oração

Oração

Volta ao Início

Oração

Oração

· Oração – No sentido teológico significa: Conjunto de palavras que expressam um pensamento completo; elevação da alma a Deus; intercessão; suplica; convicção que o Pai celeste providencia cuidado sobre nós.

· No grego - (proseuché) – Significa “pedir orando” ou “orar orando.

I Samuel 12:23

Quanto a mim, longe de mim que eu peques contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.

01) Alusão

Em determinado período Bíblico o povo de Israel estava murmurando contra o Senhor. E como de costume, pressionavam ao profeta que estivesse prestando assistência diante de Deus.

Conquanto que nesse evento que o Profeta Samuel escreveu o versículo acima, o Senhor se fez notório através de trovões e chuvas, levando o povo a temer e conseqüentemente revogar a opinião conta o Soberano Mestre.

A oração é a chave da dispensa de Deus, basta entramos pelo caminho da meditação que as bênçãos começam serem derramadas em nossas vidas.

Alguém pode até imaginar que orar seja algo complexo e misterioso; porém orar é tão simples como conversar com uma pessoa amiga. Posso até dar o exemplo de uma companhia que passa todo o dia ao nosso lado, o qual não falta assunto para conversar.

Da mesma forma acontece em relação a Deus; Ele está conosco todos os momentos do dia, e geralmente nós só procuramos a sua presença quando estamos dentro de um templo ou nos momentos de aflição. Mas Deus tem nos acompanhado a cada segundo da nossa existência e geralmente não entendemos, chegando ao ponte de pensarmos que Ele vive distante em um céu no infinito.

02) Oração não é um culto nem um tempo estabelecido

Salmo 55:17

De tarde e de manhã e ao meio dia orarei, clamarei; e Ele ouvirá a minha voz.

O salmista mostra que tinha uma afinidade com o Senhor, de uma maneira tão profunda a ponto de está a todo o momento conversando e adquirindo respostas do céu.

O escritor americano MAX, sempre levava a sua filhinha para um parque distante do seu apartamento para que a mesma tivesse contato com a natureza e a vida livre do campo. Um determinado dia quando ele de dirigiu para comprar sorvete, observou a sua criança com a boca cheia de areia daquele campo, e Max carinhosamente retirou toda a sujeira da boca lhe dando a doçura do sorvete que trazia nas mãos.

Levando esse exemplo para o campo espiritual, podemos entender que Deus tem feito o mesmo conosco nos dias atuais. Ele quer somente adoçar a nossa boca e retirar a sujeira que trazemos em nossos lábios, e nós como de praxe queremos continuar com a imundice do pecado.

Entretanto, Max não deixou de amar a sua criança por comer areia, de forma que Deus também não deixa de nos amar. Ele limpa a nossa boca e adoça em todo momento.

Daniel 6:10

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graça, diante do seu Deus como também antes costumava fazer.

No versículo acima escrito narra uma adversidade que o profeta Daniel estava passando na Babilônia, em que os ímpios o odiava por ter uma intima comunhão com Deus.

Os babilônicos iludiram ao rei Dario, dizendo que em certo período ninguém poderia fazer nenhuma petição a nenhum deus, senão ao imperador. Aos que desobedecesse seria lançado na cova dos leões.

Mas, Daniel não se abalou, continuou orando e buscando ao Senhor como fazia anteriormente. Isso mostra que o inimigo das nossas almas não quer que o homem fale com Deus. Todas as vezes que colocamos o propósito de está na presença do Senhor, certamente que o inimigo criará situações para interromper a nossa comunhão.

· Se fossemos um carro, Deus iria ser o combustível

· Se fossemos uma terra, Ele com certeza iria nos cultivar

· Se fossemos um avião, navio ou locomotiva, o Senhor seria o piloto

Mas somos a sua imagem e semelhança, e com certeza, Ele quer controlar os nossos corações através das nossas orações e instruções Bíblicas a cada dia.

03) Posições Para Orar

A) Orar Deitado –

Salmo 4:4

Pertubai-vos e não pequeis; falai-vos em vosso coração sobre a cama e calai-vos

Enfatiza o momento que o salmista enfrentava uma dificuldade e não encontrava posição para buscar a Deus. Um exemplo simples, é quando estamos acometido por alguma enfermidade e não temos condição física de dobrar os joelhos diante do Senhor.

Há uma espécie de planta no deserto conhecida como “Pitacho”; a mesma cresce apenas com dois copos de água por ano. Isso mostra a força de vontade e o desejo da vida na natureza. Dessa forma podemos retratar esse exemplo para a nossa vida, que em determinado momento passamos por grande angustia e falta palavras para adorar a Deus. Mas façamos como o Pitacho, que cresce apenas com um pouco de água.

Se faltar oração, podemos resolver o problema apenas com um pouco de palavras puras diante do Senhor.

B) Orar de Joelhos

Daniel 6:10

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (Ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia punha de joelhos e orava, e dava graça diante do seu Deus como também antes costumava fazer.

