições de arte incomum e em cursos sobre filosofia da diferença.

Curriculo Lattes

Denise Dias Barros: É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) com pós-doutorado na França em 2000-2001 junto ao Laboratoire systèmes de pensée en Afrique noire (École Pratique des Hâutes Études, CNRS) e em 2008, 2009 foi pesquisadora residente do Institute for Advanced Studies de Nantes. É docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, membro fundador da Casa das Áfricas em São Paulo, orientadora do programa de pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP e de Terapia Ocupacional da UFSCar. Recebeu em 2005, terceiro lugar do prêmio Jabuti por seu livro Itinerários da loucura em territórios Dogon. Realizou pesquisas sobre o tratamento social e a percepção da loucura, a migração, o turismo, a história das relações entre arte e antropologia e as práticas religiosas (ancestralidade e Islã), tendo como campo a sociedade Dogon, na República do Mali. Desde 2010, a pesquisadora tem realizado estudos sobre mobilidade de pessoas no continente africano, notadamente entre o oeste e o norte da África com estudos de campo no Mali e no Egito com especial atenção para as expressões culturais tamacheque e sua diáspora.

Curriculo Lattes

Marta Carvalho de Almeida: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora doutora na Universidade de São Paulo, onde desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços em terapia ocupacional desde 1986. Tem experiência e desenvolve estudos sobre práticas territoriais e comunitárias em suas conexões com as políticas públicas (saúde e assistência social), particularmente junto a pessoas e coletivos em situação de vulnerabilidade social (pessoas com deficiência, adultos em situação de rua, famílias com histórico de violação de direitos). Também pesquisa sobre o ensino de terapia ocupacional e foi presidente da RENETO de 2008 a 2010. É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Políticas, Ações Sociais, Cultura e Reabilitação e membro do Núcleo USP do METUIA, que é grupo interinstitucional de estudos, extensão de serviços à comunidade e formação (graduação e pós-graduação) em Terapia Ocupacional Social. No contexto desse grupo, seus estudos focam pessoas, grupos e/ou comunidades que apresentam dificuldades na realização de atividades significativas - individuais e/ou coletivas - e/ou de participação social, em razão de: violação de direitos; fragilização de redes sociais, afetivas, econômicas e culturais; e vulnerabilidades ou risco social relacionados a barreiras sociais, institucionais e/ou físicas, tais como a falta de acesso à proteção social e processos de desqualificação, discriminações negativas ou preconceitos raciais, religiosos, geracionais e de gênero.

Curriculo Lattes

Marina Di Napoli Pastore. Mestranda no PPGTO. Tem trabalhado com questões relacionadas as tarefas e responsabilidades das crianças numa comunidade da periferia de uma cidade moçambicana. Discute as questões da infância e das crianças dentro de uma perspectiva pautada pelas condições socioeconômicas e culturais. Em conjunto com a Casa das áfricas, tem desenvolvido um trabalho nas relações com imigração africana.

Curriculo Lattes

Gustavo Monzeli: Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestre em Terapia Ocupacional pela mesma Universidade (2013), com período de pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de terapia ocupacional, atuando principalmente com as articulações entre terapia ocupacional social, diversidade cultural, gêneros e sexualidades. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal do Espírito Santo.

Curriculo Lattes

Amabile Teresa de Lima Neves: Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2014). Docente substituta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo. Pertencente ao programa de extensão METUIA-UFES. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e diversidade cultural.

Curriculo Lattes