Objetivamente as principais vantagens da reversão do serviço de água para o Município podem ser assim elencadas
Fortalecimento do SAAE, uma empresa pública que não visa lucro, pois, ao possibilitar a cobrança na mesma conta da tarifa de água e da tarifa de esgoto, reduzirá drasticamente a inadimplência no pagamento da tarifa de esgoto, garantindo-se uma receita nova para o SAAE cerca de dez vezes maior do que aqueles três por cento (3%) da Arrecadação Líquida da proposta da COPASA.
Maior facilidade para resolução dos problemas que surgirem, em razão da maior acessibilidade aos gestores do sistema de saneamento.
Maior controle da população sobre a qualidade e custo dos serviços de saneamento, através do Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMUSB, Câmara Municipal e Ministério Público.
Geração de novos empregos diretos no Município.
Injeção, em valores atuais, de cerca de quatro (4) milhões por ano e cento e vinte (120) milhões em 30 anos, na praça financeira e na economia de Luz.
Resolução a médio e longo prazo de todas as pendências em relação ao saneamento (água, esgoto, limpeza urbana e drenagem pluvial), sem se cobrar mais por isso do Povo de Luz, em relação ao que já se paga.
Liberação de recursos do caixa comum do Município, hoje comprometidos com a manutenção da limpeza urbana, para se atender a outras necessidades da população, em razão de o SAAE, fortalecido pela reversão, vir a assumir também o serviço de limpeza, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico.
Viabilização da Implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB elaborado em 2013.
Assim, a reversão do Serviço de Água para o Município, além de valorizar a política local, pois colocará nas mãos de gestores locais o cuidado de um serviço fundamental para o bem da comunidade, é uma premissa fundamental, pois viabilizará, a médio e longo prazo, a resolução de todos os problemas de saneamento do Município: os passivos em relação às demandas de manutenção e expansão do sistema de abastecimento de água; as medidas necessárias ao desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário; o aperfeiçoamento da limpeza urbana e a manutenção e ampliação do sistema de drenagem urbana.
Isto posto, chega-se, seguramente à Conclusão da questão.