No índice à esquerda desta tela, você pode buscar detalhes sobre o conteúdo do curso de seu interesse quanto aos cursos abaixo relacionados.
1) INTERVENÇÃO NÃO FARMACOLÓGICA PRÉ-HOSPITALAR NA “LABIRINTITE” E NA HIPOTENSÃO ORTOSTÁTICA
Conforme estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), as quedas são responsáveis por 40% de todas as mortes por Traumatismo Craniano e entre os principais sinais de alerta de quedas estão: desequilíbrios frequentes, sensação de tontura e hipotensão arterial. No Brasil, entre 2019 e 2023, foram registradas 521.930 internações hospitalares por Traumatismo Craniano no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessas internações, resultaram 50.003 óbitos, correspondendo a uma taxa de letalidade de 9,58%.
A utilização oportuna do tempo decorrente entre o momento em que alguém sente tontura, vertigem ou desequilíbrio _ logo, estando em iminente perigo de sofrer uma queda _ e a chegada de atendimento especializado ou o seu comparecimento a um hospital pode significar o salvamento de uma vida.
Todos nós temos, por um princípio de legitimidade ativa, o dever de prestar socorro pré-hospitalar (“primeiros socorros”) a essa pessoa.
Mas, para que seja correta a intervenção pré-hospitalar é necessário conhecimento (inclusive para evitar o agravamento da situação da pessoa a ser socorrida).
Este curso intensivo parte dos fundamentos de Biomecânica, Anatomia funcional e Fisiologia dos sistemas corporais envolvidos (para a compreensão dos aspectos fisiopatológicos de Vertigem Periférica e de Tontura de origem hemodinâmica) capacitando profissionais a executar, com segurança, manobras que possibilitam remissão através de intervenções terapêuticas não farmacológicas na Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) e na Hipotensão ortostática.
2) FISIOLOGIA E HIPNOSE PARA A PRÁTICA CLÍNICA
Conselhos Federais (de Psicologia, de Odontologia, de Medicina, e de Fisioterapia e Terapia ocupacional) permitem a utilização da hipnose pelos respectivos profissionais desde que estes estejam regularmente capacitados para tal.
3) INTENÇÃO PARADOXAL E MÉTODO SUGESTIVO PARA RECUPERAÇÃO DA FLUÊNCIA VERBAL: ajudando pessoas que estão gagas a recuperar a fluência verbal (porque ninguém nasce gago). Trata-se de um curso planejado exclusivamente para especializar psicoterapeutas e fonoaudiólogos que já tiverem certificação expedida por este Instituto).