JEPAC

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Atividade do JEPAC leva Física de forma divertida para alunos do CEFET/RJ Nova Iguaçu: vai mais uma partida?


A atividade de utilização de jogos com o propósito de ensinar física, promovida pelo projeto de extensão JEPAC (Jogando e Experimentando Para Aprender Ciência), no dia 27/04/2017, de 10h às 13h, despertou grande interesse nos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do CEFET/RJ Nova Iguaçu. Alunos dos 3 anos do Ensino Integrado e dos 4 cursos ofertados pela instituição participaram da atividade, jogando jogos didáticos de Física.

Os seguintes jogos, elaborados no âmbito do LaPEC, foram disponibilizados aos alunos para ampliar e colocar em ação seus conhecimentos em Física:

MEGAFÍSICA: em versão totalmente online (http://megafisica.hol.es), é um jogo de adivinhação de palavras relacionadas aos conhecimentos de Física;

Alunos jogando MEGAFÍSICA com o auxílio do extensionista Thales Silva (ao centro)

CONNECT FÍSICA: um jogo de cartas em que o jogador deve relacionar uma imagem à sua descrição no contexto da Física de Partículas;

PERFÍSICA: um jogo de tabuleiro que tem como objetivo elaborar conhecimentos em Física por intermédio de um conjunto de pistas que são dadas aos jogadores sobre tais conhecimentos.

Alunos jogando PERFÍSICA

Características dos jogos adaptados aos grupos de alunos e aluna com premiação

O JEPAC é um projeto de extensão do LaPEC coordenado pela professora Marta Maximo. Participaram da atividade do JEPAC do dia 27/04 os extensionistas voluntários do JEPAC Thales Silva, Maria Eduarda Afonso e Daniel do Nascimento.

Alunos jogando com o auxílio do extensionista Daniel do Nascimento (primeiro da direita para a esquerda)

O próximo evento do JEPAC com a disponibilização dos jogos didáticos de Física acontecerá no dia 07/06/2017, quarta-feira, no Laboratório de Física (A-303) do CEFET/RJ Nova Iguaçu das 11h às 14h.


Se você não veio ao primeiro evento, venha a este próximo!

Se veio ao primeiro, venha de novo! Sua presença é muito importante.

Vamos nos divertir e aprender jogando!

Por Thales Silva (JEPAC)

Revisado por Marta Maximo

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jogando com o JEPAC

Jogando com o JEPAC

No dia 20 de julho (quarta-feira) foi realizada, no pátio do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, a segunda atividade do projeto JEPAC (Jogando e Experimentando para Aprender Ciência). A atividade foi realizada pelos extensionistas do projeto: Atos (2TEL), Gabriela (2ENF), Maria Eduarda (1INFO) e Thales (1AUTO). Os alunos puderam jogar jogos que foram elaborados anteriormente por integrantes do LaPEC, no âmbito do projeto MÁFIA. Os jogos utilizados foram o PERFísica e o ConnectFísica, que testam e apresentam conhecimentos sobre física enquanto os alunos se divertem, atingindo o objetivo proposto pelo projeto JEPAC e seus extensionistas, que é levar diversão e conhecimento às pessoas.

Alunos do Ensino Médio Integrado jogando PERFísica

Contamos com a presença de cerca de 20 alunos. Todos que participaram gostaram dos jogos e já pediram mais atividades como esta. Algo que nos surpreendeu foi a interação de alguns alunos da graduação, que se mostraram bastante animados com os jogos.

Todos os extensionistas do JEPAC agradecem a presença de todos os alunos e professores que passaram uma parte de seu dia conosco aprendendo e se divertindo.

Para quem jogou conosco e gostou, aguardem mais atividades que, com certeza, ocorrerão e, para os que não puderam participar, deixamos aqui nosso convite para as próximas atividades.


Por Atos Edwin

quinta-feira, 16 de junho de 2016

JEPAC

JEPAC leva experimentos de Física para além da sala de aula


Na tarde desta segunda (dia 06 de junho de 2016), aconteceu a primeira atividade, destinada à comunidade do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu, do projeto de extensão JEPAC (Jogando e Experimentando Para Aprender Ciência). O objetivo do projeto, coordenado pelas professoras Marta Maximo e Viviane Abreu, é disponibilizar para a comunidade escolar experimentos e jogos didáticos que ajudem na aprendizagem das disciplinas Física e Biologia. Com isso, o JEPAC busca levar para os alunos uma visão do ensino de ciências que envolve a observação de fenômenos, a manipulação de experimentos, a realização de medições, a relação teoria-prática e também o caráter lúdico e interativo.


Os alunos da turma 1INFO, orientados por alunos extensionistas do JEPAC, com a supervisão da professora Marta Maximo, realizaram um experimento para determinar os locais do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu com maior probabilidade escorregões ou acidentes por conta de superfícies muito lisas.

Alunos realizando experimento de determinação do coeficiente de atrito na ponte do Bloco A do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu.

No experimento realizado, os alunos usaram um dinamômetro e um bloco de madeira para medir a força de atrito estática máxima de cada superfície e, em seguida, usavam a fórmula da força de atrito (Fat=µ.N) para descobrir o coeficiente de atrito (µ). Os alunos fizeram o experimento em cinco locais da escola, escolhidos pela turma, e no fim podiam chegar à conclusão de quais locais eram realmente mais escorregadios. Os alunos elaborarão, em grupos, relatórios que, posteriormente, serão entregues à Subprefeitura da UnED, com vistas ao mapeamentos dos locais mais lisos e colocação de avisos de risco de acidente nos mesmos. É a ciência auxiliando a resolver problemas do cotidiano escolar.

Alunos realizando o experimento em diferentes locais do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu.


Os alunos da turma 1INFO e os integrantes do JEPAC se mostraram muito felizes e satisfeitos com esse experimento, que promete ser apenas o primeiro de muitos que o JEPAC vai organizar e, além disso, todos fizeram ciências e se divertiram enquanto aprendiam.


Por Atos Edwin