É negro, forte e alto. Nasceu em 18 de julho de 1918 . Viveu na África do sul, lutou contra o apartheid (regime de segregação que obrigava os negros a viverem separados dos brancos), porque acreditava que todos eram iguais. Jovem, ele começou a lutar contra o regime de segregação. Em 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (CNA).
Durante toda década de 1950, foi uns dos principais membros do movimento antiapartheid ( movimento que lutava pelo fim do regime de segregação) e participou da divulgação da “carta de liberdade”, documento que defendia o fim do regime de segregação. Mandela sempre lutou desarmado, até policiais sul-africanos matarem 69 pessoas em um protesto. Neste dia , sua opinião mudou. Em 1961, tornou-se comandante do braço armado do CNA, buscando ajuda financeira internacional para financiar a luta.
Mas foi preso em seguida e condenado a 5 anos de prisão por incentivar greves e viagens ao exterior sem autorização. Dois anos depois foi novamente julgado e condenado à prisão perpétua ( prisão até a morte) por ordenar ações armadas.
Nestes 26 anos tornou-se símbolo da luta contra o apartheid na África do sul, enviando cartas e organizando ações da prisão pelo fim do regime de segregação.
Com o aumento das pressões internacionais, o presidente da África do sul solicitou a liberação dele e o fim da ilegalidade do CNA. Os dois ganharam o prêmio nobel da paz (prêmio que homenageia aqueles que fazem esforços para acabar com a violência) pelos esforços em acabar com a desigualdade. Em 1994, Nelson tornou-se o primeiro presidente negro da África do sul.
Pedro - 705
Fontes: http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm