Causas e Efeitos

Volta ao início

Existe a teoria da “Causa e o Efeito”, defendida pelo sábio Isaque Newton (1700), que mostra a ação e as suas conseqüências.

            Na vida espiritual também encontramos fenômenos idênticos, como no caso citado pelo Apostolo Paulo na Epistola aos Romanos.

Romanos – 3:23

 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

 

            Notoriamente encontramos uma Causa: “Todos Pecaram” – Seguido de uma reação: “Destituídos estão”

 

            Na mesma Epistola também cita:

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.  

           

 Na Ação: “Pecado” – Reação: “Morte”.

 

            Poderia citar que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. Mas iremos deixar para o final. Tão somente quero mostrar as fraquezas humanas para que ao termino seja apresentado a misericórdia do Senhor.

 

            Quantas guerras e calamidades temos enfrentado nesse mundo por culpa de homens egoístas que buscam poder e o brilho efêmero de coisas que nem significam tanto. Uma vez que a nossa existência e tão rápida  que quando menos esperamos já estamos na velhice ou no leito da enfermidade. É nesse momento que passamos a analisar sobre a eternidade, e muitas vezes pode ser tarde demais.

           

            No Evangelho de João encontramos uma Causa e um Efeito benigno, quando narra a misericórdia de Deus em favor da humanidade.

 

João 3:16

 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

             Observe que boa Causa (O amor de Deus), e o Efeito que ela nos traz (não perecer e receber a vida eterna). É nesse tema que nos iremos terminar, mostrando que em todo momento o homem causa o pecado e consequentemente a separação de Jesus. Mas em contra partida, Deus tem derramado a sua graça em favor de todos os que desejam ardentemente o perdão do Pai celestial.

            Deus não está interessado no tamanho do pecado, e sim no arrependimento dos pecadores.

 

Jesus te ama.

 

 

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Webmaster Alisson Alves de Lucena

Webmaster Alice Alves de Lucena