Desta vez fiz questão de mostrar uma partícula de realce (Ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), para chamar a sua atenção sobre a importância que os Judeus tinha para com Jerusalém. Entretanto a nossa Jerusalém é espiritual, isso significa que Deus está no céu.

O salmista também foi enfático quando citou o seguinte:

Salmo 121:1

Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Entendemos que o nosso alvo está nas alturas, e não nas artimanhas terrenas; tudo que o homem faz é imperfeito. Mas nas coisas criadas por Deus, podemos encontrar perfeição.

Conheço pessoas que se dobram diante de tudo para adorar, menos na presença de Deus. Eles podem até dizer que adora, mas as suas praticas não condizem com a Bíblia, e estão muito longe da realidade espiritual ensinada por Jesus Cristo.

Existe um pensamento que diz: “Quantidade não é qualidade”. Em determinada ocasião é verdade, e em outra não.

Imagine um restaurante famoso (cinco estrelas), e você pedindo ao garçom o prato mais caro da casa; e no momento ele lhe servir apenas uma pequena porção de determinada alimentação, a qual não lhe dar condições de saciar a fome naquele momento.

De forma que você reclame ao garçom, e em resposta ele diga: “Quantidade não é qualidade”. Notoriamente isso não é verdade; temos a obrigação de entregar a Deus uma quantidade e qualidade maior das nossas ações, especialmente das nossas orações.

c) Orar em Pé e de Mãos Levantadas

I Timoteo 2:8

Quero, pois que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos santas, sem ira nem contenda.

Podemos encontrar outras orações como em “ I Samuel 1:10, 26; no episódio que Ana, a sua mãe orava e recebeu critica do sacerdote Eli julgando que ela estava embriagada. Mostra que orar não exige regras nem fanatismo humano, e sim, pureza de coração nas palavras que dizemos a Deus, bem como sinceridade nas nossas petições, e agradecimento, tendo por último uma adoração verdadeira oferecida ao Soberano Criador.

Conheço a historia de uma senhora que possua uma casa no litoral da Irlanda; fez uma surpresa a toda comunidade quando apareceu na lista dos que assinavam para ligar a sua casa na energia elétrica. Já que se tratava de uma senhora de muitas posses, porém avarenta.

Entretanto, no dia que o profissional fazia a leitura daquela empresa, na casa da senhora avarenta, percebeu que o relógio do seu medidor mal tinha saído do lugar, não havendo como registrar o consumo. Entretanto ele perguntou para aquela mulher se a sua energia estava em ordem. – Ela respondeu que sim.

Ele por sua vez tentou entender aquela situação, e a mulher lhe explicou que só usava a energia elétrica na hora de pegar as velas e acender, vindo apagar a luz novamente.

Notoriamente existem milhares de pessoas que em relação a Deus se comportam dessa forma. Tem a energia do Senhor a sua disposição e não querem fazer uso, continuando em travas, pensando que as coisas de Deus se acabam.

Se o homem conhece-se o poder de uma oração, o mundo teria menos caos. Posso até dizer que na comunidade evangélica existem salvos que temem orar para não despertar a fúria do inimigo das nossas almas.

Tem o adágio popular que diz: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Mas um sábio evangélico plagiou da seguinte forma: “ Se correr o bicho pega, se orar o bicho corre”

04) Epilogo

Todos os homens bem sucedidos na Bíblia, foram vitoriosos através da oração. Existe um fato interessante na Inglaterra, foi quando uma determinada rainha confessou que temia mais um crente orando, que todo o exercito de sua nação fortemente.

Começando do patriarca Abraão, e outros homens como Moisés, Samuel, Elias, Eliseu e o próprio Jesus Cristo, todos estiveram diante de Deus fervorosos em oração.

Conta-se a historia de um homem que fazia parte da orquestra imperial de uma determinada nação. Entretanto aquele homem nunca havia aprendido sequer um instrumento, apenas gesticulava no meio da orquestra, e como soldo recebia as melhores influencias no reinado além de um grande salário.

Certa feita, o imperado decretou que ouviria todos os músicos tocarem individualmente. Por sua vez, aquele pobre homem entrou em desespero pela data marcada está próxima, e não havia aprendido o instrumento que ele carregava na sua bagagem. E no desespero aquele homem suicidou-se.

Assim se comportam muitos cristãos no seio das suas igrejas, que em determinado momento fazem parte da grande orquestra de oração, louvando e adorando ao Grande Rei. Mas quando se pede para orar individualmente, eles não sabem se quer uma simples palavras do acorde celestial.

A oração é a lavanca que move a mão de que move a terra. Isso quer dizer que orar é acessar o amor de Deus em nosso favor.

Entretanto a melhor posição e situação para se orar devem ser em todo lugar a toda hora.

A Oração é um processo e não um evento.

Presbítero – Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster – Alisson Alves de Lucena