Embocadura da Flauta Transversal

Como emitir som na Flauta Transversal e pontos importantes para quem já sabe tocar

por Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo

Embocadura é a utilização da face e dos lábios pelos músicos para produzir o som em um instrumento. Na flauta transversal, há algumas orientações para adquirir uma boa embocadura. No entanto, antes de aprendermos sobre a embocadura, vamos compreender como o som da flauta é produzido. 

I. Como o som da flauta é produzido

Para o correto desenvolvimento da embocadura, é importante compreender como o som da flauta é produzido. 

O som da flauta é produzido quando o ar que sopramos sobre o bocal da flauta colide com o riser, e ocorrem vibrações no ar e ao longo do tubo da flauta, produzindo ondas que emitem o som da flauta.

A emissão do som na flauta está diretamente relacionada às propriedades do ar, como velocidade, pressão, volume, ângulo e foco.

Uma boa embocadura deve ser estável e flexível. Com dedicação aos estudos, aos poucos vamos adquirindo o controle necessário sobre a embocadura para produzir o som na flauta com qualidade.

II. Embocadura

Não existe um formato ideal para a embocadura. Observando grandes mestres da flauta, podemos ver embocaduras com formato centrado e bonito, como a de Jean-Pierre Rampal, e também embocaduras bem tortas, como a do grande flautista Denis Bouriakov, e todas funcionam muito bem. No entanto, existem orientações gerais para adquirir uma boa embocadura.

Cobertura do bocal

Para formar a embocadura da flauta, repousamos nosso lábio inferior sobre o porta-lábio da flauta, cobrindo aproximadamente 1/4 do furo do bocal e com o lábio superior mais à frente, sopramos para dentro da flauta, de modo que a maior parte do ar colida com a parede da chaminé do furo do bocal (riser) e a menor parte do ar vá para fora. Veja as figuras. Cobrir demasiadamente o bocal com o lábio inferior resultará em um som abafado e sufocado; cobrir pouco o bocal produzirá um som sujo e sem qualidade.

Posição dos lábios

Existem exceções de embocaduras naturalmente tortas que funcionam maravilhosamente, mas a orientação geral é que os lábios devem estar centralizados no furo do bocal. O formato do lábio deve ser natural, sem esticar os cantos com excessiva tensão ou comprimi-lo. Veja a ilustração abaixo.

Abertura entre os lábios

Se a abertura entre os lábios (figura) for muito grande com sopro forte, a sonoridade será alta e forte, porém sem um belo timbre, com articulação pouco definida, afinação difícil de controlar, som oco e a necessidade de respirar com frequência. Se a abertura entre os lábios for muito pequena, a sonoridade será estridente, com muitos ruídos, sem flexibilidade na afinação e na cor, e uma amplitude limitada na dinâmica. O ideal é que a abertura entre os lábios não seja grande demais nem pequena demais. Cada flautista deve encontrar seu ponto de equilíbrio.

As imagens dos mestres da flauta são úteis para os iniciantes na flauta observarem e aprenderem sobre a embocadura. É importante lembrar que, embora as embocaduras possam variar, existem princípios gerais que se aplicam a todos os flautistas.

Princípios gerais de como tocar notas graves e agudas

Para emitir notas graves e agudas, são necessárias algumas modulações na embocadura. Nas notas graves, o sopro precisa de maior volume, menor velocidade, direcionando para baixo e com a embocadura mais relaxada. Nas notas mais agudas, o sopro precisa de menos volume, maior velocidade, direcionando-o para frente. À medida que as notas ficam mais agudas, o lábio inferior vai cobrindo mais o bocal e a embocadura vai ficando mais firme. No entanto, é importante evitar excesso de tensão nos lábios e não comprimi-los demais, mantendo o som adequado. Além disso, é importante manter a garganta sempre aberta para permitir o livre fluxo de ar e a língua deve repousar sobre o dente inferior. Confira a figura em corte da embocadura correta. 

III. Produzindo som na flauta

Para desenvolver a embocadura nos seus primeiros passos, seguem dois exercícios iniciais. O primeiro utiliza uma garrafa e o segundo apenas o bocal da flauta.

