Preconceito‎ > ‎

Preconceito contra Idosos

As múltiplas concepções de sexualidade e de velhice existentes na maioria das sociedades industrializadas estão impregnadas de mitos, crenças, preconceitos e falsos estereótipos, sendo um dos mais prevalecentes e negativo, a ideia da velhice assexuada ou sexless old age

Portanto, o contexto pós-Viagra sugere-nos que a problemática do envelhecimento e da sexualidade na terceira idade, carece de um “novo olhar” e devem tornar-se prioritários para todas as pessoas da sociedade civil e para os responsáveis políticos. A evolução sociodemográfica faz do grupo dos indivíduos situados na “terceira idade” um grupo cada vez mais significativo, pelo que urge compreender melhor as suas necessidades psicossociológicas, dando-lhe especial relevância.

Nas sociedades orientais, os idosos são valorizados pela sua sabedoria e pelos conhecimentos que detém. Essa concepção prevaleceu por algum tempo também em algumas sociedades ocidentais mais antigas. Actualmente os idosos passam por inúmeras situações de desrespeito e, até mesmo, desprezo culminando com a exclusão social dos mesmos, por serem considerados improdutivos por uma grande parcela da sociedade. Não é raro encontrarmos idosos ignorados e/ou abandonados no próprio seio familiar.
Comments