Aula 4

Data de publicação: Oct 06, 2013 9:5:35 PM

CPU (Central Processing Unit) - Unidade Central de Processamento

O CPU é o cérebro do computador, por essa razão, quando perguntamos a alguém qual o computador que possui, a resposta começa sempre pelo tipo de processador (exemplo: Intel Core i7 970 3.2Ghz).

Vejamos então as características mais importantes associadas a um CPU:

  • Velocidade de relógio - é a velocidade de processamento no interior do CPU;

  • Largura dos canais de comunicação - forma como os diversos componentes do interior e exterior do CPU estão interligados.

A velocidade de um processador (velocidade do relógio) é muito importante para o comportamento do computador em aplicações mais exigentes. A sua velocidade é medida em Hz.

CURIOSIDADE

Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894)

Hz ou ciclos por segundo (s-1) é o inverso do período.

O Termo Hz foi adoptado em homenagem a Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão que pela primeira vez comprovou a existência de radiação electromagnética.

Assim 1 Hz = 1 ciclo/s

  • um CPU com velocidade de 100Hz executa 100 ciclos por segundo

  • um CPU com velocidade de 3,2Ghz executa 3,2 biliões de ciclos por segundo

Para além da velocidade do processador, o seu desempenho está associado também à largura dos canais de comunicação.

Este depende dos seguintes fatores:

  • Registos internos - indica o número de bits com que o CPU trabalha de cada vez (8, 16, 32, 64 bits)

  • Barramentos de Endereços (Address Bus) - são linhas ou pistas de comunicação através das quais o CPU acede a posições da memória, ou dispositivos de Entrada/Saída (E/S), para onde pretende enviar ou ler informação. Basicamente podem ser compradas à morada da nossa casa, porque são barramentos onde circulam endereços. Por exemplo, um carteiro só pode deixar uma carta em nossa casa se souber a morada.

PROPOSTA DE TRABALHO - AULA 4_1

Procura saber a velocidade do teu processador em Hz e indica quantos ciclos por segundo executa.

No respeitante ao acesso à memória, o número de linhas de barramento define a quantidade de memória que o CPU consegue endereçar.

Para uma melhor compreensão, mostramos de seguida um esquema de um microprocessador que apenas utiliza um BUS de 8 bits. No total só pode endereçar 28=256 posições de memória.

Por exemplo, o microprocessador 8086 tinha um BUS de endereços de 20 bits, logo só podia endereçar até 220=1,048,576 bytes (1MB) de memória RAM. Mesmo que estejam disponíveis no sistema 2MB de memória RAM o 8086 não os irá utilizar, uma vez que só consegue "ver" 1MB no total.

No Intel 486 (antes do Pentium 586) com um barramento de endereços de 32bits permitia endereçar 232=4,294,967,296 bytes (4GB) de memória RAM

    • Barramentos de dados (FSB - Front Side Bus) - este é o barramento que interliga o CPU e a memória RAM (ou North Bridge). Canal físico (pistas) de comunicação de dados entre o interior e o exterior do CPU. O número de pistas determina a quantidade de informação que o CPU pode mover de cada vez de/para a memória. Por este barramento, circulam ainda dados referentes a dispositivos de E/S (plca gráfica, USB, etc.).

Resumindo, o processador comunica com os componentes exteriores através dos barramentos (BUS)

Comunicação entre o CPU e os diversos componentes de um computador

PROPOSTA DE TRABALHO - AULA 4_2

Para um processador com 36bits de barramento de dados, qual é o total de memória que consegue endereçar?