doisfundamentos

Dois Fundamentos

Volta ao início

Dois Fundamentos

Mateus 7:24-27

24 - Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

25 - E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

26 - Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.

27 - E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Estamos diante de uma das mais belas passagens Bíblica, que vaticina os dois fundamentos para galgar das bênçãos de Deus, sem falar da salvação de todos os homens através do poder de Jesus Cristo.

01 – Ouvir a Palavras de Deus

02 – Praticar a Palavra de Deus

Isso de uma forma que da criança ao ancião, todos tem condição de obedecer todos os seus mandamentos.

Um fato interessante acontece na palestina quando o sol endurece o solo pela sua ação de calor. Com esse evento qualquer ponte serve para construção; ninguém sabe se o vizinho construiu bem, só o construtor sabe.

Mas quando chega o inverno, as torrentes e os vales enchem, as correntes ensopam todas as bases, e as que não estão presas a uma rocha chegam a serem abaladas.

Quanto à construção que Jesus se refere nessa passagem e a vida espiritual de cada pessoa. Esta rocha é o próprio Jesus.

I – Pedro 2:5-8

05 - Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.

06 - Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.

07 - E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,

08 - e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.

I Aos Coríntios 3:10-11

10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edificam sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

11 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Infelizmente há aqueles que não estão firmes na rocha (Jesus), que a qualquer abalo se acabam. Ouvem a Palavra de Deus e não as pratica.

Caso Real

Há alguns anos atrás, um grande avião a jato estava atravessando uma tempestade, que sacudia a nave como se fosse uma lata, indo de um lado para o outro turbulentamente.

Depois de passar pelo aperto uma senhora relaxou na cadeira e disse: Nós conseguimos. Ela não pensou nos anos de pesquisas milimétricas dos engenheiros que haviam dedicado àquela nave. Não considerou a experiência de horas voadas pelos pilotos. Entretanto a segurança não estava na preocupação e no medo, mas nos que projetaram aquele meio de transporte.

O mesmo acontece com as pessoas que são jogadas de um lado para o outro nas lutas dessa vida; pensam até que não vão resistir.

Esquecem que Deus nos criou para suportar a todas as provas que aparecem em nossa peregrinação. Conquanto que é preciso ser salvo em Jesus Cristo para se chegar ao destino final da viagem que nos leva ao céu.

Primeiro Fundamento – Ouvir a Palavra de Deus

Quantas pessoas já ouviram a Palavra de Deus e até tiveram vontade de servir a Jesus Cristo e não encontraram condições, uma vez que estão presas aos laços pecaminosos que surgem nesse mundo.

Relembre o caso de Judas Iscariotes que tanto ouviu a Palavra de Deus, viu as maravilhas que Jesus executou. Mesmo assim não conseguiu cumprir a vontade do Senhor.

A Bíblia por sua vez traz muitas recomendações para que o homem se alimente da Palavra através dos versículos e consequentemente comecem a gerar uma nova vida interior.

Hebreus 3:7-8

07 - Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

08 - não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

II Coríntios 12:3-4

03 - Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),

04 - que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

Apocalipse 10:4

Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas.

Apocalipse 2:7

Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.

Apocalipse 3:6

Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.

Apocalipse 13:9

Se alguém tem ouvidos, ouça.

Quantas vezes Deus nos entrega a mensagem celestial com segredos profundos e nós não prestamos atenção, é como se ninguém tivesse falado.

Mas quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as Igrejas.

Segundo Fundamento – Os Que Praticam a Palavra de Deus

Na historia humana quantos foram carismáticos conhecedores da Bíblia, teólogos, mas nunca a colocou em pratica, como acontece em muitas religiões.

O maior exemplo disso que ao perguntarmos para onde eles irão ao morrerem eles não sabem. Ao contrario acontece com os salvos na pessoa de Jesus Cristo, que tem convicção da sua ida para o paraíso celestial. Isso porque estão pautados na Palavra da Salvação.

Vejamos alguns versículos que mostra os praticantes da Palavra de Deus.

Malaquias 3:18

Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Salmos 55:14

Praticávamos juntos tranqüilamente, e em companhia andávamos na casa de Deus.

Isaias 1:17

Aprendei fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai os oprimidos, fazei justiça ao órfão, tratai das causas das viúvas.

Provérbios 14:22

22 - Porventura não erram os que praticam o mal? Mas há beneficência e fidelidade para os que praticam o bem.

Romanos 2:13

Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei.

Mostrando assim em poucos versículos a firmeza dos que praticam o bem, e a decadência daqueles que executam o mal.

De forma que o Espírito Santo se manifesta em todos os que sentem o desejo de viver e andar na presença do Senhor.

É impossível praticar a Palavra de Deus sem ouvi-las. Lembrando que há pessoas que dizem: “Eu Pratico” – No entanto se nós lhes perguntar. Como?

Elas não sabem responder.

Pode por acaso:

§ Alguém viajar em seu carro, sem saber dirigir?

§ Ou executar uma cirurgia sem nunca ter ido a uma universidade de medicina?

§ Quem saber! Escrever um livro com as próprias mãos sendo analfabeto?

§ Pode alguém fazer a vontade de Deus sem ler a Bíblia?

§ Ou ir ao céu sem Jesus?

Fica a interrogação no ar.

Bem aventura são aqueles que OUVEM e PRATICAM a Palavra de Deus. São como uma casa fundamentada sobre a rocha.

Jesus te ama.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena