AULA 12

Data de publicação: Dec 01, 2013 9:54:52 PM

PROCESSADORES DE VÁRIOS NÚCLEOS

Para evoluir na área dos processadores, ou se aumenta a velocidade do relógio interno, ou se implementam formas de processamento paralelo. Esta última tem sido a aposta principal tanto da INTEL como da AMD, uma vez que como já se referiu, o calor aumenta gradualmente com a velocidade interna do CPU, revelando-se pouco eficiente energicamente e a nível de rendimento. Em analogia seria como comprar um Ferrari apenas para ir ao café que fica a 1km de casa!

Como verificamos no ponto anterior, a tecnologia HT simula dois processadores num só processador físico. Se esta técnica se revela excelente e não passa de uma virtualização, melhor será possuir um processador com dois (ou mais) núcleo.

Tanto a INTEL como a AMD surgiram com processadores de dois núcleos em 2005 (Pentium D e Athlon 64 X2).

O processamento de vários núcleos é ideia para aplicações que promovam o multi-threading ou que corram diversas aplicações em simultâneo. Apenas nestas situações estes processadores se tornam realmente proveitosos.

O número de núcleo tem vindo a aumentar e a série Core i da Intel já tem à venda processadores de 6 núcleos físicos com tecnologia HT, que aos olhos do SO é visto como um processador de 12 núcleos. A AMD lançou também o Phenom II X6 com 6 núcleos de processamento.

A indústria dos jogos, aplicações multimédia e cinematográfica, exigem cada vez mais da capacidade de processamento. Os Sistemas Operativos e as aplicações desenvolvidas são cada vez mais direcionadas para o aproveitamento de vários núcleos de processamento.

TRABALHO PRÁTICO

Realize um trabalho de pesquisa (em grupos de 2 alunos) sobre a evolução dos microprocessadores de vários núcleos evidenciando as suas diferenças.

Duração: 2 aulas

Apresentação oral: 13 de Dezembro