deuséluz

Deus é Luz

Volta ao Início

Deus é Luz

Salmo 104:1-2

Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo, estás vestido de gloria e de majestade.

Ele encobre-se de luz como um vestido, estende os céus como cortinas.

I – Alusão

O Saltério 104, é um dos mais importantes capitulo sobre a história da criação do mundo. Fala das primeiras coisas feitas por Deus na semana da criação do nosso cosmo, mostrando que acima de tudo Deus é luz.

Gênesis 1:2-3

1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 - A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 - Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 - Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

O principal elemento que o Senhor criou, foi à luz. Porque Ele é luz. A mesma conserva gera vida, alegra, traz calor e etc.

II – Queda do homem

É conhecido que no período de Adão, o homem vivia espiritualmente em luz. Mas um dia ao pecar, começou a andar em trevas. Motivo principal foi o conhecimento do bem e do mal. Entretanto, Deus na sua misericórdia se comoveu com a fraqueza humana e nos deu a luz.

Mateus 4:16

O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.

Os pioneiros da navegação ao velejar, pela costa litorânea à noite enfrentaram diversos perigos, pois estavam sujeitos a encalhar ou quebrar o casco das embarcações. No ano 700 A. C., foi criado o habito de fazer fogueiras que iluminava as costas litorâneas. Eram os Gregos e os Egípcios que faziam tais tarefas, confiadas a sacerdotes.

No ano 285 A. C., o arquiteto Grego Sostrato de Cnido, conquistou uma pequena ilha na Alexandria, na qual edificou um farol com 135 metros de altura, iluminada com carvão e um conjunto de espelhos de metal que projetava um raio de luz a 50 Km de distancia. Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo (O Farol da Alexandria).

No ano de 1375 D. C., um terremoto destruiu o resto da torre (A base do farol era feita de bloco de vidros).

Foi uma bela invenção que beneficiou a humanidade durante muitos anos. Espiritualmente não fez nada pôr ninguém e tempo se encarregou de destruí-la.

Baseado nesse marco material quero chamar a sua atenção para luz de Deus, que é um farol espiritual de todos os homens que vem a este mundo. Não deixando nenhuma alma encalhar no mar da vida.

III – Luz Joanina

João 1:9

Ali estava Jesus, a verdadeira luz que ilumina a todos os homens que vem ao mundo.

Na leitura do Evangelho de João capitulo 1:1-9, encontramos a menção do vocábulo “luz” por seis vezes, vaticinando o número do homem, isso porque fomos criados no sexto dia de Deus.

A energia básica de todo universo é a luz. Na Bíblia não é diferente, tudo está voltado para a mesma, pois Deus é luz.

O Apostolo Paulo escrevendo a Timoteo, fez seria exortação, mostrado o Senhor como a luz.

I - Timoteo 6:16

Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível. A quem nenhum homem viu e nenhum pode ver; ao qual seja a honra e poder e sempiterno, amém.

Nesta passagem encontramos o clímax da inspiração pelo Espírito Santo, dizendo que o Senhor é inacessível, caso o pecador queira entrar diante do seu Trono. Só quem pode se aproximar Dele é o salvo e esse processo dar-se quando o homem parte da vida terrena pela morte.

No novo milênio estamos enfrentando uma disseminação da Nova Era com as suas crenças pagãs e ensinamentos heréticos. Por incrível que pareça a principal doutrina ensinada é que o homem é luz, independente de Deus. Mas a Palavra do Senhor nos ensina que toda e qualquer iluminação benéfica vem de Jesus Cristo.

Encontramos na Bíblia seres luminosos, mas acima de tudo eles estão em obediência ao Todo Poderoso. Esses são os anjos bons; teologicamente conhecidos como: luminosos, flamejantes e etc.

II Aos Tessalonicenses 1:7-8

7 - E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,

8 - E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Os anjos, mesmo com a sua gloria celeste, são dependentes de Deus em tudo, nunca tomam decisões próprias, estão sempre adorando e servindo ao Soberano sobre todo o universo, que seja visível ou invisível.

IV – Epílogo

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e tom dom perfeito, vem do alto, descendo do Pai das luzes, em que não há mudança nem sobra de variação.

I João 1:5

Esta é a mensagem que Dele ouvimos e anunciamos: Que Deus é Luz, e não há nele trevas nenhuma.

I João 1:7

Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todos os pecados.

Todo o caminho humano dava em trevas, estávamos no pecado. Mas um dia o Nosso Senhor Jesus Cristo, rompeu a barreira de escuridão que estava entre a terra e o céu, através da sua crucificação.

Dessa forma a origem do nome cruz é “Aquilo que cruza”.

Assim as trevas foram crucificadas pela luz de Jesus.

Jesus te ama.

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena