Atualmente, as organizações que praticam a gestão da qualidade, funcionam com um sistema de gestão, seja ele formal, como por exemplo, uma certificação à ISO 9001 ou uma acreditação de laboratórios pela ISO 17025, ou adotam a gestão da qualidade informalmente, seguindo os critérios estabelecidos por norma, de maneira parcial ou integralmente, mas sem necessariamente estarem vinculadas a um organismo certificador ou ao INMETRO.
Em um passado próximo, em que uma certificação de qualidade era encarada como um diferencial competitivo expressivo, hoje é tido como um requisito básico, diretamente vinculado à sobrevivência da organização, uma vez que os clientes se tornaram mais exigentes, os prazos de atendimento de demandas encurtando exponencialmente e concorrências sendo vencidas por diferença de centavos de real.
As definições de qualidade são várias, mas a definição clássica para a qualidade de um produto continua sendo o atendimento às exigências funcionais estabelecidas em projeto. No entanto, para se alcançar tal objetivo, o cliente possui um papel mais determinante nesse processo, pois além da necessidade de ter suas expectativas superadas, os projetos funcionais deverão ser estruturados e constantemente verificados com base nessas expectativas, alinhadas com o menor custo e o menor prazo de entrega.
Assim, as organizações que pretendem se tornar ou se manter competitivas, terão que aplicar uma série de conceitos e fundamentos da qualidade com clareza, responsabilidade, objetividade e direcionamento para o negócio da mesma. Para que qualquer metodologia, princípio ou estratégia da qualidade seja implantada e implementada em um dado segmento, há a fundamental necessidade do seu entendimento, da compreensão e da aplicação por parte de todos os seus colaboradores, o que requer um programa de treinamento continuado, um árduo trabalho de conscientização perene, o qual deverá partir da alta direção, além dos aportes financeiros necessários.
Dentro deste contexto, o objetivo desta obra é apresentar de maneira simples e direta, através de textos objetivos, os fundamentos básicos para se trabalhar com qualidade no setor industrial e no de serviços. Os conceitos, técnicas e metodologias aqui apresentados foram prioritariamente estabelecidos para dar suporte aos cursos técnicos e de graduação nas áreas de engenharia e tecnologia, inicialmente apresentando uma abordagem para estruturação de um sistema de gestão da qualidade, seguindo com uma apresentação das ferramentas básicas da qualidade, alguns programas e metodologias voltados à qualidade e finalizando com a apresentação de uma metodologia para a competência de laboratórios de ensaios e calibração.