Os direitos autorais e editoriais das obras são totalmente do autor. Esta condição é estabelecida em contrato e impressa no expediente do livro.
Ao editor cabe viabilizar a materialização da obra, em seus aspectos visuais e técnicos e auxiliar na distribuição do livro, como um prestador de serviços ao autor.
O autor pode abrir mão deste direito e/ou da remuneração pela venda do livro, se desejar (copyleft). Esta condição é estabelecida em contrato.
* Copyleft é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas. Ele difere assim do domínio público, que não apresenta tais exigências; enquanto o domínio público permite qualquer utilização de uma obra, o copyleft, tem, via de regra, a única exigência de se poder copiar e distribuir não comercialmente uma obra.O copyleft também não proíbe a venda da obra pelo autor, mas implica a liberdade de qualquer pessoa fazer a distribuição não comercial da obra.
Seu nome se origina do trocadilho com o termo "copyright"; literalmente, copyleft pode ser traduzido como "esquerdo de cópia" ou "permitida a cópia".