É o temível querreiro da mitologia africana, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia. É também protetor dos profissionais que de alguma forma lidam com ferro ou metais afins.
É considerado o primeiro orixá a vir do céu (Orum) para a terra (o Aiye), após a criação, prevendo uma futura vida humana. É chamado também de Orori, "o primeiro orixá a vir a terra."
O arquétipo dele é o de uma pessoa forte, aguerrida e impulsiva, incapaz de perdoar as ofensas de que foi vítima. Daí que possui humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva aos mais tranquilos dos comportamentos.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro, o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: pá, enxada, faca, espada, picareta, alavanca, machado, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
Entre os muitos estados conquistados por Ogum estava a cidade de Iré, tornou-se rei da mesma, aós matar o rei e substituí-lo pelo seu próprio filho. Ogum é o filho mais velho de Odudua (o herói e civilizador) e fundou também a cidade de Ifé.
Natasha Almeida - 705
Fontes: