Galanga, o Chico Rei, era rei no Congo e foi capturado e trazido para a colônia portuguesa. Na viagem no navio “Madalena”, sua mulher e filha foram sacrificadas; só o filho conseguiu sobreviver.
Chegando ao Brasil, viraram escravos e trabalharam em minas de ouro. Em alguns dias era permitido que escravos extraíssem das minas. Com isso, ele reuniu dinheiro suficiente para comprar a carta de alforria dele e de seu filho.
Sendo um negro livre, não descansou. E conseguiu a carta para seus compatriotas. Adquirindo a mina de Encardideira, conseguiu a libertação de mais negros e, a cada libertação, ela era chamado de “rei”. Eles se associaram à irmandade de Santa Ifigênia, a primeira associação de negros livres de Villa Rica, conseguindo influência na cidade. Nessa época ergueram a igreja Nossa Senhora do Rosário.
Com isso, virou monarca na cidade de Ouro Preto, antiga Villa Rica, na ausência do governador-geral, Gomes Freire. Batizou-se cristão e seu nome virou Francisco, sendo assim chamado de “Chico Rei”.
Carlos Guilherme - 705