Ryll não é exatamente uma dos spices mais poderosos que existem, mas ainda é um mercado muito lucrativo. Lucrativo o suficiente para que Jabba, The Hut fizesse um grande esforço para esconder um de seus principais depósitos. Isso, é claro, não foi um problema para a tripulação da Archimedes. Com a informação privilegiada de Nassana Dantius, eles foran, viram e venceram. Agora era coletar a carga.
Ketah percebeu que uma grande tempestade de areia estava prestes a atingir a superfície sobre o cânion, com ventos a mais de 100 km/h. Dessa forma, o grupo não tinha tempo a perder. Contudo, não estavam confiantes que a carga visível no depósito era tudo o que havia lá. Depois de uma cuidadosa busca (ou que, pelo menos, eles acharam que foi cuidadosa), parecia que teriam de sair dali somente com as duas toneladas em mercadoria que estavam à mão.
Colocar aquilo no airspeeder modificado de Tobi não era uma tarefa simples. Muitas caixas em três andarem diferentes e sem elevadores exigiram muitas cordas e muita força de Qrulla Ketah. Em cerca de duas horas conseguiram colocar tudo no airspeeder, mas o sol se punha e eles tinham que tomar uma decisão: ou apertavam o passo para chegar em Dnalvec antes do anoitecer, arriscando pilotar em velocidade no cânion apertado; ou seguiam em uma velocidade segura mas fariam o último quarto da viagem em total escuridão. De Maal assumir a responsabilidade, e no escuro seria. Com mais sorte que juízo, De Maal conseguiu chegar em Dnalvec sem praticamente nenhm arranhão no speeder.
Em Dnalvec, chegaram a tempo para ouvir o burburinho e música de um final de dia de trabalho, com os aromas exóticos e luzes bruxuleantes indicando que Dnalvec era um espaçoporto bem agitado também à noite. Decidiram descarregar o airspeeder antes de devolvê-lo para Tobi, para evitar chamar atenção com a carga. Quando tinha descarregado aproximadamente 75% da carga, o espaçoporto mergulhou em um silêncio fúnebre. Rapidamente vaticinaram: o Império estava ali. De Maal pôde ver uma boa dúzia de homens em armaduras brancas - eles não tinham mais que alguns minutos antes que eles chegassem à Archimedes.
A decisão foi rápida: abandonaram a última parte da carga e, com uma provocação para os Stormtroopers, De Maal zarpou com a Archimedes.
O Império fazia o perímetro aéreo com vários TIE Interceptors, e quatro foram engajar com a Archimedes. Enquanto R2 fazia os cálculos de astrogation para Darlyn Boda, De Maal dava tudo o que tinha para ganhar velocidade com a Archimedes, desfazendo a vantagem de velocidade dos TIE Interceptors. Entrando em saindo de alcance de tiro, era somente uma questão de tempo: Leedo e Ketah tinham poucas chances de acertar os inimigos, e vice versa. Quando parecia a Archimedes estava há alguns segundos da liberdade, dois torpedos acertaram a nave em cheio. De Maal ainda conseguiu evitar parte do estrago, mas Archie não sobreviveria a um novo ataque como esse. Mas, ao que parece, a sorte permanecia ao seu lado.
Chegando em Darlyn Boda, o grupo ponderava sobre seus próximos passos. O capitão Wakeman sabia que tinha em sua nave 1,5 milhões de créditos em drogas, e entendi que valia a pena renegociar com Nassana Dantius. Depois de se hospedarem no Pepper's Pax novamente (o concierge Dannuz parecia perturbadoramente feliz em vê-los), encontraram Nassana, que já os estava monitorando, a julgar pelas informações que tinha pelo estado da Archimedes.
Depois de uma tentativa desastrada de renegociar com Nassana ou de convencê-la de que tinham menos carga do que na verdade tinham, finalmente decidiram simplesmente cumprir a sua parte. E agora Nassana cumpriria a dela.
"Tenho uma notícia boa e uma ruim, capitão. Encontrei Silara Drusat, mas ela está morta. Foi capturada pelo Império em Hoth e levada para ser aprisionada em Kessel. Alguns dias depois ela foi executada pelo pelotão de fuzilamento. Tenho aqui o relatório imperial, caso queriam confirmar." O grupo ficou desolado: Silara era uma pista para o Holocron, mas também era uma amiga.
"Contudo, capitão, eu não sou de deixar meus parceiros de negócio com as mãos abanando. Eu posso lhes dar a segunda melhor coisa: o caçador de recompensas que roubou vocês. Eu posso lhes dar Bossk."
"Inuk e Ilar são irmãos, e chefiavam um dos clãs de Ryloth. Esse clã explora as minas de Ryll, como a maior parte do planeta faz, utilizando trabalho escravo. Ocorre que Inuk resolveu fechar um negócio pelas costas de Ilar, que descobriu, o que fez irromper uma certa “guerra civil” em um dos clãs mais poderosos do sistema. Ilar colocou a cabeça do irmão a prêmio, e as duas recém formadas facções se armaram. Inuk contratou Bossk para ser seu guarda-costas nesse período, pois uma quantia razoável de dinheiro. É lá que vocês vão encontrar este lagarto sorrateiro."
"Espero que entenda, capitão, que entregar um caçados de recompensa não é uma boa iniciativa da minha parte. Então cumpra a sua."
Parecia que era chegada a hora da retaliação. Pela sua honra. Pelo Holocron. E, porque não?, por Silara.