brechasparaotentador2

Brechas Para o Tentador

Volta ao Início

Brechas Para o Tentador

Ezequiel 22:30

E busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

I - Sintetizando

O profeta Ezequiel recebendo uma Palavra da parte de Deus para que o povo Israelita voltasse à obediência e restaurasse a nação que havia caído em um caos, usou uma metáfora que alguém valente se apresentasse voluntariamente.

Relatando um pouco sobre essa estratégia de guerra, quando o muro de proteção de uma cidade era avariado durante o combate, em que ficavam com rachadura que um homem conseguia passar; daí em diante o exercito invasor passava por tal brecha e tomava o espolio. Em defesa da cidade, um soldado deveria ficar na brecha e combater aos inimigos; na maioria das vezes o combatente defensor perdia a própria vida para que a cidade não fosse tomada.

Voltando ao versículo acima citado, o Senhor Deus estava convocando um homem para que ficasse na brecha e defendesse o povo, no entanto, ninguém se alistou para difícil tarefa.

I – Metáfora Espiritual

A nossa vida acontece algo semelhante todos os dias, quando somos expostos aos ataques de satanás que tenta destruir definitivamente a nossa salvação e a comunhão com Jesus Cristo. Geralmente a natureza humana está inclinada a vida secular com as sua concupiscências, uma vez que gera o prazer carnal.

Sem perceber abrimos brechas em nossa vida de tal modo que o inimigo das nossas almas penetra em nossa mente e vontade nos escravizando com furor e perversidade desencadeando uma seqüência de sofrimento que somos incapazes de bloquear ou retroceder ao estágio de pureza inicial.

Na esfera espiritual o Senhor Jesus é capaz de restaurar a destruição causada pelo tentador e nos dar uma nova natureza.

II Aos Coríntios 5:17

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura]é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Vamos imaginar a seguinte parábola:

A cidade é a nossa vida, de forma que temos a obrigação de protegê-la contra os ataques do diabo. Quando nos deixamos ser lavados pelo pecado e somos invadidos por todo tipo de espírito mundano que toma todos os âmbitos da nossa alma levando-nos a uma total destruição. Mas quando Jesus Cristo está em primeiro plano em nossa caminhada terrena, ainda que venham tentações ou desafios que nos fragilize, Nele encontramos refugio e vitória.

Podemos imaginar que o Senhor é capaz de ficar na brecha que abrimos em nos momentos de fraqueza.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

I Epistola de João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

Embora esse exemplo seja figurativo, narra com propriedade os desafios em que somos submetidos para crescimento da nossa vida espiritual; que Jesus Cristo usa graça em favor daqueles que o ama, ainda que em sejamos negligentes em determinado momento. O Senhor Deus não está interessado no tamanho dos nossos pecados, e sim, em nosso arrependimento.

Abordando no campo de batalha contra o tentador, ele não descansa durante as 24 horas do dia, tragando as almas que cedem aos seus engodos.

I Epistola de Pedro 5:8

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.

Para que o homem consiga integridade diante de Deus deve clamar ao Espírito Santo que o inspire e mostre o verdadeiro caminho a seguir para que não entre por atalhos e seja alvo do exercito inimigo que espreita todas as ações do homem.

Efésios 6:15-16-17-18

15 - E calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,

16 - Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18 -Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

Existe uma batalha no mundo espiritual entre os anjos bons e os caídos, tentando o domínio dos homens. Os anjos maus querem que a humanidade seja condenada eternamente para que Deus seja envergonhado; em outro âmbito os anjos bons estão em defesa daqueles que obedecem ao Senhor.

No meio dessa grande luta espiritual o ser humano tem um peso positivo quando cede a Jesus Cristo, e negativo ao se rebelar contra a Bíblia. Isso acontece porque o Senhor não manipula a vontade do homem, no entanto, Ele fala através do Espírito Santo a todo o momento para que a coroa da sua criação (o homem), não venha a ser penalizado por atitudes danosas.

Outra ocorrência interessante acontece com aqueles que foram resgatados do pecado e receberam a Jesus como salvador, e volta a negligenciar aos ensinamentos divino, o qual abre brechas para demônios causar uma destruição maior que o primeiro estágio.

Mateus 12:43-44-45

43 - Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.

44 - Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada.

45 - Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.

Um demônio não quer atuar sozinho, geralmente usa um corpo; que seja de animal, homem até mesmo em casa amaldiçoadas (conhecidas popularmente como mal assombrada), uma vez que existe uma parceria de corpo com espírito começa um evento de fenômenos que normalmente desola aos que estão perto da situação. Eles têm o prazer de destruir tudo que vem da parte de Deus, uma vez que os seus seguidores estão arruinados. Podemos citar o exemplo de uma folha de papel oficio branca que alguém a suja a machuca completamente e logo após joga no lixo.

João 10:10

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Mas Deus tem feito aliança com os homens para que ninguém se perca, resta somente termos consciência da graça infinita do Todo Poderoso e nos posicionarmos em santidade no século presente, e receberemos as dádivas celestiais que Ele preparou desde o principio da criação.

Mateus 25:34

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

I Aos Coríntios 2:9

Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

O Senhor tem prazer quando o homem está bem diante do seu Reino e da sociedade, dando frutos espirituais nos quais outras vidas que estão distante do plano da salvação podem absorver e mudar o rumo errado em que estão vivendo.

III – Epilogo

Como observamos em nosso estudo, que o inimigo de Deus e das nossas almas trabalha em todas as esferas da vida para cumprir uma meta de destruição na raça humana, uma vez que o seu ódio contra tudo vem de Deus é insano.

Fomos criados para adorar a Deus no mundo presente e na eternidade, no entanto devemos zelar por essa dádiva concedida do alto para que não venhamos cair na condenação eterna que é de dor e tormento. Que todas a brechas de pecado da nossa vida seja restaurada através do Sangue preciso de Jesus Cristo.

I Epistola de João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

missaoamerica@gmail.com