1. Exercícios com uma garrafa

A forma de produzir som em uma garrafa de gargalo estreito é muito semelhante à forma de produzir som na flauta. Dessa forma, produzir som em uma garrafa ajudará no aprendizado da embocadura na flauta.

Passos do exercício:

1. Pegue uma garrafa de vidro com gargalo estreito e posicione sua borda sobre o lábio inferior, conforme a foto ao lado. Observe que a borda do gargalo estreito da garrafa deve estar posicionada abaixo do lábio inferior.

2. Sopre através do gargalo estreito de forma que parte do ar se choque na borda interna do gargalo, produzindo o som. Não estique os lábios além do necessário para formar a embocadura.

3. Faça este exercício com a garrafa vazia e também com a garrafa cheia até a metade com água, e observe a diferença no som. Experimente variar o volume e a velocidade do ar e observe as mudanças que isso causa no som.

2. Exercícios apenas com o bocal

Agora iremos produzir o seu primeiro som na flauta apenas com o bocal. O som produzido na garrafa de gargalo estreito é semelhante à emissão do som apenas com o bocal da flauta. 

1. Pegue apenas o bocal da sua flauta e posicione o lado maior do porta-lábio sob o lábio inferior. O porta-lábio deve estar centralizado entre os lábios, cobrindo 1/4 do furo do bocal com o lábio inferior. Evite cobrir o bocal em excesso para que o som não soe comprimido ou estrangulado.

2. Com o lábio superior mais à frente, sopre para dentro da flauta com o objetivo de fazer o ar colidir na parede frontal do riser, conforme ilustração ao lado. Não estique os lábios além do necessário para formar a embocadura, como mencionado anteriormente.

3. Produza som apenas com o bocal e repita muitas vezes até se sentir seguro e natural em emitir a sonoridade na flauta somente com o bocal. Experimente variar a velocidade do ar, o volume e o ângulo, e observe as mudanças que isso causa no som.

4. Somente com o bocal, a nota emitida é Sol sustenido. Realize apenas com o bocal os exercícios a seguir e respeite os tempos.

Essa videoaula faz parte das Videoaulas de inicialização em Flauta Transversal - Curso completo de 2014

Assine já e tenha acesso completo, para mais detalhes clique aqui.


Masterclass sobre Embocadura por Sir James Galway  

Parte 1

 Parte 2

Veja também

Este curso completo é inteiramente grátis.   Com o uso do Método de iniciação em Flauta Transversal como base fundamental das aulas,  você terá mais de 50 aulas com ensino ponto a ponto e progressivo.  Este curso se propõe a ser de fácil aprendizado, uma oportunidade para todos. Comece agora mesmo o este curso. Este curso leva o iniciante até o nível intermediário. 

Quando um flautista toca com excelência, ele apresenta uma postura impecável, controle preciso da respiração, embocadura perfeita, coordenação motora refinada e articulação precisa. Essas habilidades bem desenvolvidas fazem de um flautista um virtuoso no instrumento. Neste curso, apresentamos módulos que permitirão que você desenvolva suas habilidades e se torne um grande flautista.

Para aproveitar ao máximo da flauta, é importante já possuir conhecimentos básicos de leitura de partitura. Portanto, não deixe de participar da aula introdutória para adquirir essa habilidade fundamental. Estamos aqui para ajudá-lo em sua jornada de aprendizado e aprimoramento musical.

Nestas aulas, aprenderemos a ler partituras em três lições, visando um aprendizado rápido e fácil, reduzindo as informações ao mínimo necessário. Na primeira aula, introduziremos conceitos musicais e abordaremos a altura. Na segunda aula, aprenderemos sobre duração. E, finalmente, na terceira aula, abordaremos a junção desses dois elementos e a leitura de partituras. Para aproveitar ao máximo esse método, é importante já possuir conhecimentos básicos de leitura de partitura. Portanto, não deixe de participar da aula introdutória para adquirir essa habilidade fundamental. Estamos aqui para ajudá-lo em sua jornada de aprendizado e aprimoramento musical. Enter

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, fabricação artesanal e vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta. 

Clique aqui para maiores informações

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.  Um bocal verdadeiramente artesanal, cada bocal é uma arte única e especial. Enter