Aula 5

Data de publicação: Oct 06, 2013 7:55:51 PM

SUBPROGRAMAS: procedimentos e funções

O método utilizado na construção de um programa consiste em decompor um problema inicial sucessivamente em problemas cada vez menores, até que se obtenha uma solução.

Um subprograma executa as mesmas acções que um programa, podendo receber dados do exterior, manipulando a informação e produzindo novos resultados que poderão vir ou não a ser enviados para o exterior. No entanto, um subprograma é usado para realizar um fim específico, dentro de um objetivo geral, o do programa.

Quando um programa executa uma destas partes, diz-se que houve uma chamada a um subprograma. Um subprograma pode ser chamado por outro, e assim sucessivamente. A chamada a um subprograma pode ser realizada em qualquer ponto do programa.

Em Visual Basic, existem dois tipos de subprogramas: os procedimentos e as funções, estando o seu uso dependente do tipo de comunicação de dados pretendidos entre o subprograma e o programa que os chama.

Os procedimentos e as funções podem ser descritos nos eventos dos objectos ou nos módulos globais.

PROCEDIMENTO

Um procedimento é um conjunto de instruções que realizam uma tarefa específica. É de salientar que um procedimento não retorna nenhum valor.

A sua sintaxe é a seguinte:

Sub <nome do procedimento> (argumentos)

<Instruções>

End Sub

EXEMPLO DE UM PROCEDIMENTO:

FUNÇÃO

De um modo geral, poder-se-á definir função como um conjunto de acções que realizam um subprograma, mas que ao contrário dos procedimentos, retorna um valor ao local onde a função foi chamada.

É de salientar que o corpo de uma função tem de existir, pelo menos uma instrução que atribua um valor (do tipo do resultado) ao seu identificador (nome), sendo esse valor, o resultado da chamada à função. Esse valor é retornado para o ponto onde a função foi chamada e a execução do programa contínua a partir desse ponto.

A sua sintaxe é a seguinte:

Function <nome da função> ( argumentos) As Type

<Instruções>

RETURN(VALOR)

End Function

EXEMPLO DE UMA FUNÇÃO: