EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL | NÃO-SEI-QUÊ

2011-NÃO-SEI-QUÊ. Galeria MAKALA- Lisboa

Suzy Bila é uma pintora, nascida em 1974, em Maputo e que expõe desde 1992, com uma obra já considerável e várias vezes apresentada ao público. A viver em Lisboa há vários anos, manteve sempre acesa a chama da procura de novos elementos e interpretações para a vida que ia partilhando em diferentes espaços. Se a sua obra é procura, também é descoberta e entre estes dois pólos podemos encontrar o fulcro que faz fluir os seus pincéis.

Olhando os seus quadros, sinto o seu olhar sobre a vida, nos silêncios e nos ruídos de uma cidade que já foi outra, de alguém que vindo dessa outra cidade de um Sul longínquo e apenas imaginado para a maioria de nós, nos transporta numa viagem de cores e movimentos, captados e imobilizados na tela. Entre os relevos e as cores derramadas sobre a tela, a angústia, mas, também, o prazer, da descoberta…. Como se a criação fosse uma viagem não só no espaço, mas no tempo e na emoção, como algo contínuo que desde os tempos de criança parece impelir Suzy Bila para a pintura, para o risco da arte, para a consagração do belo.

Na sua pintura encontramos a urgência de uma expressão intimista e, em simultâneo, procurando as pertenças comuns e partilhas com essas alteridades várias que se vão cruzando no seu percurso. Caminhando entre o passado e o presente, entre os ecos de uma infância perdida no tempo e recuperada na memória, Suzy Bila constrói a sua obra prenhe de movimento e consciente de uma identidade, gizada entre opostos e, igualmente, entre complementaridades. Surge, pois, esta exposição, reflexo do seu olhar sobre o mundo e ambicionando ultrapassá-lo, fazê-lo crescer, desafiá-lo nas suas fronteiras, dar-lhe novas cores e significados, partindo sempre dessa contemplação tão original e radicada na sua infância.

Cátia Miria Costa

Junho de 2011


AR LIVRE, QUE NIGUÉM CANTA acrilico s/t SUZY BILA

suzy Bila

EU E EU-SUZY BILA 2011

suzy Bila

SUZY BILA 2011

suzy Bila

SENSIBILIDADE ACRILICO S/T 2011 SUZY BILA

suzy Bila