O QUE ACONTECEU

domingo, 3 de agosto de 2014

Biologia | Participação da Professora Viviane Abreu na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC 2014

A professora Viviane Abreu participou, no período de 22 a 27 de julho de 2014, na Universidade Federal do Acre (UFAC), na cidade de Rio Branco, da 66ª Reunião Anual da SBPC. A professora apresentou o trabalho intitulado "Uma estratégia para o ensino de Ecologia e dos Ciclos Biogeoquímicos sob a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade". A estratégia de ensino apresentada foi desenvolvida e aplicada nas aulas de Biologia ministradas às turmas de 3º ano do Ensino Médio do CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu. O trabalho apresentado foi desenvolvido em parceria com os professores Marta Maximo Pereira e Winston Mont Morency Kange.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

CINE CIÊNCIA | "A Culpa é das Estrelas"

Não há dúvidas de que a arte imita a vida. E um bom exemplo para essa afirmação são os filmes, que corriqueiramente estão nos apresentando avanços científicos e tecnológicos, sejam eles reais ou fictícios. Essa imitação da vida nos filmes também funciona como uma divulgação do que a ciência já fez ou pode fazer. Inclusive, a própria indústria cinematográfica vem aperfeiçoando a qualidade dos filmes ano após ano, graças aos próprios avanços tecnológicos.

A Culpa das Estrelas (The Fault in our Stars), filme que estreou no Brasil no dia 5 de junho de 2014, já é um sucesso de público e bilheteria. Baseado no best-seller homônimo, o filme nos apresenta a história de Hazel Grace, que está com câncer no pulmão e em estado terminal. A jovem vive sua vida com algumas limitações por conta da doença e se trata com um medicamento chamado Falanxifor. Esse fármaco é utilizado para controlar a evolução de tumores, mas ainda está em fase de teste, pois, em muitos pacientes, os tumores continuam a evoluir mesmo com o uso do medicamento. Hazel é um dos casos raros de controle do tumor pelo Falanxifor e, por isso, é acompanhada de perto por uma equipe médica.

Entretanto, na medida em que o medicamento estava tendo êxito no combate ao câncer, ele também estava agravando um edema e provocando sérios problemas de acumulação de líquido nos pulmões da jovem. Com isso, os médicos se viram em um dilema: continuar o tratamento para o controle do tumor ou interrompê-lo para que nenhum futuro dano grave viesse por fim a vida de Hazel?

O fármaco usado no tratamento de Hazel é fictício, criado por John Green, autor do livro, que disse nos agradecimentos da obra que o havia inventado porque gostaria que o Falanxifor existisse. E, por mais que tudo isso seja uma obra de ficção, casos como o de Hazel Grace acontecem na vida real.

Tratar uma doença com um medicamente pode custar a integridade de algum órgão, por exemplo, ou causar algum outro dano ao paciente. E, nesses casos, o que contribui mais na escolha de continuar o tratamento ou abandoná-lo são as possibilidades ou de também tratar os danos causados pelo medicamento ou de trocar a forma com a qual o tratamento é feito. Mas nem sempre há essas possibilidades. Foi assim com Hazel. Os médicos decidiram continuar o tratamento com o Falanxifor (porque os resultados do medicamento eram muito bons e favoráveis à jovem) e acompanhá-la mais de perto por conta do edema e da acumulação de líquido nos pulmões, visando um cuidado paliativo.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

EXTENSÃO | Curso de Microscopia

O Curso fora criado com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos no assunto Biologia Celular. Nesse ano foi dado um enfoque nos assuntos que são mais observados no cotidiano e nos vestibulares. O curso está sendo ministrado durante o período de férias tendo um total de 5 aulas que são ministradas pela Bolsista de Extensão Geórgia Veloso e pelo Monitor de Biologia Jeferson da S.Dias. O curso teve como participação o ex-Bolsista de Extensão Andrey Medeiros, o qual sugeriu o enfoque a ser dado e auxiliou nos experimentos.

As aulas já dadas abordaram os seguintes temas, com as respectivas experiências feitas:

Extensionista Bolsista Georgia Veloso em atividade do curso de Microscopia

Aula Inicial: Apresentação das estruturas do microscópio consistiu em mostrar o manuseio e a forma de se colocar o material no microscópio. Foi feito um pequeno resumo da história e durante a análise foi destacado como a física estava presente e como ela possibilitava a visualização da imagem no microscópio.

Atividade de extração e observação de DNA humano

Atividade de extração e observação de DNA humano

Processos de Obtenção de Energia: Foram feitas duas experiências após a explicação, uma que consistiu em visualizar o processo de fermentação, utilizando fermento, água, um funil e uma bexiga. A bexiga fora presa num tubo de ensaio, no qual havia fermento e água. A bexiga se expandia a medida que ocorria a fermentação, pois era liberado gás carbônico. Esse processo ocorre de forma semelhante quando são feitas massas(bolo, pão, etc.) com fermento.

A segunda experiência foi relacionada ao processo de fotossíntese, o qual a planta aquática Elodea fora colocada dentro de um funil em um béquer com água, sendo acrescentado bicarbonato de sódio (NaHCO3). Sendo exposto ao sol, fora observado o processo de fotossíntese.

Após os experimentos, parte do material deles foi colocado pelos alunos participantes do curso na lâmina e na lamínula para ser observado no microscópio, isso seguindo os métodos de manuseio de microscópio dados nas aulas iniciais. No microscópio o que pode ser dado mais destaque foi a possibilidade de poder ser observada as estruturas das células de um pedaço da Elodea.

Aluna utilizando o microscópio em atividade durante uma aula do curso

Os próximos temas:


  • Membrana Plasmática, permeabilidade e organelas
  • Experiências a serem feitas: análise no microscópio da planta aquática Elodea e o processo de osmose na batata
  • Divisão Celular


Após o término do curso, os alunos que obtiveram frequência de 70% irão receber certificado. Está sendo pensada uma oficina a ser realizada durante a Semana de Extensão 2014 e também um projeto relacionado a montagens de Microscópios Alternativos. Esses projetos serão feitos pela Bolsista de Extensão Geórgia Veloso, pelo Monitor de Biologia Jeferson da S. Dias com o auxílio do ex-Bolsista de Extensão Andrey Medeiros, orientados pela Professora Viviane Abreu de Andrade.