Sistemas de Informação 10MM

1. Caracterização da Disciplina

A internet tem sido, nos últimos anos, um factor decisivo na evolução da sociedade da informação e na banalização do acesso global às fontes de informação e uma nova oportunidade de comunicação e de prestação de serviços interactivos.

É necessário, hoje em dia, que os sistemas de informação de uma empresa ou grupo de empresas estejam em permanente ligação entre si.

De modo a facilitar e agilizar os processos e serviços que uma empresa fornece aos seus clientes é necessário o desenvolvimento de sistemas de informação de aplicações multimédia, em suportes diversos como sejam o CD, DVD e a web.

Destas necessidades, as tecnologias multimédia surgem como uma alternativa a ter em conta no desenvolvimento de sistemas de informação. Com essas tecnologias é possível criar sistemas de informação interactivos incluindo a disponibilização dinâmica de informação alojada nos mais diversos sistemas de bases de dados.

Esta disciplina tem como finalidade formar profissionais que, apoiados nos conceitos e técnicas de informática, teoria de sistemas e administração, contribuam na solução de problemas de tratamento de informação nas organizações, por meio da concepção, construção e manutenção de modelos informatizados. É uma disciplina que servirá de suporte para o desenvolvimento dos diferentes projectos das outras disciplinas da área tecnológica do curso.

Esta disciplina terá uma carga horária de 210 horas. A distribuição modelar deverá ser sugerida individualmente pelas escolas, considerando as suas particulares necessidades de formação, relativas ao tecido empresarial em que se inserem.

2. Visão Geral do Programa

Esta disciplina fornece ao aluno um forte suporte teórico sobre os sistemas de informação, de modo a ficar capaz de desenvolver um sistema de informação vocacionado para aplicações multimédia. Como componentes de formação estão incluídas as redes de comunicação, as bases de dados e os fundamentos de programação.

Paralelamente, uma componente prática, garante a aplicabilidade de tal conhecimento. Pretende-se dar uma sólida formação de base ao nível teórico, abordando um conjunto de assuntos considerados fundamentais nomeadamente, os conceitos associados às bases de dados relacionais, a integridade relacional e normalização, as linguagens de bases de dados, dando-se especial ênfase à linguagem standard SQL e às arquitecturas distribuídas. A componente teórica será acompanhada de uma parte prática, na qual os alunos devem aplicar os conhecimentos adquiridos. Com estas ferramentas os alunos construirão de raiz uma base de dados com base numa especificação que lhes será fornecida.

A construção de sistemas baseados na web, permitem a disponibilização, a pesquisa e actualização de bases de dados, quer na internet quer na intranet, de uma empresa. Para uma maior integração e disponibilidade da informação, os alunos utilizarão ferramentas de gestão e manutenção de uma web e as diversas tecnologias disponíveis, para a criação de um sistema de informação nela baseada.

O programa integra um conjunto de módulos, capazes de desenvolver uma formação na área de desenvolvimento de sistemas de informação das organizações, com ênfase na informática e nas suas aplicações, e formar profissionais empreendedores, capazes de projectar, implementar e gerir toda a infra-estrutura de tecnologia de informação, envolvendo computadores, comunicação e dados em sistemas organizacionais.

3. Competências a Desenvolver

    • Cooperar com os outros e saber trabalhar em equipa.

    • Saber utilizar novas tecnologias de comunicação e informação.

    • Saber configurar uma pequena rede de comunicações.

    • Saber instalar e configurar um servidor web.

    • Utilizar as potencialidades e características das bases de dados relacionais.

    • Desenhar e construir uma base de dados relacional.

    • Executar operações em bases de dados relacionais.

    • Administrar, gerir e aplicar politicas de segurança num servidor de base de dados.

    • Disponibilizar conteúdos e informação na web.

    • Criar aplicações baseadas em browsers.

    • Criar um site com recurso a bases de dados remotas.

    • Desenvolver aplicações multimédia com suporte para vários formatos (cd, dvd, web).

4. Orientações Metodológicas / Avaliação

Esta disciplina tem um carácter predominantemente prático e experimental, tornando-se necessário implementar actividades que incidam sobre a aplicação prática dos conteúdos, a experimentação, a pesquisa e a resolução de problemas.

Os alunos terão de desenvolver a autonomia, a iniciativa e a pesquisa. Neste sentido, deverá ser utilizada uma metodologia orientada para a prática experimental e para a pesquisa, de forma flexível e ajustável às diferentes situações e fases de aprendizagem.

Apresentação de conteúdos

O docente irá utilizar a apresentação electrónica, com o auxílio de um projector de vídeo ou datashow, sempre que se abordem conteúdos de cariz mais teórico.

Introdução a uma nova ferramenta

O docente irá proceder a exemplificações e/ou demonstrações práticas, recorrendo a um projector de vídeo, de forma visível para toda a turma.

Iniciação a um novo tema

Numa primeira fase, depois da apresentação de conteúdos mais teóricos, o docente poderá demonstrar, com alguns exemplos, a utilização prática dos conteúdos abordados inicialmente. Numa segunda fase, mediante fichas de trabalho que contêm o resultado final e alguns dos passos a dar, os alunos deverão descobrir, experimentar e completar os passos em falta, de forma a conseguiram atingir o resultado pretendido.

Consolidação de conteúdos

O docente utilizará a metodologia de resolução de exercícios. Será fornecido unicamente o resultado a atingir ou o enunciado do problema que se pretende resolver.

Aprofundamento dos saberes

O docente solicitará ao aluno, o desenvolvimento de um ou mais projectos que integrem todos os conteúdos e saberes adquiridos nos módulos anteriores, bem como em disciplinas do curso que sejam significativas para o aluno, e que permitam aplicar os seus conhecimentos em situações concretas.

Desenvolvimento de competências mais avançadas

Os alunos que demonstrem possuir saberes e competências elevadas, relativamente aos conteúdos de um determinado módulo, devem ser sensibilizados a fazerem pesquisas bibliográficas e a produzir trabalho autónomo e de investigação, para que desta forma possam ter um maior ritmo de aprendizagem e assim atingir um elevado desempenho escolar.

Assim, o docente irá:

    • Proceder à demonstração do funcionamento de uma nova ferramenta.

    • Exemplificar com a ajuda de um computador.

    • Privilegiar as aulas práticas, e sempre que possível, utilizando os computadores.

    • Estimular o trabalho de grupo.

    • Propor aos alunos actividades de carácter experimental e de pesquisa.

    • Realizar trabalhos práticos, onde os alunos tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos.

    • Apresentar situações, o mais real possível, onde os alunos necessitarão de aplicar as competências adquiridas.

    • Sensibilizar os alunos a utilizar outras ferramentas ou outras soluções, equivalentes às utilizadas nas aulas.

- Sep 28, 2012 2:44:55 PM

CALENDÁRIO - Nov 06, 2012 11:33:11 PM