Akiyama Flute

Yoshiteru Akiyama nasceu em Naruto, Japão, em 1954, e foi inspirado pelas Flautas Louis Lot a reviver o processo verdadeiramente artesanal e o som das flautas francesas. Ao receber uma carta de incentivo de Jean-Pierre Rampal, ele ficou ainda mais determinado em criar suas próprias flautas.

Sua paixão pela música começou quando ele participou de uma banda de música durante o ensino fundamental. Posteriormente, Akiyama decidiu seguir o caminho da produção de flautas. Em 1972, ele começou a trabalhar em uma fábrica de flautas no Japão, onde se envolveu na produção desses instrumentos. Em 1977, Akiyama começou a se dedicar especificamente à produção de bocais e continuou trabalhando na empresa até 1995.

Em 1995, Akiyama deixou seu cargo na empresa de fabricação de flautas em que trabalhava e começou a se preparar para um novo tipo de produção de flautas. Após cerca de um ano de estudos e preparação, ele abriu seu próprio workshop em 1997.

Yoshiteru Akiyama compartilha sua experiência: Foi a dificuldade de buscar a verdadeira essência dos instrumentos musicais em um ambiente de produção em massa que me levou ao meu foco. Fazer uma flauta completamente sozinho pode ser considerado incomum em todo o mundo, mesmo nos dias de hoje. Muitos anos se passaram desde então.

Tenho fabricado uma variedade de flautas, desde tubos sem costura até flautas com costura. Utilizo materiais como talheres franceses do século 19 e até mesmo ouro de 14 e 18 quilates para criar flautas com costura manual, o que é considerado exclusivo da minha empresa. Recentemente, também comecei a produzir manualmente peças como "risers", orifícios de tom e anéis.

O meu objetivo é continuar a aprimorar a minha arte e explorar novas possibilidades na produção de flautas, mantendo sempre a qualidade e a singularidade dos meus instrumentos.

Fiquei profundamente inspirado a começar a fazer tubos com costura após receber uma carta de Jean-Pierre Rampal. A carta chegou em 24 de junho de 2000, um mês após o seu falecimento. Nessa carta, Rampal transmitia os pensamentos confiados pelo último artesão da oficina francesa Louis Lot, e nele estava escrito: "O mais importante é fazer tubos costurados, feitos à mão". Considero isso como a vontade de Rampal. Sinto-me honrado em poder dar continuidade a esse legado, levando o encanto especial dos tubos soldados à mão. Para mim, essa carta é como o último testamento de Rampal, e é com grande dedicação que me empenho em seguir esse caminho.

Flauta Akiyama #107

Flauta Akiyama de prata maciça

Nestes quatro vídeos abaixo, Yoshiteru Akiyama fala sobre si e a fabricação de suas geniais flautas.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 - fim

Antigo vídeo sobre as Flautas Akiyama

Conheça mais sobre Akiyama em seu site

http://www.akiyamaflute.com/

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.  Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter