Apresentamos um produto que, 30 anos depois de perder completamente seu espaço para os tocadores de CD, ganhou uma versão sustentável.
De certa forma, esse produto mostra o atraso em relação ao caminho realmente sustentável que a indústria deveria tomar em relação aos seus atos e ações.
Os tocadores de discos de vinil forma substituídos por CD Players no final da década de 1980. Ainda que seja um produto importante para profissionais de música e colecionadores, o objetivo de fazer um toca discos com materiais sustentáveis tem sua motivação focada no marketing e não em aproximar o mercado musical das causas ambientais.
O projeto “EcoVinyl”, realizado pelo designer industrial Matthew Lim, foi um pedido da empresa alemã especializada em produtos eletroacústicos Sennheiser, que já vem melhorando suas embalagens, utilizando um número menor de materiais recicláveis, como a caixa abaixo, feita apenas de papelão.
Lim desenvolveu a pickup e o headphone feitos a partir de materiais sustentáveis e recicláveis, como cortiça, alumínio, plástico biodegradável e madeira.
A Sennheiser ainda não decidiu se vai produzir o “EcoVinyl” para o mercado, mas enquanto isso já ganha notoriedade por um produto que, não tendo escala industrial, pode muito bem estar fazendo mais mal do que bem ao meio ambiente.
Ricardo Ricchini - editor do Setor Reciclagem, está um pouco cheio de ver a imprensa babando em qualquer iniciativa pseudo ambiental, sem nenhum tipo de questionamento e, de vez em quando, resolve desmascarar essas iniciativas de "eco" marketing.